segunda-feira, novembro 29, 2010

É difícil não contar :D

Este foi um fim-de-semana cheio de emoções para as minhas filhas; as duas tiveram concertos. A Carolina tocou com a Orquestra Metropolitana o concerto em homenagem ao maestro António Vitorino de Almeida e a Bárbara tocou com a Orquestra Sinfónica da ESART no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco e no Coliseu do Porto.

Emocionante porquê?

Pois bem a mais velha, numa orquestra profissional, acabou por tocar 1ª Flauta, sentada ao lado do seu professor Nuno Inácio e a Bárbara foi convidada a integrar uma orquestra do ensino superior, tocando 1º Oboé, quando ainda frequenta o 7º grau no CRCB!
Aliás, relembro aqui que também a Carolina passou por esta experiência fantástica com a ESART (2007). E o mais engraçado é que interpretou uma das peças que voltou a tocar este fim-de-semana com a Metropolitana "Sinfonia para um homem bom" :D

Não imaginam como me sinto feliz! O trabalho árduo e o ter bons professores (Bruno Ferreira e Nuno Inácio) acaba por dar os seus frutos. É preciso é saber esperar...

quarta-feira, novembro 24, 2010

"Causa-lhe transtorno?"

Esta é a pergunta mais frequente entre os jornalistas quando questiona a população na rua. Obviamente que causa e ainda bem, pois é sinal que a greve está a ter o efeito pretendido. Era bom que todos se apercebessem do quanto o país está mal e respondessem todos ao chamamento, mostrando que estão desagradados. Mas parece que há muita gente satisfeita... [ou com medo...]
.
E eu estou, de facto, com medo do futuro. Ao ouvir alguns entrevistados nos programas da manhã (SIC Notícias e RTPN), apercebo-me que quase todos os que estão contra esta manifestação de indignação (falando apenas da população comum e não dos políticos) não viveu antes do 25 de Abril.
.
A nossa geração e a dos nossos pais não souberam transmitir aos filhos e netos a imagem de como se vivia na ditadura e isso assusta-me de sobremaneira. Alguns alunos queixaram-se, afirmando que também eles têm direito às aulas. Bem, tal como o país tem caminhado, eles que aguardem uns anitos e verão que direitos lhes assistirão :(

domingo, novembro 14, 2010

Curso rápido de Economia

Um viajante chega a uma cidade e entra num pequeno hotel. Na recepção, entrega duas notas de 100,00 euros e pede para ver um quarto.
.
Enquanto o viajante inspecciona os quartos, o gerente do hotel sai correndo com as duas notas de 100,00 e vai à mercearia ao lado pagar uma dívida antiga, exactamente de 200 euros.
.
Surpreendido pelo pagamento inesperado da dívida, o merceeiro aproveita para pagar a um fornecedor uma dívida também de 200 euros que tinha há muito.
.
O fornecedor, por sua vez, pega também nas duas notas e corre à farmácia para liquidar uma dívida que aí tinha de... 200,00.
.
O farmacêutico, com as duas notas na mão, corre disparado e vai a uma casa de alterne ali ao lado liquidar uma dívida com uma prostituta. Coincidentemente, a dívida era de 200 euros.
.
A prostituta agradecida, sai com o dinheiro em direcção ao hotel, lugar onde habitualmente levava os seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações. Valor total da dívida: 200 euros. Ela avisa o gerente que está pagando a conta e coloca as notas em cima do balcão.
.
Nesse preciso momento, o viajante retorna do quarto, diz não ser o que esperava, pega nas duas notas de volta, agradece e sai do hotel. Ninguém ganhou ou gastou um cêntimo, porém agora toda a cidade vive sem dívidas, com o crédito restaurado e começa a ver o futuro com confiança!
.
(recebido por email)

domingo, novembro 07, 2010

Há pessoas especiais...

Encontrei este fantástico vídeo no facebook do compositor Sérgio Azevedo. Não resisto à tentação de o partilhar. Gostaria de o poder mostrar a todo o mundo para que, tal como eu, se sentissem tocados e descobrissem o poder do optimismo associado à Música. Quero ser como a Alice; quero ver a vida com um olhar cândido e feliz. Quero sentir-me assim, em paz...