terça-feira, julho 31, 2007

Como tirar a rolha

Estou a acabar de receber uma mensagem muito interessante: como tirar uma rolha de dentro de uma garrafa. Achei giríssimo como experiência, até para fazer com os miúdos.

segunda-feira, julho 30, 2007

Sábado no campo

Já há bastante tempo não estava assim tão perto destes bichos (cabras, ovelhas, rãs, carpinteiros (?!) e aranhas)






Ingmar Bergman

http://www.redesescarlata.org/be/index.php?m=200607


Acabo de saber pela visão online que morreu hoje, aos 89 anos, o grande cineasta sueco Ingmar Bergman.
"Realizou, ao longo da sua extensa carreira, mais de 40 filmes, entre os quais, Um Verão de Amor(1951), O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres (1957), Em busca da verdade (1961), Lágrimas e suspiros (1972), Sonata de Outono (1978), Fanny e Alexander (1982), e o mais recente Saraband (2003). Ao longo da sua carreira foi distinguido com três Óscares, entre 1961 e 1984." (http://visao.clix.pt/default.asp?CpContentId=334053)

Ainda há pouco tempo tive oportunidade de ver o seu delicioso filme "Saraband", integrado no Festival Primavera Musical 2007...

domingo, julho 29, 2007

TPC's

O melhor mesmo, é não fazer os trabalhos de casa...


O disparate da semana

Por vezes, só depois de cometer os erros nos damos conta do disparate... E agora, como saem?


Professores sofrem!!!!

Alguns dos exemplares que aqui coloco são já relíquias, mas não deixam de nos fazer sorrir sempre que os vemos. Afinal são idênticos a outros que vemos todos os anos...











Regresso ansiado

Obrigada a todos.

Nesta altura, o desejo de procurar uma praia é enorme mas, verdade seja dita, nunca me satisfaz em pleno: demasiada gente, águas demasiado frias, demasiada gente a vender de tudo pelos areais (bolas de berlim, toalhas, atoalhados, camisas...) Ufa!

Como vêem, venho a precisar do meu cantinho para, agora sim, aproveitar os últimos dias de descanso. E nem calculam como estava ansiosa por voltar ao meu blogue e, claro, a vós. Creio que sou já uma "blogoólica" ;-)

sexta-feira, julho 20, 2007

Disciplinar

Ai, Meu Deus! Até é difícil de acreditar, eu sei! E de se colocarem na pele do professor, mais difícil ainda... Mas, esta até é uma situação bem comum em escolas que conheço! Vejam em:

http://aijesus.blogspot.com/2007/07/galhos-por-bugalhos.html

Saber partilhar

Lindo!
Aprendamos com eles...

(Des)Confiança é preciso!

Que aflição! É incrível a rapidez com que podemos ser maltratados (para não dizer pior...). Recebi este vídeo no mail e TENHO mesmo que partilhá-lo convosco.

Aqui não são as barreiras arquitectónicas...

Pode ser que esta mensagem sirva, pelo menos, para te fazer pensar duas vezes da próxima vez que estiveres a estacionar onde não deves!

Fluviário de Mora

Já deu para perceber que estou "a meio gás"... Que delícia de férias!

Hoje fui ao Fluviário. Já conhecem? Pois eu, nem sequer tinha ouvido falar... até hoje! E, apesar de opiniões algo negativas de um amigo (gostou, mas ficou desiludido - após tanta publicidade...), eu gostei imenso!!
Fica perto de Mora (mais precisamente em Cabeção) e está muito bem assinalado. Bastou-nos ir em direcção a Mora e depressa começámos a ver placas indicativas do novo empreendimento.
Aberto ao público em Março deste ano, apresenta-nos um espaço jovem, recriando os habitats naturais. É certo que sentimos falta de mais placas com informações ao longo dos aquários, mas nada que nos retire o prazer da visita. E, quer-me parecer que, caso a visita se faça com uma escola, ter-se-á acesso a outro tipo de informações e actividades específicas, pois passámos por um auditório e por salas apetrechadas com microscópios.

segunda-feira, julho 16, 2007

Violência doméstica

Este é um tema que muito me aflige. Passando-se tudo longe do nosso olhar e sendo um assunto escondido por todos, pela vergonha e pelo medo, acabamos por viver lado a lado com situações idênticas a estas que hoje mostro, sem sequer repararmos.

