sexta-feira, março 20, 2009

O concerto de 23 de Março, em Alcains (I)

O trio Acordarchi foi formado em 2007 no âmbito da disciplina de música de câmara, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, sob a orientação do professor Paulo Jorge Ferreira. Constituído por Ana Catarina Claro (violoncelo), Tiago Afonso (violino) e José Valente (acordeão), o grupo apresentou-se pela primeira vez em público no 2º concurso de acordeão de Castelo Branco Folefest, na categoria de música de câmara, obtendo o segundo prémio (não foi atribuído primeiro lugar), o que lhes proporcionou participar num concerto transmitido em directo pela Antena 2 (Concerto Aberto) e no 14º Festival Internacional de Música de Castelo Branco Primavera Musical. Já este ano de 2009, o trio Acordarchi ganhou o 1º prémio no Folefest tendo, de novo, participado num concerto que decorreu no Instituto franco-português em Lisboa que foi transmitido em directo pela Antena 2, no dia 18 de Março.

Após a primeira participação neste festival, realizaram diversos concertos, entre os quais se pode salientar o convite para actuarem no 31º Festival Internacional de Música de Verão (Paços de Brandão). Em 2008 participaram no Prémio Jovens Músicos. No decorrer do mesmo ano, em representação da região de Castelo Branco, actuaram em Angra do Heroísmo, no âmbito do evento Máscara Ibérica. Mais recentemente (Outubro 2008) alcançaram um prémio de grande prestígio num concurso internacional, a Coupe Mondiale de Acordeão, realizado em Glasgow (Escócia), conquistando o 3º prémio na categoria de música de câmara.

Devido à invulgar formação do grupo, o repertório à sua disposição é maioritariamente contemporâneo, destacando-se uma obra escrita e dedicada ao trio pelo compositor e responsável pelo grupo, Paulo Jorge Ferreira.
.
Poderão ouvi-lo na próxima segunda-feira (23 Março), no auditório do Centro Cultural de Alcains, pelas 21H00. Os bilhetes poderão ser adquiridos no local.

Sem comentários: