terça-feira, junho 19, 2007

Llibre vermell de Montserrat

Como é possível?! Até me esqueci de comentar aqui o concerto de ontem...

O coro da ESART, acompanhado por um pequeno grupo de música de câmara organizado para o evento, cantou os 9 cânticos medievais contidos no Llibre Vermell de Montserrat.

Para a apresentação deste espectáculo, o maestro José Carlos Oliveira escolheu a Igreja de Nossa Senhora do castelo, em Castelo Branco.

Foi pena não ter havido mais público pois, apesar de não termos tido muito tempo para ensaiar, o resultado foi bastante interessante. Até porque é um estilo de música pouco apresentado. Para além do violino e violoncelo, também havia 2 flautas de bisel, fagote, guitarra, gaita de foles, trmbone, jogo de sinos e percussão. O ensaio geral foi um CAOS, mas o concerto revelou-se muito bom.

É sempre assim! Quando o concerto acaba, sentimos sempre vontade de mais...

Por motivos de trabalho, nem a minha família assitiu. Assim, não tenho registos para vos mostrar. Pode ser que alguém da escola tenha fotografado ou filmado. Vou averiguar...

9 comentários:

Margarida disse...

Tudo está bem quando acaba bem. :)

Bj

Stalker disse...

Eu gosto muito dessa música. Conheci o Llibre vermell de Montserrat através da gravação do Jordi Savall, ainda no tempo do vinil. Infelizmente não pude ir, pois os afazeres de pai chamaram inapelavelmente.

Fantasia Musical disse...

Pois é Stalker... exactamente como aconteceu com o João que, uma vez que eu estava ocupada, teve que acompanhar as duas filhotas.

Devo confessar que, quando o maestro apresentou a obra, não gostei. É uma música diferente, tão diferente que se torna difícil a um ouvido habituado à música tonal, cantá-la com alguma desenvoltura. Mas, à medida que a ía estudando, o prazer foi surgindo. De facto, conquistou-me.
Ahhh!! Não disse no post, mas também fui uma das solistas. Gosto da adrenalina do momento... :-)

João Ferreira disse...

Todos deveriam conhecer o "Libre vermell", é fantástico!
Os arranjos do concerto foram interessantes...alguns! Com o tempo reduzido fez-se o possível é verdade, mas podia-se, (já que a obra está "montada") fazer outro concerto no início do ano lectivo que vem...

Fantasia Musical disse...

Uhmm! Boa sugestão! E, já agora, com uma melhor divulgação ;-)

Anónimo disse...

Llibre vermell de Montserrat.. Adoro!

Abrç.

Fantasia Musical disse...

É, de facto, soberbo!

Deixei-me levar pela tua mão e descobri um blogue cheiinho de palavras gostosas que vou, de certo, saborear nestas longas tardes de Verão...

MCA disse...

Hoje o Grupo Vocal Arsis (a que eu pertenço), dirigido pelo Maestro Paulo Brandão, vai cantar três desses cânticos na Biblioteca D. Dinis (Odivelas) integrado na inauguração de uma exposição de fotografia de Teresa Huertas.
Se quiseres aparecer por lá... e já agora, se for assistir, dê sinal...

Fantasia Musical disse...

Bem gostaria... Mas já tenho bilhetes para o concerto da Maria João (Jazz), que encerrará o Primavera Musical. Mas vá dando notícias... Um dia destes, pode ser que calhe! ;)