sexta-feira, março 20, 2009

O concerto de 23 de Março, em Alcains (II)

O trio de Flauta, Clarinete e Violoncelo é constituído por Bárbara Castro, Cláudia Macedo e Vânia Moreira.

Bárbara Castro, natural de Viana do Castelo, nasceu a 30 de Junho de 1986. Iniciou os seus estudos musicais, no violoncelo, com 6 anos de idade, na Academia de Música de Viana do Castelo. Em 1998 ingressou a na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (Fundação Átrio da Música) na classe de Flauta Transversal com o professor Henrique Fernandes. Frequenta, desde 2004, a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, na classe do professor Paulo Barros, onde concluiu a Licenciatura em Flauta Transversal no ano lectivo 2007/2008 e de momento está a frequentar o primeiro ano do Mestrado em Flauta Transversal. Em orquestra, já trabalhou com maestros como Francisco Perez, Jaroslov Mikus, Miguel Del Castillo, António Saiote, Jan Cober, Paul Wakabayashi, Vasco Pearce Azevedo, Julian Lombana, Kevin Wauldron, Cesário Costa, Osvaldo Ferreira, Omri Hadari, Xavier Gagnepain, Rui Macena, Christopher Bochmann, Stefano Trasimeni, Mauricio Dini Ciacci e Timothy Russel. Participou em alguns estágios extracurriculares como o Estágio APROART, no ano 2004, sob a direcção do maestro Ernest Schelle, Festival Internacional de Música – Estados Unidos/Viana do Castelo, nos anos 2003, 2005, 2006 e 2008, onde neste mesmo festival teve a oportunidade de trabalhar com o trompetista de Rick Overton, ex. Empire Brass, e Orquestra de Sopros, organizada pelos responsáveis pelo Masterclass em Águeda, sob a direcção do maestro e professor António Saiote. Participou também em alguns Masterclass com os flautistas e professores Jorge Carievsky, István Matuz, Paulo Barros e Vasco Gouveia e no Masterclasse de Música de Câmara, orientado perla pianista e professora Olga Prats. Actualmente, lecciona no Conservatório Regional de Castelo Branco, na escola de Música e Dança “Notas à Solta” em Castelo Branco, na Escola de Música do Centro Social Padres Redentoristas e na Escola de Música da Associação Filarmónica Retaxense, dando aulas de Flauta Transversal e de Formação Musical.
.
Cláudia Cristina Fernandes Macedo, nascida a 12 de Dezembro de 1983, iniciou os seus estudos musicais aos catorze anos na Associação Recreativa Cultural e Musical do Concelho de Sabrosa. Em 1998 ingressou na Fundação do Conservatório Regional de Gaia na classe de clarinete com o professor Manuel Moura. Enquanto aluna desta Fundação, em 2001, obteve o primeiro prémio da Categoria C, do Concurso Interno. Participou em Orquestras como Orquestra Sinfónica do Conservatório Regional de Gaia, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Orquestra de Sopros da FTDBF, Orquestra de Sopros do Douro Superior e Orquestra Sinfónica da ESART. Trabalhou com maestros como Osvaldo Ferreira, Mario Mateus, Octavio Más Arocas, Cesário Costa, António Saiote, Omri Hadari, Rui Macena, Fernando Ribeiro e Christopher Bochmann, Vasco Pearce de Azevedo, Mauricio Dini Ciacci, Timothy Russel e Martin André. É membro fundador do Quarteto Índigo com o qual participou em diversos festivais e onde adquiriu o 4.º lugar no "3° Concorso Internazionale dei Duchi d'Acquaviva - Atri - Italia", o 3.º lugar na 21.º Edição do Concurso Prémio de Jovens Músicos da RDP, na categoria de Música de Câmara nível Superior. Gravou para a Antena2 da RDP. Licenciada em Clarinete na classe do professor Carlos Alves, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, actualmente frequenta o primeiro ano do Mestrado em Clarinete na mesma escola. É docente na Associação Belgais - Escola Dramática de Música e Outras Artes, é também maestrina do Coro Infantil da Associação Belgais e também do Coro do Agrupamento Cidade de Castelo Branco. Lecciona Clarinete na Banda Filarmónica Retaxense.
.
Vânia Filipa Tavares Moreira, nascida em 1984, iniciou os seus estudos em violoncelo, com 13 anos no Conservatório de Música do Porto, na classe da professora Isabel Delerue, e, posteriormente, na classe do professor João Costa na Escola de Música de Perosinho. Prosseguiu os seus estudos em violoncelo, em 2006, na classe do professor Miguel Rocha, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e frequenta, actualmente, na mesma instituição, a classe de violoncelo da professora Catherine Stryncx. Ao longo da sua formação, tem frequentado cursos de aperfeiçoamento com Miguel Rocha, Catherine Strynckx, Jed Barahal, Agnès Vesterman, Michel Strauss, Xavier Gagnepain e Eduardo Vassallo. Trabalhou com as orquestras do Conservatório de Música do Porto, do Conservatório de Música de Fornos, Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra da Escola Profissional de Espinho, Orquestra de violoncelos Cellos.pt, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Clássica do Centro e Orquestra Clássica de Espinho. Este trabalho orquestral permitiu-lhe trabalhar com maestros como Kamen Goleminov, João Pedro Fernandes, Cesário Costa, Paulo Martins, Pedro Neves, Virgílio Caseiro, Omri Hadari, Rui Macena, Christopher Bochmann, Vasco Pearce de Azevedo, Stefano Trasimeni, Maurício Dini Ciacci, Timothy Russel, Martin André e Marc Tardue.

Poderão ouvir este trio na próxima segunda-feira (23 Março), no auditório do Centro Cultural de Alcains, pelas 21H00. Os bilhetes poderão ser adquiridos no local.

Sem comentários: