segunda-feira, dezembro 31, 2007

Pontos de vista...

Por recomendação de Tiago Barbosa Ribeiro, no seu kontratempos, fui ler o balanço de 2007 feito por Francisco José Viegas: De A a M, de M a P e de P a Z, no seu blogue. Um olhar interessante...

sábado, dezembro 29, 2007

Como se diz?

Português: Feliz Ano Novo
Árabe: Kul 'aam u antum salimoun
Chinês: Chu Shen Tan
Francês: Bonne Année
Alemão: Prosit Neujahr
Grego: Eftecheezmaenos o Kaenooryos hronos
Italiano: Buon Capodanno
Russo: S Novim Godom
Espanhol: Feliz Ano Nuevo / Prospero Ano Nuevo
Turco: Yeni Yiliniz Kutlu Olsun
Vietnamita: Cung-Chuc Tan-Xuan
(daqui)


Já passou o Natal...

O humor fantástico de raim's

Procuram um bom restaurante no Interior do País?

Uma vez que dou aulas na localidade onde vive a minha mãe, tornou-se um hábito almoçar com ela às quintas-feiras. É quase um cerimonial :) Mas sempre que, por qualquer motivo, ela não está, a solução passa por ir ao restaurante. Costumava variar, procurando o restaurante ideal para estas situações, mas a escolha foi bastante complicada.

Confesso que, ultimamente, tenho ido sempre ao mesmo e ando encantada: um espaço aprazível, um ambiente acolhedor, preços acessíveis, um atendimento impecável onde a simpatia não falta e uma variedade na ementa que me tem deixado de água na boca. É sempre difícil a escolha, especialmente nos doces ;)

Por estes dias, mais feliz fiquei por saber que o meu restaurante de eleição também já tem um sítio na net. Podem rir-se desta minha surpresa, mas garanto-vos que por esta zona esta situação não é vulgar!

Assim, e apesar de não ser meu hábito publicitar aqui no blogue restaurantes ou empresas, não quero deixar de vo-lo recomendar. Pode ser que um dia passem por aqui...

quinta-feira, dezembro 27, 2007

É difícil superar a versão do Freddy Mercury

Normalmente quando um qualquer grupo de música se lembra de pegar numa obra bastante famosa e trazê-la de novo à ribalta, costuma misturar-lhe algo de novo, dar-lhe uma nova roupagem. Senão, não valerá a pena e até poderão correr o risco de serem constantemente comparados com o original e a comparação ser-lhes prejudicial.

No entanto, por acaso, encontrei a peça Bohemian Rhapsody dos Queen cantada numa versão de um grupo chamado G4. Inacreditavelmente, mantiveram tudo igual, até mesmo o estilo do videoclip. E é claro que, inevitavelmente, saiem a perder na comparação. Não há voz que se compare à de Freddy Mercury. Os G4 cantam bem, mas de uma forma demasiado "meninos bonitos". Uma das minhas filhas, entrando na sala a meio da canção, até me perguntou o que aconteceu aos Queen, porque estavam a cantar em forma de ópera. Foi uma risota! Pois podem comprovar...



recados para orkut

Jantares de Natal

Ontem reunimos alguns amigos, cá em casa. Foi muito bom! É tão raro encontrarmo-nos assim... Uma das curiosidades deste encontro foi o de reunir só músicos. Pois foi... só uma das convidadas não era músico!

Claro que tinhamos que beber o .com que ganhei no final do concerto dos Barbatuques. Lembram-se?

Combinámos trazer presentes para todos e, de forma a facilitar o seu sorteio, escolhemos em família algumas frases de músicos e outras sobre música e reproduzi-as em duplicado (uma ficou na prenda e outra foi para um saco). No final do jantar, cada um de nós retirou uma fase e leu-a em voz alta seleccionando, assim, o seu presente. Foi bastante divertido!

