quinta-feira, maio 24, 2007

Prioridades

Esta história já não é nova mas, sempre que a leio, saboreio as suas sábias palavras. Desta vez, descobri-a no http://ocantinhodaeducacao.blogspot.com/

Na sala de aula, o professor estava de pé com alguns objectos em cima da secretária. A aula começou… Calado, pegou num grande frasco de vidro vazio e começou a enchê-lo com bolas de golfe. Quando já não cabiam mais bolas, perguntou aos alunos se achavam que o frasco já estava cheio…. Todos responderam que sim… O professor pegou então num saco de feijões secos e, ao chocalhar o frasco, iam-se encaixando nos os buracos vazios entre as bolas de golfe. Quando já não cabiam mais feijões, perguntou aos alunos se achavam que o frasco já estava cheio… E todos responderam que sim… Neste ponto, o professor despejou um saco de areia para dentro do frasco. Como é óbvio, a areia ocupou todo o espaço restante... Quando já não cabia mais areia, voltou a perguntar aos alunos se achavam que o frasco estava cheio. E, mais uma vez se repetiu a resposta: Sim… O professor agarrou então em dois copos de café e despejou-os para dentro do frasco, retorquindo: - Agora sim, já não há mais espaço!!! Os alunos desataram a rir!!! "Agora," disse o professor enquanto as gargalhadas ainda se ouviam, "quero que vocês reconheçam que este frasco representa a organização da vossa vida".
- "As bolas de golfe são as coisas mais importantes: a família, os filhos, a saúde, os amigos e tudo o que vos é mais querido, de tal modo a que, se tudo na vida desaparecesse e só ficassem elas, a vossa vida continuava cheia!
- "Os feijões” são as outras coisas importantes da vida: o trabalho, a casa, o carro
- "A areia” é tudo o resto das coisinhas pequeninas. "Se encherem primeiro o frasco com a areia, já não haverá espaço para o feijão nem para as bolas de golfe”. O mesmo se passa com a nossa vida. Se gastarem todo o tempo e a vossa energia com as pequenas coisas, nunca chegarão a ter espaço para as que são verdadeiramente importantes.
Prestem muita atenção às coisas que são essenciais à vossa felicidade! Brinquem com as crianças. Tirem tempo para ir ao médico, talvez fazer um “check-up” geral… Saiam para um jantar romântico… vai haver sempre tempo para arrumar a casa, para acabar um trabalho onde só falta um bocadinho... Em primeiro lugar, tomem bem conta das vossas “bolas de golfe”, símbolo da maior importância e tenham prioridades! Para o resto, vai haver sempre espaço… Nunca encham em primeiro lugar o vosso frasco com a areia, porque, desta forma, as bolas de golfe não caberão no frasco…. Um aluno perguntou: - E o café o que é?!! - Ainda bem que perguntas… ia agora mesmo dizer-vos. É que mesmo que sintam que a vossa vida está cheia, há sempre espaço para beber um café com um amigo."

Sem comentários: