Li na Educare que está a ser criado um projecto, designado Qualidade do ensino e prevenção do abandono e insucesso escolares nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico - O papel das Áreas Curriculares Não Disciplinares, que tem como objectivo identificar práticas educativas e pedagógicas que contribuam para um melhor enquadramento educativo dos alunos e para a prevenção do insucesso e da indisciplina nas escolas do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, bem como a elaboração de propostas para a gestão da inovação e para a formação contínua de professores. (uau!...)
O relatório intercalar está a ser desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Setúbal.
O relatório realça as qualidades destas áreas, mas também os seus pontos fracos. Entre outras medidas, sugere a criação, a título experimental, de duas áreas: Estudo Acompanhado, com um bloco de 90 minutos; da responsabilidade de dois professores no 2.º ciclo e de um professor no 3.º ciclo e onde seria necessário insistir na diferenciação pedagógica; e Cidadania, com um bloco de 90 minutos e outro de 45 minutos, reunindo os actuais objectivos da Área de Projecto e da Formação Cívica.
Reconhecendo os grandes problemas existentes ao nível da Área de Projecto, resolvem sugerir a sua absorção pela Formação Cívica. Fácil e barato! (Terei interpretado bem?!)
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