segunda-feira, abril 02, 2007

Ainda o dia internacional do livro infantil

"D. Pedrês I", editora A Mar Arte, 1997

"Estava Eugénia Pintada cacarejando as últimas coscuvilhices com a sua amiga e vizinha D. Adélia Chocadeira quando à esquina da rua surgiu, imponente e altivo, D. Pedrês de Mello Galão, rei da Galinolândia e Arredores. Alguns passos adiante vinha o frango-mor anunciando a passagem do seu senhor:

- Cóóóó... Abram alas que vai passar El-rei! Cóóó...

As duas frangas estavam fascinadas, verdadeiramente de bico aberto, com a beleza e o porte do seu jovem soberano.

- Cá...cá...cá... belo galaroco, vizinha. - murmurou Adélia Chocadeira subitamente entristecida pela lembrança do seu saudoso marido, desaparecido em circunstâncias desconhecidas. - Cóóóó... cóóóisa assim não é para os nossos bicos."


Assim inicia, aquele que poderia ter sido o primeiro de muitos volumes de "D. Pedrês I" (na forja estavam já "A heroína da Pataleca" e "O vendedor da banha da cobra"). O livro oferece a oportunidade de ler uma história, pintar os desenhos, consultar um mini dicionário, realizar fichas de trabalho e executar tarefas de expressão plástica.

Paulo Ribeiro, professor do 1º Ciclo do ensino básico e autor de vários projectos ligados à natureza e aos animais, procurou com a edição deste livro contribuir para o enriquecimento do imaginário infantil.
Óptimo para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril).
Nunca é tarde, pois não?

Sem comentários: