segunda-feira, dezembro 31, 2007
Pontos de vista...
sábado, dezembro 29, 2007
Como se diz?
Árabe: Kul 'aam u antum salimoun
Chinês: Chu Shen Tan
Francês: Bonne Année
Alemão: Prosit Neujahr
Grego: Eftecheezmaenos o Kaenooryos hronos
Italiano: Buon Capodanno
Russo: S Novim Godom
Espanhol: Feliz Ano Nuevo / Prospero Ano Nuevo
Turco: Yeni Yiliniz Kutlu Olsun
Vietnamita: Cung-Chuc Tan-Xuan
(daqui)
Procuram um bom restaurante no Interior do País?
sexta-feira, dezembro 28, 2007
quinta-feira, dezembro 27, 2007
É difícil superar a versão do Freddy Mercury
No entanto, por acaso, encontrei a peça Bohemian Rhapsody dos Queen cantada numa versão de um grupo chamado G4. Inacreditavelmente, mantiveram tudo igual, até mesmo o estilo do videoclip. E é claro que, inevitavelmente, saiem a perder na comparação. Não há voz que se compare à de Freddy Mercury. Os G4 cantam bem, mas de uma forma demasiado "meninos bonitos". Uma das minhas filhas, entrando na sala a meio da canção, até me perguntou o que aconteceu aos Queen, porque estavam a cantar em forma de ópera. Foi uma risota! Pois podem comprovar...
Jantares de Natal
Combinámos trazer presentes para todos e, de forma a facilitar o seu sorteio, escolhemos em família algumas frases de músicos e outras sobre música e reproduzi-as em duplicado (uma ficou na prenda e outra foi para um saco). No final do jantar, cada um de nós retirou uma fase e leu-a em voz alta seleccionando, assim, o seu presente. Foi bastante divertido!
Eis algumas das frases:Recomendai a vossos filhos que sejam virtuosos: só a virtude pode trazer a felicidade; não o dinheiro. (Ludwig van Beethoven)
A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo. (Oscar Wilde)
Quem ouve música sente a sua solidão de repente ser povoada. (Robert Browning)
.
A música nasceu livre e o seu objectivo é manter-se assim. (Ferrucio Busoni)
.
Tenho a impressão que no mundo dos negócios há uma maior amplitude de espírito e uma maior predisposição para examinar as premissas fundamentais de algo novo ou pouco habitual, do que no mundo da música. (Charles Ives)
.
Desde que o Homem surgiu, existe música. No entanto, também os animais, os átomos e as estrelas fazem música… (Karlheinz Stockhausen)
Presépios...
Arte com garfos
... ofereceu ao pai João um violoncelista. Apesar de actualmente estudar oboé, ainda existem reminiscências do violoncelo :D
... e eu ganhei um coro inteirinho. Vejam só...
quarta-feira, dezembro 26, 2007
Mas será possível?!
domingo, dezembro 23, 2007
Missa em Si menor de Bach
Agnus Dei na versão de Andreas Scholl...
Receita especial de Natal
sábado, dezembro 22, 2007
Hoje é dia de Missa
sexta-feira, dezembro 21, 2007
quinta-feira, dezembro 20, 2007
Que rica prenda de Natal!
Vou colocar a notícia na plataforma moodle. Pode ser que alguém lá vá...
quarta-feira, dezembro 19, 2007
É bom ouvir jovens assim!
Ouvidos todos os alunos fiquei, mais uma vez, feliz em observar uma classe em crescimento e com uma qualidade bastante boa. Desde a aluna mais nova (a Mariana)...
...até uma das alunas mais adiantadas (como a minha filha Carolina) todos souberam estar à altura do evento, mostrando a todos os presentes o trabalho árduo que têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses (ou melhor, anos...). Tal como tem acontecido nos últimos tempos, a Carolina foi muito bem acompanhada ao piano pelo professor João Paulo Cunha.
O oboé da Bárbara
Vou tentar montá-la, de novo...
Não é de ficar vaidosa com uma filha a tocar assim no 4º grau de oboé? (depois de ver estas imagens, a Bárbara já aprendeu que deverá usar um gancho no cabelo...) Este ano, o pianista-acompanhador é o André Piolanti, aluno da ESART.
terça-feira, dezembro 18, 2007
Descubram as diferenças...
O velho/novo Conservatório
Final do concerto na Guarda
A cidade da Guarda perto do Natal...
Assim vai o comércio em Portugal
Uma das lojas onde entrei foi a Inside de roupa e calçado juvenil. Sinceramente, perdi a vontade de lá voltar: um barulho infernal (que alguém teve a ousadia de chamar música) e as informações em espanhol. Pois! Nada de português! Quando questionadas sobre este assunto, as empregadas responderam que costumam avisar cada cliente, no acto da compra, não havendo necessidade de traduções. Sinceramente!...
segunda-feira, dezembro 17, 2007
domingo, dezembro 16, 2007
Que ricos pianistas...
Ora aqui vem mais uma canção de Natal!
E que tal esta? Bem antiga e com uma qualidade de imagem pouco clara, mas de uma música que costumo trabalhar com os alunos na versão portuguesa do Sérgio Godinho: "Os 12 dias de Natal". Gosto imenso!
Mais um grupo que admiro: Stomp
No ar...
Com bolas de basquetebol e na cozinha...
STOMP OUT LOUD
sábado, dezembro 15, 2007
A Ceremony of Carols
Que saudades do trabalho, do esforço mas também do companheirismo e amizades que fundámos entre todos... Há coisas que não se esquecem!
sexta-feira, dezembro 14, 2007
Concerto de professores com balalaica
quarta-feira, dezembro 12, 2007
É já amanhã (13 Dezembro)...
terça-feira, dezembro 11, 2007
Que nome dar a isto?
Saber educar
domingo, dezembro 09, 2007
Um dos poemas mais belos de Sophia de Mello Breyner Andresen
Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua
Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.
"NO TEMPO DIVIDIDO E MARNOVO", com ilustrações de Arpad Szenes (1985)
Nomeações para o "Diz que até não é um mau blog"
classe de piano do conservatório de setúbal - pela divulgação que faz da boa música, sempre de forma criativa e cativante.
diz que não gosta de música clássica - pelo facto de ser um bom anfitrião, recebendo bem e com óptimas sugestões.
anterozóide - pela acutilância dos seus cartoons sobre educação.
sábado, dezembro 08, 2007
Dizem que este não é um mau blogue!...
Concerto de Natal na Sé Catedral
Um quarteto de saxofones com a professora Paula Pinto...
O coro do professor José Manuel Nunes, acompanhado por um grupo de alunos e professores...A minha filha mais nova, enquanto espera pela irmã... (Benditos jogos!)
Morreu um dos percursores da música electrónica: STOCKHAUSEN
"Considerado um dos maiores compositores do final do século XX, foi o responsável por trabalhos artísticos de grandiosidade indiscutível. As suas obras revolucionaram a percepção de ritmo, melodia e harmonia. Trabalhos como Stimmung e Mikrophonie marcaram época quando da sua estréia pois exigiam do público percepção musical aguçadíssima. De suas obras mais ambiciosas destacam-se o quarteto de cordas com helicópteros (Helikopter-Streichquartett) (que é tocado com estes instrumentos mesmo: um quarteto de cordas e quatro helicópteros), parte integrante de um work in progress de mais de dez anos, e a ópera Licht baseada em textos sânscritos e budistas que tem suas partes distribuídas nos dias da semana."in wikipedia
Excerto de uma Comunicação de Karlheinz Stockausen em Maio de 1972, sob o tema "Four Criteria of Electronic Music".
quinta-feira, dezembro 06, 2007
Ainda os Barbatuques
Mas creio que também houve quem me invejasse a mim :)
E perguntam vocês: "?!"
Pois bem, no final do concerto houve o sorteio de uma garrafa de 5 litros de vinho (o concerto teve o patrocínio de umas garrafeiras...). Imaginam quem foi o sortudo(a)? Pois é! Fui eu!!!
Olha p'ra mim toda feliz...
A mim?! Logo a mim que não costumo ter sorte nenhuma ao jogo!... Esta semana vou jogar no Euromilhões ;) Mas, também, com este nome a garrafa só podia sair a uma cibernauta ferrenha como eu :)
quarta-feira, dezembro 05, 2007
Workshop com os Barbatuques
Deixo aqui a nossa "Chuva no Terraço" conseguido só com diferentes tipos de palmas (estrela, chapada, costas das mãos, com dois dedos, mãos em concha)
terça-feira, dezembro 04, 2007
Duas realidades bem distintas: a música em Portugal e na Alemanha
Sei que estou a ser má, mas não resisti a colocar (por oposição) um coro de crianças portuguesas, num ritual comum a todo o território luso, por altura do Natal. Quem, sendo pai ou mãe neste país, não passou por situações destas? (Confesso que só vi o início do excerto, pois não consegui ouvir mais...)
Enfim... Afinal a Educação Musical ficou-se por umas "horitas" no final do dia de escola, de forma bem lúdica e como opção (no 1º ciclo) e uma vez por semana, no 2º ciclo. E começo por aqui por ser a minha área, mas tenho noção da diferença abismal no que concerne ao ensino artístico nos dois países. Querem mais? Pois não há dinheiro!... A Educação fica para depois!
Mas garanto-vos que, ainda no outro dia, uma colega minha me perguntou se não podia formar um coro de gospel com os meus alunos, como viu num qualquer lugar no litoral. É tão fácil, não é?
segunda-feira, dezembro 03, 2007
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
domingo, dezembro 02, 2007
É já amanhã! Apareçam por Castelo Branco...
Para os concertos (3 e 4 Dez) creio que ainda haverá bilhetes. Esperam-se visitantes de todo o país.
Estou ansiosa! Apareçam... Os albicastrenses são bons anfitriões :)
retirado daqui