domingo, setembro 25, 2011

Surpresas de uva

Ontem foi a festa de aniversário da minha sobrinha Filipa, num espaço muito agradável, perto de Aveiras e resolvi levar-lhe uns miminhos doces - Bagos de Uva cobertos ;)

Infelizmente, acabei por me esquecer de fotografá-los e, por esse motivo, procurei uma imagem na net que se assemelhasse aos meus, mas confesso que os achei bem mais bonitos que estes [Os meus, claro! :D] Deixei-os ficar com pé, decorei-os com fios de caramelo e coloquei-os em forminhas de papel dourado.

São bagos de uva rija (ainda com pé) cobertos com uma massa de leite condensado que se levou a engrossar com uma gema de ovo, aroma de baunilha e 15 g de margarina. Depois de fria, é só usar partes da massa para envolver cada bago de uva, deixando o pé de fora. No final, após serem colocados em papel frisado, cobrem-se com açúcar caramelizado feito na hora. No final, o caramelo endurece e fica crocante, contrastando com a leveza do doce. Escusado será dizer que fizeram um sucesso!

Mais uma experiência que voltarei, de certeza, a repetir talvez com outros frutos no interior ;)

(Para quem tem menos experiência nestas lides, devo só acrescentar que a massa deve ser refrescada e trabalhada sempre com o prato e as mãos molhados em óleo)

quarta-feira, setembro 21, 2011

Vale a pena pensar nisto

Mensagem recebida por email.

"Um agricultor colecionava cavalos e só lhe faltava uma determinada raça. Um dia, descobriu que o seu vizinho tinha esse determinado cavalo e atazanou-o até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu e ele chamou o veterinário:
- Bem, o seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante 3 dias, no terceiro dia eu retornarei e, caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.
Ali perto, o porco escutava a conversa toda. No dia seguinte deram o medicamento e foram-se embora. O porco aproximou-se do cavalo e disse:
- Força amigo! Levanta-te daí, senão serás sacrificado!!!
No segundo dia, deram-lhe o medicamento e foram-se embora. O porco aproximou-se do cavalo e disse:
- Vamos lá amigo, levanta-te senão vais morrer! Vamos lá, eu ajudo-te a levantar... Upa! Um, dois, três.
No terceiro dia deram-lhe o medicamento e o veterinário disse:
- Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando se foram embora, o porco aproximou-se do cavalo e disse:
- É agora ou nunca, levanta-te depressa! Coragem! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos, um, dois, três, agora mais depressa, vá... Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!!! Tu venceste, Campeão!!!
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo a correr no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou! Isto merece uma festa... para comemorar, vamos matar o porco!!!

Reflexão: Isto acontece com frequência no ambiente de trabalho e na vida também. Dificilmente se percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso, por isso saber viver sem ser reconhecido é uma arte; procure ser uma pessoa de valor em vez de uma pessoa de sucesso."

Sempre a(c)tual

"O Acordo Tortográfico"
por Miguel Esteves Cardoso, 1986

domingo, setembro 18, 2011

O começo de uma nova etapa

Pois bem: sou, oficialmente, mãe de uma jovem estudante em Londres. Já foi no sábado, tem hoje uma aula e o primeiro exame é já na quinta-feira. Começa logo "a matar"! :D


Uma nova etapa para a Carolina e para nós pais, que vamos crescendo com ela. Correrá tudo bem, com certeza... (suspiro*)

quarta-feira, setembro 14, 2011

Crumble de maçãs e peras

Por acaso, e ao contrário do que alguns amigos pensam, não gosto muito de cozinhar. Não aquela rotina diária que me leva a criatividade e deixa apenas o cansaço. Por isso, acabo por procurar receitas novas que me conduzam alegremente à cozinha. Hoje foi um desses dias ;)

Há uns dias, no almoço inaugural do departamento de expressões, calhou falar-se em receitas com peras e lembrei-me do crumble de maças e peras. Pois, fi-lo hoje e ficou divinal!


Para quem, como eu, gosta destas receitas doces com frutas, aqui fica esta retirada do programa "Barefoot contessa", do canal food network:


Mistura-se 1kg maçã e 1kg de peras descascadas e cortadas em pedaços com meia chávena de mirtilos secos (ou arandos secos como eu fiz), raspa de um limão e de uma laranja, 2 colheres de sopa de sumo destas duas frutas, meia chávena de açúcar, um quarto de chávena de farinha, 1 colher de chá de canela e meia colher de chá de noz moscada.


À parte, mistura-se 1,5 chávenas de farinha com meia chávena de açúcar amarelo, meia chávena de açúcar branco, meia colher de chá de sal, 1 chávena de aveia (usei aveia integral) e 200g de manteiga, até ficar uma massa areada.


Colocar a fruta num pirex e, sobre ela espalhar (aos bocados) a massa areada. Vai ao forno até a parte de cima ficar tostada e crocante. Depois, é só saborear!! :D

segunda-feira, setembro 05, 2011

A dificuldade da adoção do novo português...

... com o novo acordo ortográfico, não se prende com o fato de ser ou não complicado, mas pelo facto de eu não estar de acordo com a mudança. Este ano terei, como professora (e, ainda por cima, responsável pelo jornal escolar), de obedecer às novas regras. Obviamente, por vezes terei algumas questões a colocar, mas, a seu tempo, tudo se ultrapassará. Tudo?! Bem, talvez não a mágoa de ver a língua portuguesa subjugada, também ela, ao facilitismo :(

Parabéns à Carla e ao Saúl


Tenho o enormíssimo prazer de aqui divulgar que, no nível superior da Música de Câmara do concurso Prémio Jovens Músicos, foi atribuído o primeiro prémio ao grupo Dryads Duo, composto pelos músicos Carla Manuel Santos (Violino) e Saul Picado (Piano).


Peço desculpa à Carla, mas não posso deixar de salientar o facto de o Saúl ser albicastrense. Antigo aluno do Conservatório Regional de Castelo Branco, desde cedo mostrou uma maturidade musical que se tem revelado fundamental na sua vida artística.


Aos dois, desejos de muitas felicidades e que o futuro lhes reserve alguma sorte, já que talento e esforço são qualidades que não lhes falta ;)

domingo, setembro 04, 2011