Segundo pude ler aqui na secção de Cultura, começa já na próxima quarta-feira, o Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda no Teatro Municipal da Guarda. Este ano, surge com três estreias absolutas em programa.
A abertura cabe ao novíssimo Grupo de Música Contemporânea da Guarda, constituído exclusivamente por músicos residentes na cidade, como Domenico Ricci, Carlos Canhoto, João Delgado, Hugo Simões, Jorge Pires, Helena Neves ou Márcia Cunha, entre outros.
O concerto de estreia, agendado para o pequeno auditório, inclui obras de Christopher Bochmann, Leo Brower, Edgar Varèse, Benjamin Britten, David Liebman, Fernando Lapa e Mark-Anthony Turnage.
Uma semana depois, a 13 de Dezembro, o Quarteto de S. Roque e o Trivium dividem o palco num recital com temas de César Viana, Roger C. Vogel e (o meu amigo) Hélder Filipe Gonçalves, cuja partitura "Deconstructing (Beethoven’s) Pastorale" será interpretada pela primeira vez em público pelos Trivium.
Para 20 de Dezembro, o último dia deste ciclo, está agendado o concerto do Acord’Ensemble, um octeto de guitarras, com obras de Leo Brower, Roland Dyens e a estreia absoluta de "Reflexões", de José Carlos Sousa. Na segunda parte o Grupo de Música Contemporânea da Guarda interpretará Clotilde Rosa, David Kechley, George Crumb e Eduardo Luís Patriarca.
Um Ciclo a não perder. De todo!
(imagens de 2006)
Sem comentários:
Enviar um comentário