quarta-feira, novembro 07, 2007

Workshop de Improvisação e Criação Musical

No sábado passado, participei num workshop de "Improvisação e Criação Musical".
Inserido na semana dos workshops do Conservatório Regional de Castelo Branco, este foi organizado e promovido pelo professor de oboé Bruno Ferreira. Apesar de aberto a todos os alunos da escola, foi a classe de oboé que mais aderiu ao encontro :-) estando presentes três dos alunos, uma flautista e uma violinista (aspirante, mais precisamente ;-)).
Adorei o trabalho realizado!

A improvisação é das tarefas menos trabalhadas nos conservatórios, acabando por ser essa uma das grandes falhas dos músicos. Se nos tiram a partitura... E, talvez por isso, todas as tarefas propostas tenham sido aceites com total entrega e os resultados tenham sido tão bons...

Começámos por improvisar dentro de uma harmonia dada (claro: I, VI, IV, V). Depois deixámos para trás a noção de tonalidade e passámos para a interpretação individual/livre sobre interpretação de partituras com escrita não convencional. Criámos também trechos musicais improvisados sobre um determinado tema proposto (uma palavra-chave) e terminámos a contar histórias através de sons. Por vezes a solo, por vezes em grupos; ora por proposta do professor, ora por escolha dos alunos.

Simplicidade, criatividade, liberdade... Não houve limites para a nossa criatividade!

Terminámos a sessão com risos estampados nos rostos e um pedido em uníssono: "Podemos repetir daqui a uns dias?"

Sem comentários: