terça-feira, julho 15, 2008

Alguns truques para rentabilizar a gasolina


Recebi por email algumas sugestões para aproveitar ao máximo o combustível. Não sei se será mesmo assim, mas têm uma certa lógica!... Não custa experimentar ;)
.
1º Truque: Encher o tanque pela manhã cedo. A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. Passa-se o contrário durante o dia, altura em que a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se encher o tanque a meio do dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante.
.
2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Assim, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
.
3º Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que se pensa.
.
4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois. Se chegar ao posto de serviço e vir um camião cisterna repondo os tanques subterrâneos da mesma, evite, se puder, abastecer nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.

4 comentários:

Unknown disse...

Conhecia os truques 1 e 4 mas faço precisamente o contrário do 2 e do 3. Ai, ai... A próxima vez que for abastecer, já sei!

Fantasia Musical disse...

Pois para mim foi tudo novidade... Mas, verdade seja dita, é muito raro meter gasolina. Essa é uma tarefa do meu marido (eh, eh, eh)

Jubylee disse...

Há uns dias falaram desses "truques" nas notícias da SIC e segundo os engenheiros e físicos, acho que só o 3.º é que tem algum fundamento. por isso...deixem-se disso ;)

Fantasia Musical disse...

Estou já numa fase muito incrédula na minha vida. Certamente também não "ponho as mãos no lume" por estas medidas, mas questiono se, por uma leve coincidência, não terão esses engenheiros e físicos alguma gasolineira, ou não serão, quiçás, especuladores nas bolsas... Hummm!... Se acreditar fizer alguma diferença, porque não tentar?