sábado, abril 11, 2009

Sempre a aprender...

Ao ver um concerto do oboísta Heinz Holliger no canal Mezzo, descobri mais um instrumento novo para mim: o Theremin.

Segundo encontrei na página do Pavilhão do Conhecimento, é um instrumento musical que se toca com as duas mãos. A nota emitida depende da proximidade de uma das mãos à antena, no topo da caixa. A sonoridade da nota depende da proximidade da outra mão à espiral que está do outro lado do instrumento.

Foi inventado em 1920 por um técnico russo chamado L. Theremin. Ele estava a estudar o efeito de “interferência da mão”, um grande inconveniente nos primeiros transmissores radiofónicos, levando-os a afastar-se da frequência desejada. Foi o primeiro instrumento musical electrónico.

O Theremin não é um instrumento inteiramente ultrapassado. Os Beach Boys (em “Good Vibrations”) e Ike & Tina Turner (em “Nutbush City Limits”) usaram-no em gravações e é actualmente objecto de revivalismo entre as bandas jovens. E, segundo parece, também Led Zeppelin o utilizou.


3 comentários:

Pianoman disse...

Fiquei fascinado com este instrumento que não conhecia.
No Youtube há alguns vídeos que "ensinam" como tocar um instrumento destes.
Agora só me falta perder o amor a cerca de 500 euros e comprar um...

Fantasia Musical disse...

Eu, pelo contrário, apesar do fascínio por causa da novidade, não me senti minimamente atraída pela sua sonoridade. Talvez pela primeira obra que ouvi, que mais me pareceu saída de um filme de terror. Ainda por cima ouvi-o pela noite dentro... A sério que consegue fazer uns sons de arrepiar :)

APO (Bem-Trapilho) disse...

que curioso! ainda me lembro do tempo em que o rádio apanhava melhor ou pior a transmissão caso encostássemos ou nao a mão lá! :) muito interessante!