domingo, julho 08, 2007

Audições musicais

No final do ano lectivo, assisti a algumas audições no Conservatório Regional de Castelo Branco. Claro que preferi ver aquelas onde tocaram as minhas filhas ;-) (Porque será?!)

Não é por vaidade (garanto!), mas as audições de sopros neste conservatório, têm sempre uma qualidade acima da média. A professora Rita Malão (flauta transversal) e os professores Bruno Ferreira (oboé) e Pedro Ladeira (clarinete) têm criado uma escola de músicos de qualidade e, para mais, felizes!

Já agora não posso deixar de referir o nome do professor de acordeão Paulo Jorge Ferreira que tem trabalhado, ao longo dos últimos anos, com duos de acordeão e flauta/oboé e é (facto comprovado pelos prémios ganhos pelos seus alunos) um EXCELENTE professor. O duo Flubayan ganhou, o ano passado, o 3º prémio na classe de música de câmara na Noruega e o 2º lugar no Folefest. ( http://acordeao.blogspot.com/ e http://www.folefest.blogspot.com/ )

Mas também assisti a outras que me surpreenderam, pela alegria exposta nos rostos dos intervenientes: a da classe dos adultos e a da classe infantil. Este ano, o Conservatório abriu com uma turma muito especial: adultos que, por um motivo ou por outro, não sabiam nada de música, mas que sentiam vontade de aprender e outra classe composta por crianças entre os 3 e os 5 anos. Esta última já não é inédita no Conservatório e, este ano, voltou a funcionar em pleno.


Os pequenito cantaram, dançaram e tocaram instrumentos de percussão acompanhados por um grupo de música de câmara organizado para o evento. Foi giríssimo! Tendo como tema os Santos Populares, distribuiram alegria por todos quanto assistiam ao espectáculo.


Começaram por apresentar individualmente os instrumentos, altura em que cada músico tocou um excerto de alguma música infantil...

Aqui vemos a minha filha Bárbara com o seu oboé...

(também para dá ver o estado de degradação da Instituição, mas sobre isso falarei noutro post)








depois tocaram, cantaram e marcharam acompanhados pela professora Ana Margarida Leão.

Sem comentários: