sexta-feira, junho 29, 2007

O quadrado maroto


"Era uma vez um quadrado que tinha saído da sua folha quadriculada, para que os meninos e meninas estudassem. Mas, um dia, um menino ía estudar para o teste de matemática e o quadrado não estava lá! Como o quadrado não estava na sua folha, o menino não pôde estudar. Depois do teste, o menino soube a sua nota: uma negativa! Quando o quadrado soube, fugiu para bem longe, para uma cidade chamada Lisboa. As pessoas quando viam o quadrado a andar, claro que se assustavam! A multidão tentava pisá-lo. Por sua vez, o quadrado também se assustava ao ver as pessoas a tentar pisá-lo. Passou ao lado dele uma menina e pegou nele. O quadrado, muito assustado, disse:

- O que queres de mim?

- Eu só quero saber de onde vieste - disse a menina. - É que não é normal ver um quadrado a andar na rua!

- Eu vim de uma folha quadriculada... saí para ver o mundo! Mas um menino ía ter um teste de matemática e não me viu, portanto, não estudou. Teve uma negativa...

- Eu levo-te hoje para minha casa e amanhã levar-te-ei para a tua terra.

- Obrigado. Mas os meus amigos devem estar zangados por me ter vindo embora... Os meninos ficam com negativas a Matemática...mas eu só queria conhecer como era o mundo fora das folhas quadriculadas.

- Mas tu tens que explicar isso tudo para eles não ficarem zangados. Como já te disse, amanhã partimos.

Chegou o dia seguinte e eles partiram de comboio. Passado muito tempo, chegaram à terra natal do quadrado. Os dois andaram até à escola, até à sala, até à folha quadriculada onde nasceu. O quadrado logo saltou da mão da menina para a folha e explicou tudo aos seus companheiros de folha e nunca mais os abandonou. O menino foi estudar e teve um satisfaz plenamente. O quadrado ficou muito, muito contente!"


Esta história foi escrita pela Bárbara quando tinha 10 anos.
É um mimo, não é? (ou serão só os olhos de mãe?!)

Sem comentários: