domingo, junho 26, 2016

De certeza que sou uma ET

Há alturas em que penso que não pertenço aqui. "Aqui" num sentido lato... 

Tenho dificuldade em encontrar pessoas que têm os mesmos ideais; que gostem das mesmas coisas que eu; que se revoltem com as coisas com que me revolto; que se recusem a ouvir as mesmas músicas banais, de baixa qualidade; que deixem de bater palmas ao ridículo, ao mau-gosto, ao fácil... Recuso-me a aceitar o medíocre, a pactuar com o "deixa-andar", a aceitar o que não presta apenas porque todos os demais o aceitam. 

Vivo de paixões e dou-me por inteiro. Saio ferida. Sempre.

É tão estranho! Vivo numa cidade do Interior do país. Será por isso? Serão as gentes diferentes? Serei eu a "estranha"? 

Oiço as notícias, leio-as nos jornais online e fico atónita com as indecisões, com as decisões que são tomadas e depois "destomadas", logo em seguida. "Arrependi-me", dizem; "Votei neste mas, foi sem querer. Nunca pensei que ganhasse. Temos que ir a votos outra vez!" Mas estão todos parvos?! Um tipo que deixa o pai e a tia, ambos idosos e doentes, morrer à fome e ao abandono e é absolvido em tribunal. Um governo que descobre a pólvora, reinventando uma espécie de "Área Projecto", mas sem horas lectivas nem pares pedagógicos. Pais que desejam que os filhos passem mais e mais tempo na escola, bem longe da sua vista. Mas estará tudo louco?!

Assisto a espectáculos ridículos, com pretensos artistas de renome (ou nem por isso) que só estragam o conceito de Música e o público bate palmas, em pé. Mas o que se passa?!

Quando digo "não vou por aí", respondem-me "mas todos os outros vão!"... QUERO LÁ SABER!!!

Olho à minha volta e sinto-me uma ET, não me revejo em ninguém, não vislumbro um lampejo de sinceridade, coerência, atitude... Não encontro ninguém com "eles" no sítio. Estarei no tempo errado, no local errado? Ou estarei eu completamente errada e o melhor é mesmo seguir a fila que segue à minha frente, com todos os indivíduos de cabeça baixa e obedientes? 

Às vezes sonho que falta pouco para eu própria dizer "ET phone home" e que, nessa altura, alguém virá para me levar deste Planeta.

(*suspiro)




sexta-feira, junho 10, 2016

Bolo VEGAN de cenoura e chocolate

Garanto-vos que é delicioso! Deixo-vos a receita.

Massa
1 cháv. bem cheia de cenoura picada miúda
1 e 1/4 de cháv. de leite vegetal (usei de amêndoa)
1 c. sopa de semente de linhaça (usei substituto de ovo)
4 c. sopa de óleo vegetal
1 cháv. de açúcar mascavado
sumo de 1/2 limão
2 cháv. de farinha de trigo
1 c. sopa de fermento em pó
Calda
1/4 cháv. de leite vegetal
4 c. sopa de cacau em pó
2 c. sopa de açúcar


Preparação


Bata na liquidificadora a cenoura, o leite vegetal, a linhaça, o óleo, o sumo de limão e o açúcar até ficar homogéneo. Num recipiente, misture a farinha com o fermento em pó. Despeje o líquido sobre os ingredientes secos e misture bem. Leve a cozer em forma pequena, untada e enfarinhada; a 200º, por cerca de 35 minutos.

Para a calda: misture bem todos os ingredientes e leve ao fogão, mexendo e deixando ferver em fogo baixo por alguns minutos até engrossar. Despeje sobre o bolo depois de retirado da forma.