terça-feira, março 04, 2008

Como ensinar os alunos a aproveitar a liberdade que lhes demos?

Hoje estou triste!
Quem por aqui tem passado com regularidade, sabe como me empenho nos blogues que construo com os meus alunos. O do ano passado (melhor ambiente mais escola) acabou mesmo por por ser premiado.
Este ano, com uma turma de Área de Projecto, resolvemos criar o blogue tudo fica bem, numa tentativa de partilhar os trabalhos desenvolvidos na área e incentivar a criatividade e gosto pela procura do conhecimento. As aulas andavam um pouco "mornas" e a vontade de trabalhar em grupo era pouca. Durante estes dois meses, pelo contrário, sentimos um resultado surpreendente.
Isto é tudo verdade, mas ontem a situação alterou-se. Aproveitando a liberdade que lhes demos de introduzir as informações e moderar todos os comentários, alguns alunos iniciaram uma guerrilha disparatada. Claro que na forma de anonimato! Um sem-número de comentários horríveis, que me desanimaram por completo. Como resultado estive um serão a apagar comentários obscenos, a mudar o modo de inserção de comentários (que passarão a ser previamente censurados) e a consequente perda de autonomia por parte dos alunos :(
Dir-me-ão que fomos ingénuas. Talvez! Mas, até ontem, nunca tinhamos tido razões de queixa. Está visto que muita gente não sabe aproveitar a liberdade que tem!

Sem comentários: