segunda-feira, maio 25, 2009

Sexta-feira fui à ópera em C. Branco. Uau!

"Dido e Eneias" de Henry Purcell foi a obra escolhida pela ESART para esta façanha. Foi, obviamente, um exercício multidisciplinar que envolveu alunos de todos os cursos da escola: Música, Design de Moda e Têxtil, Design de Interiores e Equipamentos, Design de Comunicação e Produção Audiovisual. Contou ainda com a colaboração do Conservatório Regional de Castelo Branco (com duas alunas de canto) e da Escola Superior de Educação (ao nível da coreografia e encenação).
.
Esta ideia muito se deve à actual professora do curso de Canto - Ana Ester Neves - profissional cheia de energia e ideias inovadoras. A direcção ficou muitíssimo bem a cargo do maestro José Carlos Oliveira.
.
Este trabalho teve o apoio da Associação de Estudantes da ESART, da ESE, da cabeleireira Célia Marques, da empresa J. J. Lemos (colocação e exploração de máquinas de venda automática) e da empresa Fonte da Fraga.

Sei que foi extremamente trabalhoso, intenso, doloroso até, mas muito, muito divertido e o resultado espectacular. Esperamos, ansiosos, por mais produções deste género!





3 comentários:

Pedro Sousa disse...

Uma produção de facto muito boa...

Eu estava a tocar, embora na sombra (era o último violoncelo, só se vê mesmo o violoncelo).

Gostei muito da experiência, achei que é um projecto genial, com potencial para evoluir para algo muito maior, daqui a uns tempos.

Embora tenha havido alguma incompetência por parte de algumas pessoas, a maioria portou-se bem, principalmente o coro e os solistas.

Achei que conseguimos uma muito boa qualidade musical, com um estilo muito barroco, muito original.

A isto junta-se, claro, a experiência interdisciplinar, que foi também muito boa. Tanto as roupas como o cenário estavam verdadeiras obras de arte, e a gravação deve estar por aí a sair.

Ainda bem que gostaste. Eu fiquei surpreendido por ver a sala completamente cheia...

Cumprimentos,
José Pedro Sousa

Moura Aveirense disse...

É linda a ópera "Dido e Eneias"! Que pena não virem cá a Aveiro ;)

Fantasia Musical disse...

Moura: nunca se sabe! Li hoje num dos jornais regionais que esta ópera foi concebida (os cenários foram construídos por módulos) para poder ser apresentada noutros locais ;)