segunda-feira, julho 07, 2008

O cérebro também se cansa...

E o que fazer para tentar retardar o inevitável?

Como achei o tema muito enriquecedor, não resisti e trouxe (quase integralmente) este post daqui.

1-Amêndoas (ricas em ac gordos insaturados, vit A e B, e fósforo e cálcio). Há quem acredite que comer amêndoas melhora a memória. Principalmente se as juntar ao leite e já existem cereais vários com amêndoa.

2- Sumo de maçã. Uma Pesquisa da University of Massachusetts Lowell (UML) diz que o consumo de maçã pode facilitar o aumento da acetilcolina no cérebro, o que contribui para melhorar a memória.

3 - Pouca comida. A saciedade e a digestão "roubam" circulação ao cérebro. Se tem que pensar, coma pouco. Só o indispensável.

4 - Açúcar. Reduza o açúcar. O açúcar é uma não-comida. Dá uma ilusória sensação de satisfação, mas como é rapidamente consumido o fornecimento de "matéria prima" do cérebro desce abruptamente e acaba por se sentir precocemente ansioso, desconcentrado e com fome..


5 - Gérmen de trigo. Rico em VIt complexoB: B12, B1-tiamina, B9-ac.fólico. , vit E e selénio. Um verdadeiro complexo pro-memória na natureza.

6- Dormir bem. É a melhor forma de o cérebro repousar além de que, parece que a memória é consolidada durante o sono.

7-Os pequenos prazeres. O stress prejudica a performance mental. Oiça música, faça uma caminhada, saia do emprego e ande pelas ruas, devagar...

8-"Fitness" Cerebral. Tente aprender e praticar actividades completamente diferentes daquilo que é o seu dia a dia.


9- Exercícios de atenção. Cultive a capacidade de concentração e atenção em pequenos exercícios com pormenores. Por exemplo, pegue num objecto qualquer, por exemplo uma caneta, e concentre-se nela. Pense sobre as suas diversas características: material, função, cor, modelo, etc. Não permita que qualquer outro pensamento ocupe a sua mente enquanto estiver concentrado na caneta.


10- Imagens. Potencie a sua memória com imagens aprendendo técnicas mnemónicas. Elas são uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informação.




11- Continuidade. A contínua actividade intelectual como a leitura, o cinema, exercícios de memória, jogos como palavras cruzadas, xadrez ou qualquer outro intelectualmente estimulante, auxiliam a manutenção da memória.




5 comentários:

Anónimo disse...

lol :D

vieira calado disse...

É sempre bom ir sabendo mais qualquer coisa.
Obrigado.

Mr. Lynch disse...

AP;
Interessante este seu post...
E a música está presente, em um ou dois exercícios...
;-)

Képia disse...

de facto é tão fácil ficar-mos menos esquecidos de forma saudável tb. mas eu já nem com estes remédios lá vou... eu bem digo que a idade é uma coisa muito triste ahahahaha (estou a brincar).

Olha passei para ver as novidades e para saber se correu tudo bem com a tua flautista ;)

bjokas tenho acerteza que sim ;)

Fantasia Musical disse...

Gosto de partilhar as coisas interessantíssimas que vou encontrando nos meus passeios nocturnos pela net. Há por aí pequenas delícias... É uma questão de estar atenta! Ah, vieira calado, eu é que agradeço a visita e o comentário :)

Mr. lynch, neste blogue a música está sempre presente. Pode ser só de forma latente, mas está... ;)