segunda-feira, maio 18, 2009

Curioso...

Numa pequena vila e estância balnear na costa sul de França chove e nada de especial acontece. A crise sente-se. Toda a gente está carregada de dívidas e deve a toda a gente. Subitamente, um rico turista russo chega ao foyer do pequeno hotel local. Pede um quarto e coloca uma nota de 100 Euros sobre o balcão. Pede uma chave de quarto e sobe ao 3º andar para inspeccionar o quarto que lhe indicaram, na condição de desistir se lhe não agradar.
.
O dono do hotel pega na nota de 100 Euros e corre ao fornecedor de carne a quem deve 100 Euros. O talhante pega no dinheiro e corre ao fornecedor de leitões a pagar 100 Euros que lhe devia há algum tempo. Este, por sua vez, corre ao criador de gado que lhe vendera os leitões e este por sua vez corre a entregar os 100 Euros a uma prostituta que lhe cedera serviços a crédito. Esta recebe os 100 Euros e corre ao hotel a quem devia 100 Euros pela utilização casual de quartos à hora para atender clientes.
.
Neste momento, o russo rico desce à recepção e informa o dono do hotel que o quarto proposto não lhe agrada, pretende desistir e pede a devolução dos 100 Euros. Recebe o dinheiro e sai.
.
Não houve neste movimento de dinheiro qualquer lucro ou valor acrescentado. Contudo, todos liquidaram as suas dívidas e estes elementos da pequena vila costeira encaram agora com optimismo o futuro.
(recebida por email)

2 comentários:

Pedro Sousa disse...

Este texto é um belo exemplo de como a crise é uma crise de valores. Porque todos acharam mais importante pagar as dívidas do que tomar o pequeno-almoço no café...

Cumprimentos,
José Pedro Sousa

(musicaquatica.com)

Hugo Cunha disse...

Em relação a isto http://www.agenda-cb.com/ não se trata de entidade nenhuma, trata-se apenas de um grupo de jovens da cidade que resolveu meter mãos á obra. Em Castelo Branco e até na região muitas das coisas ao nível cultural são muito mal divulgadas e só a revista Trimestral da Câmara não chega, acaba por não abarcar muita coisa e muita gente nem a conhece. Como pode ver aqui http://www.agenda-cb.com/index.php?option=com_content&view=article&id=37&Itemid=26 já tem uma série de parceiros, se conhecer mais algum ou alguem quiser apoiar(não estou a falar ao nivel monetário) é contactar, que se agradece.