domingo, setembro 25, 2011
Surpresas de uva
Infelizmente, acabei por me esquecer de fotografá-los e, por esse motivo, procurei uma imagem na net que se assemelhasse aos meus, mas confesso que os achei bem mais bonitos que estes [Os meus, claro! :D] Deixei-os ficar com pé, decorei-os com fios de caramelo e coloquei-os em forminhas de papel dourado.
São bagos de uva rija (ainda com pé) cobertos com uma massa de leite condensado que se levou a engrossar com uma gema de ovo, aroma de baunilha e 15 g de margarina. Depois de fria, é só usar partes da massa para envolver cada bago de uva, deixando o pé de fora. No final, após serem colocados em papel frisado, cobrem-se com açúcar caramelizado feito na hora. No final, o caramelo endurece e fica crocante, contrastando com a leveza do doce. Escusado será dizer que fizeram um sucesso!
Mais uma experiência que voltarei, de certeza, a repetir talvez com outros frutos no interior ;)
(Para quem tem menos experiência nestas lides, devo só acrescentar que a massa deve ser refrescada e trabalhada sempre com o prato e as mãos molhados em óleo)
quarta-feira, setembro 21, 2011
Vale a pena pensar nisto
"Um agricultor colecionava cavalos e só lhe faltava uma determinada raça. Um dia, descobriu que o seu vizinho tinha esse determinado cavalo e atazanou-o até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu e ele chamou o veterinário:
- Bem, o seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante 3 dias, no terceiro dia eu retornarei e, caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.
Ali perto, o porco escutava a conversa toda. No dia seguinte deram o medicamento e foram-se embora. O porco aproximou-se do cavalo e disse:
- Força amigo! Levanta-te daí, senão serás sacrificado!!!
No segundo dia, deram-lhe o medicamento e foram-se embora. O porco aproximou-se do cavalo e disse:
- Vamos lá amigo, levanta-te senão vais morrer! Vamos lá, eu ajudo-te a levantar... Upa! Um, dois, três.
No terceiro dia deram-lhe o medicamento e o veterinário disse:
- Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando se foram embora, o porco aproximou-se do cavalo e disse:
- É agora ou nunca, levanta-te depressa! Coragem! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos, um, dois, três, agora mais depressa, vá... Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!!! Tu venceste, Campeão!!!
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo a correr no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou! Isto merece uma festa... para comemorar, vamos matar o porco!!!
Reflexão: Isto acontece com frequência no ambiente de trabalho e na vida também. Dificilmente se percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso, por isso saber viver sem ser reconhecido é uma arte; procure ser uma pessoa de valor em vez de uma pessoa de sucesso."
domingo, setembro 18, 2011
O começo de uma nova etapa
quarta-feira, setembro 14, 2011
Crumble de maçãs e peras
Para quem, como eu, gosta destas receitas doces com frutas, aqui fica esta retirada do programa "Barefoot contessa", do canal food network:
Mistura-se 1kg maçã e 1kg de peras descascadas e cortadas em pedaços com meia chávena de mirtilos secos (ou arandos secos como eu fiz), raspa de um limão e de uma laranja, 2 colheres de sopa de sumo destas duas frutas, meia chávena de açúcar, um quarto de chávena de farinha, 1 colher de chá de canela e meia colher de chá de noz moscada.
À parte, mistura-se 1,5 chávenas de farinha com meia chávena de açúcar amarelo, meia chávena de açúcar branco, meia colher de chá de sal, 1 chávena de aveia (usei aveia integral) e 200g de manteiga, até ficar uma massa areada.
Colocar a fruta num pirex e, sobre ela espalhar (aos bocados) a massa areada. Vai ao forno até a parte de cima ficar tostada e crocante. Depois, é só saborear!! :D
segunda-feira, setembro 05, 2011
A dificuldade da adoção do novo português...
Parabéns à Carla e ao Saúl
Tenho o enormíssimo prazer de aqui divulgar que, no nível superior da Música de Câmara do concurso Prémio Jovens Músicos, foi atribuído o primeiro prémio ao grupo Dryads Duo, composto pelos músicos Carla Manuel Santos (Violino) e Saul Picado (Piano).