terça-feira, agosto 09, 2011

Mas o que se passa?

Na mesma reportagem onde oiço falar do caos que se vive em Londres, da tenra idade dos jovens envolvidos nos tumultos e dos problemas de falta de perspectivas de futuro/ambição dos mesmos, fico a saber que um terço dos jovens ingleses têm um blackberry. Fico muda... É que, apesar da distância, afinal os problemas serão os mesmos dos nossos jovens: apesar da crise, têm tudo. Basta ver/ouvir os noticiários para nos darmos conta que nos festivais estão aos milhares, que os hotéis do Algarve estão repletos de portugueses e que, para o jogo entre o Gil Vicente e o Benfica, se prevê lotação esgotada (devo dizer que o preço dos bilhetes varia entre os 30 e os 65 euro).




Estou deveras preocupada!



O país está mal, o mundo está mal, mas continuamos a gastar como se estivesse tão mal, mas tão mal que fosse acabar amanhã e que, por esse motivo, pudessemos gastar todos os nossos recursos já hoje... :(



Será que os jovens não sabem já fazer contas, ou estão tão habituados aos resultados imediatos dos jogos de computador que se esquecem que o futuro precisa de ser previamente preparado? Ele depende das escolhas que forem feitas agora; não podemos esperar sentados e encolher os ombros quando o "destino" nos levar por maus caminhos.





A sério, parece-me que a falta das palmadas no rabo e os castigos na hora certa estão já a dar os seus frutos e vêmo-lo diariamente: jovens irresponsáveis e pais que, não conseguindo dizer "não" aos seus rebentos, se encontram numa situação de incapacidade na sua educação. Hoje os jovens têm tudo o que o dinheiro (que os pais não têm) pode comprar, menos a noção de justiça e respeito pelo outro.




Obviamente que estou a generalizar sabendo que, felizmente, as excepções existem!!


1 comentário:

fafah disse...

Preocupamos-nos em deixar um planeta bom para as futuras gerações, mas penso que já está passando da hora de pensamos e agirmos para deixar gente melhor para o planeta do futuro. Fátima