Eis algumas das frases:

Dêem-me o melhor piano da Europa, mas se o auditório não corresponder aquilo que sinto quando toco, perderei todo o gosto na execução. (Wolfgang Amadeus Mozart)
.
Nem sei o que escrevo, pois o meu pensamento está inteiramente na minha ópera e corro o perigo de escrever-te toda uma ária em vez de palavras. (Wolfgang Amadeus Mozart)
.
Recomendai a vossos filhos que sejam virtuosos: só a virtude pode trazer a felicidade; não o dinheiro. (Ludwig van Beethoven)
.
A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo. (Oscar Wilde)
.
Os amantes de música são completamente insensatos: mandam-nos sempre ficar completamente mudos no preciso momento no qual gostaríamos de ficar completamente surdos. (Oscar Wilde)
.
Quem ouve música sente a sua solidão de repente ser povoada. (Robert Browning)
.
A música nasceu livre e o seu objectivo é manter-se assim. (Ferrucio Busoni)
.
Tenho a impressão que no mundo dos negócios há uma maior amplitude de espírito e uma maior predisposição para examinar as premissas fundamentais de algo novo ou pouco habitual, do que no mundo da música. (Charles Ives)
.
Desde que o Homem surgiu, existe música. No entanto, também os animais, os átomos e as estrelas fazem música… (Karlheinz Stockhausen)
Agora temos é que repetir estes jantares com mais frequência. É tão fácil e o prazer tão grande, que não se justifica não os realizar. Quando é o próximo? :D

Presépios...

Já agora, o que acham do meu presépio? Nunca houve a tradição de grandes presépios lá por casa, enquanto criança. Era só a árvore de Natal. E isso acabou por me marcar.

Gosto de os ver grandes, com bastante musgo... Considero até alguns como verdadeiras obras de arte, mas não sinto vontade de os arranjar cá para casa. No entanto, gosto de improvisar...

Há uns anos fiz esta sagrada família em massa de pão. Acho-a bem fofinha...

Arte com garfos

O meu sobrinho (e afilhado) João ofereceu às minhas filhas duas verdadeiras obras-primas, feitas por ele: arte feita com garfos. Espectacular! (Fiquei cheia de vontade de aprender a fazer. Acho que vou sair para comprar garfos ;)
A nossa amiga Carisa fez crescer, ainda mais, a colecção da Bárbara, que já está jeitosa...

... ofereceu ao pai João um violoncelista. Apesar de actualmente estudar oboé, ainda existem reminiscências do violoncelo :D

... e eu ganhei um coro inteirinho. Vejam só...

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Mas será possível?!

Desculpa-me stalker, mas incomodou-me tanto o teu post que resolvi transferi-lo integralmente para aqui. Afinal, haja muita gente que o leia e repasse. Não podemos permitir que as empresas continuem a produzir publicidade deste tipo. Insurjamo-nos!
.
'Uma conhecida empresa de telecomunicações móveis associada a uma marca global de aparelhos lançou uma campanha na qual aparece uma família muito moderna no camarote de um teatro. No título deste postal vem a linha forte da mensagem publicitária, reforçada pela imagem. Enquanto o casal olha para o que se passa no palco, o filho tem a face iluminada não pelo espectáculo para o qual se vestiu a preceito mas pelo ecran de um telemóvel. Estará a ver um dos "programas favoritos, sejam eles novelas, noticiários, programas de música, futebol, reality shows, séries ou filmes". Mais à frente podemos ler: "Os programas de seca têm os dias contados". Não falo da indigência do anúncio mas da razão de ser do mesmo. Ele existe porque "há mercado". E o mercado é isto mesmo, moderno, ultra-digital, sempre à frente, mas tão burro que é capaz de digerir mensagens destas que os estão objectivamente a classificar de ignorantes e imbecis.Contra isto, não há espírito natalício que resista. É a cauda e, ironicamente, sem auriculares.'

domingo, dezembro 23, 2007

Missa em Si menor de Bach

Ontem gostei do concerto. Mas talvez esperasse um pouco mais...
.
Quando penso na Gulbenkian e, ainda por cima com o envolvimento de nomes tão famosos, mais altas são as minhas expectativas.
.
Gostei do Coro, gostei da Orquestra em geral e do oboé em particular (Pedro Ribeiro é, de facto, um excelente músico), gostei da Soprano e do gostei do Baixo.
.
Apesar de um pianíssimo brilhante do Contratenor na sua última ária, não gostei muito dele. Deixou-me logo knock out quando, logo na primeira frase desta última ária (uma das mais bonitas da Missa inteira) fez uma respiração (onde não estou habituada a ouvi-la) e apoiou de forma incorrecta uma nota fundamental para a tensão da frase.
.
Quanto ao maestro, não gostei. Acredito que seja brilhante, mas (ainda para mais agora que estudo direcção instrumental) não gostei da sua direcção. Por vezes, parece que marcava tudo a 1!!! Incrível! Excelentes são os músicos que se adaptam a todos os estilos de direcção...
.
Provavelmente estarei a ser demasiado exigente. Aceito-o. O facto de termos acesso a gravações quase perfeitas desta obras, deixam-nos demasiado susceptíveis às falhas em concerto.
.
Os solistas da orquestra foram impecáveis, tornando a noite de ontem num prazer. No final, aguardámos a saída do oboísta para que a minha filha Bárbara lhe pedisse um autógrafo. Foi giríssimo! Não estava nada à espera, mas foi muito simpático :)

Agnus Dei na versão de Andreas Scholl...

Receita especial de Natal

Receita Especial de Natal
Prepare uma forma do tamanho do mundo.
Barre com muito amor.
Polvilhe, mesmo levemente, com fraternidade.
Bata, em separado, uma boa dose de amizade.
Junte um sorriso de criança com flores de ternura e tolerância.
Misture tudo na forma
até que a massa fique consistente.
Leve a lume brando, indefinidamente.
Faça a cobertura com pedaços de paz que conseguir reunir!
Ah! Não é necessário mal!
Sirva-se em todo o lado, todo o ano.
retirado do gastronomias

Gosto imenso desta época!

Baseado num tema daqui

sábado, dezembro 22, 2007

Hoje é dia de Missa


Pois é... hoje (mais para a tardinha) vou até Lisboa. Mais precisamente até à Gulbenkian ouvir a Missa em Si m de J. S. Bach, BWV 232. Tenho a certeza que terei um óptimo serão. Não concordam?


Coro Gulbenkian

Orquestra Gulbenkian

Michel Corboz Maestro

Yumiko Tanimura Soprano

Katalin Halmai Meio-Soprano

Patrick Van Goethem Contratenor

Fredrik Akselberg Tenor

Stephan MacLeod Baixo


Marcelo Giannini Órgão

David Lefèvre Violino

Alejandro Erlich-Oliva Contrabaixo

Sophie Perrier Flauta

Denise Luxton Flauta

Pedro Ribeiro Oboé

Alice Sparks Oboé

Vera Dias Fagote

Jonathan Luxton Trompa

Stephen Mason Trompete

O Natal já não é o que era...

sexta-feira, dezembro 21, 2007

quinta-feira, dezembro 20, 2007

Que rica prenda de Natal!

Foi mesmo música para os meus ouvidos!

Hoje recebi uma notícia que me deixou eufórica: o blogue da minha direcção de turma do ano passado (6ºC) ficou classificado em 10º lugar no Concurso de páginas na Internet "tou na net", promovido pelo jornal Ensino Magazine e pelo Centro de Competência da Beira Interior.

Como calculam, estou felicíssima! Claro que tenho que contar aos meus alunos... Quase tenho pena de estarmos em interrupção lectiva :D

Vou colocar a notícia na plataforma moodle. Pode ser que alguém lá vá...
Ahhh!!! Podem ver aqui.

quarta-feira, dezembro 19, 2007

É bom ouvir jovens assim!

No dia anterior à audição em que tocou a Bárbara, estive na audição de flauta transversal - classes das professoras Rita Malão e Cátia Ferreira.

Ouvidos todos os alunos fiquei, mais uma vez, feliz em observar uma classe em crescimento e com uma qualidade bastante boa. Desde a aluna mais nova (a Mariana)...

...até uma das alunas mais adiantadas (como a minha filha Carolina) todos souberam estar à altura do evento, mostrando a todos os presentes o trabalho árduo que têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses (ou melhor, anos...). Tal como tem acontecido nos últimos tempos, a Carolina foi muito bem acompanhada ao piano pelo professor João Paulo Cunha.

O oboé da Bárbara

Ao tentar acrescentar o nome do pianista-acompanhador (falha grave!), não sei o que aconteceu e desapareceu toda a notícia :(
Vou tentar montá-la, de novo...



Não é de ficar vaidosa com uma filha a tocar assim no 4º grau de oboé? (depois de ver estas imagens, a Bárbara já aprendeu que deverá usar um gancho no cabelo...) Este ano, o pianista-acompanhador é o André Piolanti, aluno da ESART.

terça-feira, dezembro 18, 2007

Descubram as diferenças...

Lembram-se deste cartoon do Anterozóide? Pois bem, hoje fartei-me de rir quando me olhei ao espelho, no regresso a casa, depois de um dia de reuniões: mochila às costas, computador portátil, pasta a tiracolo e um saco com uma manta quentinha (estava um frio terrível na escola). Vejam as semelhanças:

O velho/novo Conservatório

Enquanto esperava pela audição de terça-feira no conservatório, entretive-me a fotografar a entrada. (Claro que já tinha pedido autorização para o fazer!)
.
Acho giríssima a combinação entre o velho e o novo que se conseguiu ali: pianos, mesas e telas velhíssimas misturadas com cadeiras e máquinas modernas. Perfeita simbiose que convida à conversa, à brincadeira entre amigos :)
.
E com uma vista sobre o centro da cidade, este é o ambiente perfeito enquanto se espera pela reconstrução do velho edifício do Conservatório, ao pé da Sé Catedral.


Final do concerto na Guarda

O compositor Helder Gonçalves dá um autógrafo à minha filha Bárbara, ao pé de Helena Neves (Mezzo-Soprano) e de Carlos Canhoto (Saxofone) dois dos músicos do grupo TRIVIUM que interpretou a sua "Deconstructing (Beethoven's) Pastorale".


A cidade da Guarda perto do Natal...

Assim vai o comércio em Portugal

Fui, há poucos dias, fazer compras no novíssimo Fórum da cidade. Só é pena não ter Fnac :)

Uma das lojas onde entrei foi a Inside de roupa e calçado juvenil. Sinceramente, perdi a vontade de lá voltar: um barulho infernal (que alguém teve a ousadia de chamar música) e as informações em espanhol. Pois! Nada de português! Quando questionadas sobre este assunto, as empregadas responderam que costumam avisar cada cliente, no acto da compra, não havendo necessidade de traduções. Sinceramente!...

domingo, dezembro 16, 2007

Que ricos pianistas...

Entre as minhas descobertas, fui desencantar este mimo que dedico ao blogue da classe de piano do Conservatório de Setúbal :) Adorável!

Ora aqui vem mais uma canção de Natal!

Já deu para reparar que hoje ando à procura de canções de Natal :)

E que tal esta? Bem antiga e com uma qualidade de imagem pouco clara, mas de uma música que costumo trabalhar com os alunos na versão portuguesa do Sérgio Godinho: "Os 12 dias de Natal". Gosto imenso!

Mais um grupo que admiro: Stomp

Já tive o prazer de assistir a um concerto dos Stomp ao vivo, em Lisboa. Fiquei extasiada! Se puderem, da próxima vez, não percam! Deixo aqui alguns excertos que encontrei no youtube.

No ar...


Com bolas de basquetebol e na cozinha...


STOMP OUT LOUD

Feliz Natal a todos vós!



sábado, dezembro 15, 2007

A Ceremony of Carols

Mais uma obra que cantei no Coro Misto do Conservatório, há tanto tempo... LINDÍSSIMA!

Que saudades do trabalho, do esforço mas também do companheirismo e amizades que fundámos entre todos... Há coisas que não se esquecem!

Será que teremos prendas, este ano?!

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Concerto de professores com balalaica

Como já devem ter notado, não tenho tido muito tempo para aqui vir. Enfim, final de período escolar... E hoje também não posso ficar muito tempo, pois tenho ensaio para o concerto de amanhã. De qualquer forma, preciso de vos contar como foi o concerto na Guarda. Adorei!!! Bem, adorei a segunda parte :)
Por agora, deixo-vos este video que me agradou especialmente não pela música em si, mas por aquilo que encerra: um grupo de professores que mantém a tradição de se apresentar publicamente na sua escola, em Tomar. Acho a ideia fantástica, pois os alunos podem ver e ouvir os seus professores em plena actividade. Em tempos que já lá vão, isto também acontecia no Conservatório de Castelo Branco...
Outro "pormenor" interessante é o facto de uma das professoras de piano se apresentar tocando balalaica. A professora de flauta, Cátia Ferreira, (neste momento, professora da minha filha mais velha, uma vez que a professora Rita Malão está ausente durante alguns meses) completa o trio. Não posso deixar de aqui lhe deixar o meu agradecimento pela gravação que me disponibilizou.

terça-feira, dezembro 11, 2007

Que nome dar a isto?


Sempre fugi das praxes.
Lembram-me tempos em que fomos obrigados a muita coisa. Detesto ser forçada a algo, mesmo que seja para o "meu bem", como por vezes me disseram.

Houve já alturas que, como resposta às minhas dúvidas, após assistir a actos de praxe pura, me informaram do prazer que dá, da alegria que é fazer parte de um grupo. Bom, eu procuro o prazer em coisas bem mais humanas, simples e equilibradas. Não preciso de subjugar outros para encontrar o meu momento de Felicidade... Acabo por encolher os ombros e afastar-me.
Mas faço mal! Todos aqueles que como eu, assistem e nada fazem, pactuam com situações violentas como esta.

Da Universidade as praxes passaram para o secundário. E como a maior parte das escolas secundárias englobam o 3º ciclo, as praxes acabam por começar por volta dos 12/13 anos de idade. É deprimente ver crianças atemorizadas (leia-se violentadas) à luz do dia e sob o olhar de todos. Não será, também, uma forma de bullying?

Saber educar

Foi mais ou menos assim que me senti, no dia da festa de anos da minha filha, quando um jovem amigo (depois de ter percorrido toda a casa) me perguntou, estarrecido, como era possível só existir UMA televisão na nossa casa! Só na casa dele havia quatro...
Bem, como calculam, surpreendida fiquei eu! Uma televisão chega a ser demais...

domingo, dezembro 09, 2007

Um dos poemas mais belos de Sophia de Mello Breyner Andresen

Ausência

Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua

Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.

"NO TEMPO DIVIDIDO E MARNOVO", com ilustrações de Arpad Szenes (1985)

Nomeações para o "Diz que até não é um mau blog"

Pois, aqui ficam os blogues escolhidos:

tempo de teia - pelo carinho com que fala dos seus alunos. Invejável!
primavera musical - pelos concertos que promove com imensa garra e dedicação.
classe de piano do conservatório de setúbal - pela divulgação que faz da boa música, sempre de forma criativa e cativante.
diz que não gosta de música clássica - pelo facto de ser um bom anfitrião, recebendo bem e com óptimas sugestões.
anterozóide - pela acutilância dos seus cartoons sobre educação.
raim's blog - pela originalidade dos seus desenhos.
lenga la lenga - por divulgar um projecto bem interessante na área da música para crianças.
7arte - para quando preciso de saber algo sobre cinema.
.
E, claro, não incluí o save by the bell (que leio diariamente com um prazer imenso) para nomear só os 7 blogues permitidos. É que sou muito obediente :) (há quem diga que não é bem assim, mas...)
Mas fico triste, pois não pude nomear blogues como: , anacruses, art&manha, banda da covilhã, tónica dominante, barbarArte, aragem, lousa digital, um olhar azul, a biblioteca de jacinto, projecto teia musical, webcedário e outros ainda, pelo simples facto de ter um limite tão curto! Mas sei que, se quiserem conhecer um pouco mais sobre estes meus amigos virtuais, podê-lo-ão fazer através dos links que coloquei ;) Não recebem a nomeação, mas destaco-os na mesma. TEM QUE SER!
.
O Diz que até nem é um mau Blog tem um normativo:
1. Este prémio deve ser atribuído aos blogs que considerem serem bons, entende-se como bom o blog que costuma visitar regularmente e onde deixa comentários.
2. Só e somente se recebeu o “Diz que até não é um mau blog”, deve escrever um post:
- Indicando a pessoa que lhe deu o prémio com um link para o respectivo blog;
- A tag do prémio;
- As regras;
- E a indicação de outros 7 blogs para receberem o prémio.
3. Deve exibir orgulhosamente a tag do prémio no seu blog, de preferência com um link para o post em que fala dele.
4. (Opcional) Se quiser fazer publicidade ao blogger que teve a ideia de inventar este prémio, ou seja – Skynet - pode fazê-lo no post.

sábado, dezembro 08, 2007

Dizem que este não é um mau blogue!...

Uau!... Recebi da bell este prémio, que aqui mostro toda orgulhosa:Ora, ando mesmo em maré de sorte! É a primeira vez que me é atribuído um prémio virtual e estou, por isso, especialmente feliz.
Parece que tenho de nomear sete outros blogues. Uma vez que tenho concerto daqui a pouco, deixarei esta questão para mais logo. Convenhamos que é uma tarefa bastante delicada... Como destacar só sete bons blogues? Muito, muito complicado... ;)

Concerto de Natal na Sé Catedral

Só para vos abrir o apetite para logo à noite, coloco aqui algumas fotos do ensaio geral.

Concerto de Natal
Sé Catedral de Castelo Branco
21.30H
Entrada Livre
Ahhh! Apesar de não ter aqui imagens, claro que as orquestras de cordas e sopros também tocarão e serão dirigidas pelo professor Paulo Videira.

A Ana Luísa a afinar um dos violinos...


Um quarteto de saxofones com a professora Paula Pinto...

O coro do professor José Manuel Nunes, acompanhado por um grupo de alunos e professores...

A minha filha mais nova, enquanto espera pela irmã... (Benditos jogos!)

Morreu um dos percursores da música electrónica: STOCKHAUSEN


"Considerado um dos maiores compositores do final do século XX, foi o responsável por trabalhos artísticos de grandiosidade indiscutível. As suas obras revolucionaram a percepção de ritmo, melodia e harmonia. Trabalhos como Stimmung e Mikrophonie marcaram época quando da sua estréia pois exigiam do público percepção musical aguçadíssima. De suas obras mais ambiciosas destacam-se o quarteto de cordas com helicópteros (Helikopter-Streichquartett) (que é tocado com estes instrumentos mesmo: um quarteto de cordas e quatro helicópteros), parte integrante de um work in progress de mais de dez anos, e a ópera Licht baseada em textos sânscritos e budistas que tem suas partes distribuídas nos dias da semana."in wikipedia


Excerto de uma Comunicação de Karlheinz Stockausen em Maio de 1972, sob o tema "Four Criteria of Electronic Music".

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Ainda os Barbatuques

Ah, claro! O Concerto... nem tenho palavras... Um ESPANTO! Que vivacidade, que criatividade, que alegria, que energia, que animação que aqueles músicos têm! Que inveja a minha!...

Mas creio que também houve quem me invejasse a mim :)


E perguntam vocês: "?!"


Pois bem, no final do concerto houve o sorteio de uma garrafa de 5 litros de vinho (o concerto teve o patrocínio de umas garrafeiras...). Imaginam quem foi o sortudo(a)? Pois é! Fui eu!!!

Olha p'ra mim toda feliz...

A mim?! Logo a mim que não costumo ter sorte nenhuma ao jogo!... Esta semana vou jogar no Euromilhões ;) Mas, também, com este nome a garrafa só podia sair a uma cibernauta ferrenha como eu :)

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Workshop com os Barbatuques

Ontem foi um dia em cheio para a turma do 6ºB da minha escola: puderam participar gratuitamente num workshop dos Barbatuques, graças à APSARA.
Com a devida autorização, tirei uma ou outra foto do evento. Mas, acabei por parar e fruir a actividade ao máximo: batemos e atirámos palmas, marcámos tempos e contratempos, fizemos estalinhos e estalidos, imitámos a chuva e corremos como o comboio, repetimos, inventámos, criámos em grupo...
Enfim, uma experiência que, com toda a certeza, não esquecerão. Eu própria adorei! Imaginem os meus alunos :)

Deixo aqui a nossa "Chuva no Terraço" conseguido só com diferentes tipos de palmas (estrela, chapada, costas das mãos, com dois dedos, mãos em concha)


terça-feira, dezembro 04, 2007

Duas realidades bem distintas: a música em Portugal e na Alemanha

Até arrepia ouvir alguns coros por essa europa fora! No Artimanha está um excerto da Paixão Segundo S. Mateus de J. S. Bach, cantado pelo coro Thomanerchor. Um espanto!



Sei que estou a ser má, mas não resisti a colocar (por oposição) um coro de crianças portuguesas, num ritual comum a todo o território luso, por altura do Natal. Quem, sendo pai ou mãe neste país, não passou por situações destas? (Confesso que só vi o início do excerto, pois não consegui ouvir mais...)



Enfim... Afinal a Educação Musical ficou-se por umas "horitas" no final do dia de escola, de forma bem lúdica e como opção (no 1º ciclo) e uma vez por semana, no 2º ciclo. E começo por aqui por ser a minha área, mas tenho noção da diferença abismal no que concerne ao ensino artístico nos dois países. Querem mais? Pois não há dinheiro!... A Educação fica para depois!

Mas garanto-vos que, ainda no outro dia, uma colega minha me perguntou se não podia formar um coro de gospel com os meus alunos, como viu num qualquer lugar no litoral. É tão fácil, não é?

Pois é...

"Disney tem o melhor casting. Se não gostar de um actor pode simplesmente apagá-lo"
Alfred Hitchcock

retirada daqui

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Tendo-se iniciado em 1998, pelas Nações Unidas, surgiu com o objectivo de promover os Direitos Humanos de todas as pessoas portadoras de deficiência, permitindo-lhes conquistar oportunidades iguais às de pessoas não portadoras de deficiência, garantir que pessoas com deficiência possam participar plenamente da vida na comunidade, assegurar que pessoas deficientes tenham voz em programas e políticas que afectam a nossa vida e eliminar a violação dos direitos humanos.

Todos os anos a sua comemoração se baseia num tema novo, tendo como objectivo a participação da sociedade, tentando aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. No ano de 2006 o tema foi "O dia da E-acessibilidade".


domingo, dezembro 02, 2007

É já amanhã! Apareçam por Castelo Branco...

O worshop para músicos e professores de Música acontece já amanhã, mas já está esgotado.

Para os concertos (3 e 4 Dez) creio que ainda haverá bilhetes. Esperam-se visitantes de todo o país.

Estou ansiosa! Apareçam... Os albicastrenses são bons anfitriões :)

retirado daqui

sábado, dezembro 01, 2007

Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda



Segundo pude ler aqui na secção de Cultura, começa já na próxima quarta-feira, o Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda no Teatro Municipal da Guarda. Este ano, surge com três estreias absolutas em programa.

A abertura cabe ao novíssimo Grupo de Música Contemporânea da Guarda, constituído exclusivamente por músicos residentes na cidade, como Domenico Ricci, Carlos Canhoto, João Delgado, Hugo Simões, Jorge Pires, Helena Neves ou Márcia Cunha, entre outros.

O concerto de estreia, agendado para o pequeno auditório, inclui obras de Christopher Bochmann, Leo Brower, Edgar Varèse, Benjamin Britten, David Liebman, Fernando Lapa e Mark-Anthony Turnage.

Uma semana depois, a 13 de Dezembro, o Quarteto de S. Roque e o Trivium dividem o palco num recital com temas de César Viana, Roger C. Vogel e (o meu amigo) Hélder Filipe Gonçalves, cuja partitura "Deconstructing (Beethoven’s) Pastorale" será interpretada pela primeira vez em público pelos Trivium.

Para 20 de Dezembro, o último dia deste ciclo, está agendado o concerto do Acord’Ensemble, um octeto de guitarras, com obras de Leo Brower, Roland Dyens e a estreia absoluta de "Reflexões", de José Carlos Sousa. Na segunda parte o Grupo de Música Contemporânea da Guarda interpretará Clotilde Rosa, David Kechley, George Crumb e Eduardo Luís Patriarca.






Um Ciclo a não perder. De todo!


(imagens de 2006)