quarta-feira, novembro 28, 2007

É mais do que um concurso...

A propósito do Concurso "Escola Alerta", que vi hoje anunciado na educare, resolvi pesquisar um pouco mais sobre situações específicas no nosso país. Sendo um tema que nos deve interessar a todos será, com toda a certeza, um tema a desenvolver na "minha" Formação Cívica.
É dirigido a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e pretende "sensibilizar e mobilizar os alunos na superação da discriminação através da eliminação das barreiras que dificultam a sua acessibilidade e, consequentemente, o exercício efectivo dos seus direitos. Ao mesmo tempo, a iniciativa procura sensibilizar e mobilizar os alunos para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência ou incapacidade, promovendo a participação das escolas e da comunidade na construção de uma "sociedade para todos".
Destaco uma curta-metragem realizada por alunos do curso de Medicina na Universidade do Minho: " As Barreiras Arquitectónicas em Braga", que encontrei no youtube. Assustador!...


E repito este video, da Federação Portuguesa de Deficientes, que salienta a falta de civismo de alguns condutores...

Sem comentários: