domingo, agosto 24, 2008

Saudades?! Eu...?!

Para além de ser J. S. Bach e, por esse motivo, estar tudo dito, os concertos para violino deste compositor (especialmente o concerto para dois violinos) trazem-me excelentes recordações da orquestra do conservatório, na minha adolescência.
Foi uma época especial para mim, jovem aluna a aprender imenso com os professores Oliveira e Silva (violeta) e Luísa Vasconcelos (violoncelo). A orquestra era sexta-feira à noite e nunca nos queixávamos por esse motivo. O serão era intensamente vivido e não raras vezes se prolongava pela noite dentro...
Gosto imenso de viver nos dias de hoje e não sou, de forma nenhuma saudosista. Mas incomoda-me quando, em situação de aula de música de câmara, observo os jovens sempre a olhar para o relógio, prontos a disparar da cadeira quando a campainha toca. Há um mundo imenso à sua espera lá fora e a música que fazem cá dentro é mera obrigação :(

Concierto Para Violín BWV 1041 (1er Movimiento) - Johann Sebastian BachE, numa versão um pouco rápida demais para o meu gosto, o último andamento do duplo concerto para violino:
Double Concerto in D minor Allegro - Lara St. John

Sem comentários: