terça-feira, março 17, 2009

Na escola actual, já não há pessoas felizes!

Ao invés, toda a comunidade que aí convive diariamente está a trilhar os limiares da paciência, da frustração, do desinteresse, do desalento… Embora cada grupo tenha as suas razões específicas, todos raiam os seus próprios limites. Os professores, humanamente, não têm razões para sorrir: perderam tudo o que havia a perder, desde as mais pequenas questões laborais e salariais até aos altares sagrados do respeito e da dignidade profissional. Os auxiliares de acção educativa, cada vez menos especializados seja no que for, ganham salários miseráveis e passam os dias a deglutir todo o tipo de desconsiderações e insultos, atirados por catraios que poderiam ser seus filhos, netos… Tudo se lhes pede e pouco se lhes dá. Finalmente, os alunos, aos quais esta escola diz cada vez menos. E porquê? Porque os jovens gostam de desafios, e esta escola trata-os como deficientes mentais! Porque os jovens gostam de conhecer e explorar todas as suas capacidades, e esta escola dá-lhes a “papinha mastigada”! Porque os jovens precisam de regras claras, de limites bem definidos, e esta escola oferece-lhes um universo de valores confuso, contraditório, paradoxal, onde quase tudo é permitido, onde o “bombo da festa” é aquele que deveria ser admirado e respeitado. Porque os jovens precisam de ver na escola a essência de um mundo justo, que estimula e premeia a excelência, mas que também pune a violência, penaliza a preguiça e o desinteresse. Os jovens precisam de uma escola que faça a apologia do trabalho, da capacidade de sofrimento e não de uma escola de banda desenhada, onde tudo tem de ser lúdico e fácil, onde há sempre um “happy end”. Esta escola está nos antípodas das necessidades dos jovens!
.
Excerto de um texto de Luís Costa

4 comentários:

Stalker disse...

Armanda, acho que já te disse isto uma vez, mas vou repetir: se pudesse, retirava a minha filha da escola. Andamos todos a enganar-nos uns aos outros. Mesmo os professores exemplares (como eu te considero) devem concordar comigo. É uma fraude cada vez mais refinada.
A minha mulher, perguntava-me, há pouco: quando pensas sobre os teus 12 anos, lembraste de quê? De certeza que não é de ter de estudar todos os dias até dormir.
Ela tem razão. Falei com a mãe de um colega da minha filha, há uma hora atrás (pelas 21h) e o miúdo ainda estava na explicadora.
Mas que raio de escola é esta?

Fantasia Musical disse...

Mas há aqui coisas inesplicáveis... A escola cada vez mais exige menos dos alunos: já não se repete o ano por não trazer material para as aulas, ou por não fazer os TPC's, ou por estar literalmente a dormir na sala. E, como a rotina diária em sala de aula chegou a um certo ponto, quem quer continuar a manter um certo nível de aprendizagem procura-a por fora e fora de horas :(

Fantasia Musical disse...

Agora é bem verdade que andamos tristes, na escola.

Nem imaginas como fiquei emocionada no outro dia, porque uma aluna me trazia um CD gravado pelo pai para eu ouvir. Achou que eu ía gostar! E, de facto, gostei. Especialmente do mimo. Há muito tempo não recebia um assim na escola... Tão estranho, não é?

Képia disse...

Esta semana tive o previlégio ou desprevilégio de assistir a este triste episódio, ao vivo e em directo:

professor de lingua portuguesa latim e grego coordenador do departamento vai assistir a uma aula de uma colega sua com o mesmo numero DE anos de serviço MAS... de inglês.
quando terminou a "palhaçada" o senhor doutor coordenador saiu da sala apÓs uma longa lista de Apontamentos tirados a rigor, não fosse haver alguma falha da colega e ele não ter reparado... Já cá fora foi questionado, pela interessada, qual seria a sua opinião (coisa que eu jamais perguntaria porque não lhe reconhecia legitimidade para opinar sobre uMA área que não era a sua) ... mas enfim a resposta a tal pergunta foi a seguinte :
- sabes que por uma questão de etica não posso tecer nenhum comentario neste momento, só, obviamente, em altura propria o farei". Após tão correcta resposta ouviu-se assim do lado de lá da sala :
- Não podes falar da aula???? é claro que não podes. a aula foi toda em inglês e tu não percebes nada de inglês, por isso não podes falar!!!!!!!!"

parece anedota não parece???

pois com professores assim, e com quadros e cenários destes não exequiveis ... como poderá ser possivel voltar ao que nós tivemos "NO NOSSO TEMPO" ...