Um professor digital é aquele que possui habilidades para fazer um bom uso do computadores para ele mesmo e, por extensão, é capaz de usá-lo de forma produtiva com seus alunos.
2. Possuir um blog, um site ou uma página actualizável na Internet onde regularmente se produz, socializa e se confronta o seu conhecimento com outras pessoas;
3. Participar activamente de um ou mais “grupos de discussão”, fórum ou comunidade virtual ligada à sua actividade educacional;
4. Possuir algum programa de troca de mensagens on-line, como o MSN, com, no mínimo, dois colegas de profissão na sua “lista de contactos” e usá-lo para fins profissionais pelo menos uma vez por semana, em média;
5. Assinar algum periódico on-line (mesmo que gratuito) sobre notícias e novidades relacionadas com a educação ou com a sua disciplina específica e lê-lo regularmente;
6. Preparar rotineiramente provas, resumos, tabelas, roteiros e materiais didácticos diversos usando um processador de textos (como o Word, por exemplo), uma planilha electrónica (como o Excel) ou um programa de apresentações multimédia (como o PowerPoint);
7. Fazer pesquisa na Internet regularmente com vista à preparação das suas aulas (no mínimo) e, preferencialmente, manter um banco de dados de sites úteis para sua disciplina e para a educação em geral. Melhor ainda seria compartilhar esse banco de dados com colegas e alunos;
8. Preparar pelo menos uma aula a cada dois meses sobre um tema da sua disciplina, onde os alunos usarão os computadores e a Sala de Informática de forma produtiva e não apenas para “matar o tempo”;
9. Manter contacto com o computador por, pelo menos, uma hora diária, em média;
10. Manter-se atento para as novas possibilidades de uso pedagógico das novas tecnologias que surgem continuamente e tentar implementar novas metodologias nas suas aulas.
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(excerto daqui)
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