quinta-feira, outubro 04, 2007

Sinto exactamente o mesmo!

Não resisto a aqui coloca na íntegra este texto que retirei da educare, pois revejo-me em quase todo o documento, apesar de leccionar outra disciplina. (os destaques são meus)

Disciplinas de primeira e segunda na escola portuguesa
Manuel Baiôa 2007-09-26

Esta é apenas um pequena história das muitas histórias que se estão a passar na escola portuguesa. Vamos dar um exemplo prático de como os professores têm de organizar as suas aulas desde que os «pedagogos» dominam a educação em Portugal. Este ano lectivo vou ter de leccionar a disciplina de História ao 7.º ano de escolaridade, tendo uma aula de 90 minutos por semana.
No primeiro período, de 17 de Setembro a 14 de Dezembro, terei dado previsivelmente 13 aulas. A primeira aula será dedicada à apresentação do professor e alunos, introdução ao programa e definição de regras de funcionamento da aula. Na segunda aula é obrigatório fazer um teste-diagnóstico para identificar as competências e conhecimentos que os alunos possuem. Na aula seguinte deve-se utilizar parte da aula para a correcção do referido teste. Depois, ao longo do período, terei de realizar dois testes e utilizar parte de duas aulas para a correcção dos testes. Na última aula do período é obrigatório os alunos fazerem a sua auto-avaliação através do preenchimento de um documento, podendo também avaliar o desempenho dos colegas. O professor deverá pronunciar-se nessa aula sobre o desempenho do aluno nas aprendizagens específicas de História e quanto ao seu comportamento e atitudes. Nestas actividades que acabei de referir foram ocupadas 8 aulas, o que significa que das 13 iniciais apenas posso contar com 5 aulas para leccionar os conteúdos previstos para o primeiro período, isto se não houver um feriado pelo meio, ou uma visita de estudo, ou o professor ficar com gripe um dia. Nestes casos, os alunos ficam 15 dias sem aulas de História. Portanto, disponho, na melhor das hipóteses, de cinco aulas para leccionar no primeiro período os seguintes temas: as origens da humanidade - o paleolítico e o neolítico; o contributo das primeiras civilizações - o Egipto e a Fenícia.
No segundo período a situação ainda será mais complicada porque apenas disponho de um total de 9 aulas, tendo de leccionar a herança da Grécia e de Roma em apenas 4 aulas.
No terceiro período terei 11 aulas, podendo contar com 6 aulas para leccionar os seguintes temas: a Idade Média do século VI ao século XII; a formação de Portugal; a afirmação de Portugal no contexto europeu nos séculos XII a XIV. Esta é a situação real do ensino da História no nosso país aos alunos de 11, 12 e 13 anos. Como podem ver História é uma disciplina sem importância alguma. No entanto, não é um caso isolado, Ciências Naturais, Geografia, Físico-Química e Inglês (8.º ano) também apenas dispõem de uma aula por semana. Porém, outras disciplinas mais nobres dispõem de minutos para dar e vender, casos de Área Projecto, Formação Cívica e Estudo Acompanhado. Esta é apenas um pequena história das muitas histórias que se estão a passar na escola portuguesa.

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