Quantas vezes já viram reacções deste tipo em alunos, quando levantamos rapidamente a mão, ou nos aproximamos inesperadamente?! Comigo já aconteceu umas quantas vezes. Sinceramente, nunca tinha pensado nesta hipótese... estarei mais atenta, da próxima vez.

"Pode ser dividida em violência física — quando envolve agressão directa, contra pessoas queridas do agredido ou destruição de objectos e pertences do mesmo; violência psicológica — quando envolve agressão verbal, ameaças, gestos e posturas agressivas; e violência sócio-económica, quando envolve o controle da vida social da vítima ou de seus recursos económicos. Também alguns consideram violência doméstica o abandono e a negligência quanto a crianças, parceiros ou idosos." http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_dom%C3%A9stica








Não à violência doméstica!

7ª arte

Para quem gosta de cinema, esta será uma boa notícia: nasceu um novo blogue de cinema.
http://7arte-cinema.blogspot.com/

Vi, gostei e vou colocar nos meus blogues amigos. Não sou uma expert, mas gosto imenso de um bom cinema.

sexta-feira, julho 13, 2007

Marcos Diaz

Fui ao Governo Civil "ouver" o guitarrista Marcos Diaz. Tocou as Suites nº1 BWV 1007 e nº6 BWV1012 de Bach, transcritas (claro) para guitarra. Interpretou também alguns andamentos de 5 sonatas de Scarlatti (K36, K77, K476, K208 e K209).

Devo confessar que fui a este concerto na esperança de modificar a opinião que tenho da guitarra. É um instrumento que nunca me atraiu, vamos lá saber porquê... E, apesar de reconhecer que o instrumentista tocou muito bem e que deve ser terrível tocar estas suites em guitarra, não conseguiu alterar em nada a minha opinião. Do meu ponto de vista, o instrumento não tem corpo para transmitir paixão... falta-lhe voz. Sou uma pessoa de paixões e, por ventura, a guitarra é demasiado delicada para mim.

Não sei se o Semedo se zanga comigo, mas gravei um excerto que aqui partilho convosco.

Orquestra Cordicitus

Dir-me-ão que vos mostro excertos do concerto de homenagem à D. Mª do Carmo aos bocadinhos, mas não é por mal! É à medida do meu tempo disponível... Aqui fica mais um: a "Orquestra Cordicitus" (nome pomposo dado pela nova directora do Conservatório) tocando o "I've got rhythm" de Gershwin.

quinta-feira, julho 12, 2007

Sites interessantes


Tenho pesquisado sobre sites com alguma relevância para o ensino e partilho hoje estes que considero bem interessantes. A maior parte são de música, pois claro! (Não chegam bem aos 50, mas lá chegará...) ;-)












Música Electrónica

Findo mais um ano de ESART e tendo, este último semestre, tido uma disciplina específica de História da Música de século XX (para além da cadeira de Análise, em que trabalhámos a música pós-tonal), fiquei com vontade de saber mais sobre a música electrónica. Para mim, este curso serve mesmo para isso: despertar a minha curiosidade sobre temas que, de outro modo, me passariam despercebidos.

Partilho convosco estes videos de 1983, que encontrei no Youtube. São videos velhinhos, mas com conteúdo suficiente para me darem uma lição





Alberto Caeiro



É um facto que Alberto Caeiro não foi MÚSICO. Eis a prova...

XI

Aquela senhora tem um piano
Que é agradável mas não é o correr dos rios
Nem o murmúrio que as árvores fazem...

Para que é preciso ter um piano?
O melhor é ter ouvidos
E amar a Natureza.


(in Poemas de Alberto Caeiro, Colecção Poesia/Edição Ática)

Fora ele músico e saberia que a Música é, também ela Natureza...
E que feliz sensação a de poder, não só ouvi-la, como também integrá-la, ser eu nela!

Que é isto que sinto?!

Não, não é cansaço...
É uma quantidade de desilusão
Que se me entranha na espécie de pensar,
É um domingo às avessas
Do sentimento,
Um feriado passado no abismo...

Não, cansaço não é...
É eu estar existindo
E também o mundo,
Com tudo aquilo que contém,
Com tudo aquilo que nele se desdobra
E afinal é a mesma coisa variada em cópias iguais.

Não. Cansaço porquê?
É uma sensação abstracta
Da vida concreta -
Qualquer coisa como um grito
por dar,
Qualquer coisa como uma angústia
Por sofrer,
Ou por sofrer completamente,
Ou por sofrer como...
Sim, ou por sofrer como...
Isso mesmo, como...

Como quê?...
Se soubesse, não haveria em mim este falso cansaço.

(Ai, cegos que cantam na rua,
Que fomidável realejo
Que é a guitarra de um, e a viola do outro, e a voz dela!)

Porque oiço, vejo.
Confesso: é cansaço!...


Álvaro de Campos

quarta-feira, julho 11, 2007

Muppet Show

E, já agora, (já que estou numa de recordações!) que tal este excerto de "Os Marretas"...



E esta maravilha de bebé? Deve ter sido um divertimento enorme, para os papás babados!

Barbapapa

Ihhh, incrível!!! Já não me lembrava destes desenhos animados! Há quanto tempo... Quando era criança, gostava imenso destes "bichos transformers" (lol). A sua forma transformava-se à medida das necessidades...

A net é mesmo engraçada: quando andava à procura de mais vídeos dos barbatuques reencontrei parte da minha infância :-)

Lembram-se?

Conclusão do curso de piano

Amanhã, no Conservatório Regional de Castelo Branco (auditório Liszt), poderemos ouvir os dois alunos do 8º grau de piano. Será o seu exame de fim de curso e está aberto ao público. Claro que estarei presente!

Terei o maior prazer em ouvir o Zé Gabriel e o João Ferreira, meu colega na ESART. Aliás, mais do que colega, meu amigo! Estou convencida que o prazer que tenho sentido ao longo do curso se deve, também, ao companheirismo e apoio por parte do João.

Claro que estarei no seu exame! E espero que consiga transmitir ao público presente, todo a força/energia que sei existir dentro de si.

Copying Beethoven

Este foi um dos últimos filmes que vi. Escusado será dizer que o fiz em casa. (Há quanto tempo não vou a uma sala de cinema!?) Não sendo deslumbrante, vê-se com prazer, até porque podemos ir ouvindo a sua música... Em certas partes, relembra-me "Amadeus".

O humor e o ensino

Bem! Com um post destes, este nem parece um blog de uma professora!
Mas, enfim!... Eu também não me revejo no professor do vídeo... E, do meu ponto de vista, o melhor é levar a vida com humor!

terça-feira, julho 10, 2007

Oficina de percussão: BARBATUQUES

Estou encantada com os Barbatuques. Nota-se muito? E, mais uma vez, fui buscar estes videos à Comunidade Virtual de Educação Musical (CVEM) http://cvaem.atspace.com/anuncio/index.htm







Humor

Sabem qual é o CÚMULO DO DODECAFONISMO?
- Schoenberg entrar num bar e pedir uma tónica.

http://www.meloteca.com/ludoteca-piadas.htm

Concerto hoje à noite

É já hoje, o concerto pelo guitarrista galego Marcos Diaz. Será pelas 21.30H no Governo Civil de Castelo Branco e interpretará obras de Bach e Scarlatti.

A não perder!

segunda-feira, julho 09, 2007

Baile da Chapada

Também trabalhámos a dança "O Baile da Chapada" que, no Centro Cultural, acabou por ser apresentada pelo 6ºD...

domingo, julho 08, 2007

Por terem surgido algumas dúvidas relativamente à festa de final de ano na minha escola, dei-me conta que ainda aqui não coloquei nenhum video das danças que realizei com algumas turmas.

As dúvidas surgidas prendem-se com o facto de ter havido mais do que uma festa de final de ano ;-) Uma organizada por mim, que decorreu no Centro Cultural de Alcains e outra organizada pelos alunos do 6º ano, que decorreu no polivalente da escola. Esta é uma tradição que vem de longe. A última manhã do ano lectivo é reservada aos alunos: eles organizam e partilham a festa, afinal são os finalistas.

Relativamente às danças, este ano trabalhei a "Sellenger's Round" ...



Encontrei no http://www.youtube.com/ umas versões um pouco diferentes da nossa "Sellenger's Round"



Festa de final de ano

A festa de final de ano na minha escola, deve ter sido idêntica a tantas outras por esse país fora. Mas, nada como ver...



Audições musicais

No final do ano lectivo, assisti a algumas audições no Conservatório Regional de Castelo Branco. Claro que preferi ver aquelas onde tocaram as minhas filhas ;-) (Porque será?!)

Não é por vaidade (garanto!), mas as audições de sopros neste conservatório, têm sempre uma qualidade acima da média. A professora Rita Malão (flauta transversal) e os professores Bruno Ferreira (oboé) e Pedro Ladeira (clarinete) têm criado uma escola de músicos de qualidade e, para mais, felizes!

Já agora não posso deixar de referir o nome do professor de acordeão Paulo Jorge Ferreira que tem trabalhado, ao longo dos últimos anos, com duos de acordeão e flauta/oboé e é (facto comprovado pelos prémios ganhos pelos seus alunos) um EXCELENTE professor. O duo Flubayan ganhou, o ano passado, o 3º prémio na classe de música de câmara na Noruega e o 2º lugar no Folefest. ( http://acordeao.blogspot.com/ e http://www.folefest.blogspot.com/ )

Mas também assisti a outras que me surpreenderam, pela alegria exposta nos rostos dos intervenientes: a da classe dos adultos e a da classe infantil. Este ano, o Conservatório abriu com uma turma muito especial: adultos que, por um motivo ou por outro, não sabiam nada de música, mas que sentiam vontade de aprender e outra classe composta por crianças entre os 3 e os 5 anos. Esta última já não é inédita no Conservatório e, este ano, voltou a funcionar em pleno.


Os pequenito cantaram, dançaram e tocaram instrumentos de percussão acompanhados por um grupo de música de câmara organizado para o evento. Foi giríssimo! Tendo como tema os Santos Populares, distribuiram alegria por todos quanto assistiam ao espectáculo.


Começaram por apresentar individualmente os instrumentos, altura em que cada músico tocou um excerto de alguma música infantil...

Aqui vemos a minha filha Bárbara com o seu oboé...

(também para dá ver o estado de degradação da Instituição, mas sobre isso falarei noutro post)








depois tocaram, cantaram e marcharam acompanhados pela professora Ana Margarida Leão.

sábado, julho 07, 2007

Método O PASSO

Mais uma vez através da CVEM http://cvaem.atspace.com/anuncio/index.htm, descobri um método novo de trabalho com crianças: é o método O Passo de Lucas Ciavatta.

Descubram-no e, se são professores de Música, apropriem-se da ideia e trabalhem-na com os vossos alunos. Parece-me óptimo para estimular o interesse de todos...

Queria eu, que houvesse uma alma caridosa que o trouxesse a Portugal. Enfim...

Projecto "Lenga la lenga"

No Brasil, Enny Parejo junta-se à Viviane Beineke e organizam algumas oficinas no âmbito do trabalho da Viviane "lenga la lenga". Por vamos vendo na net...

Barbatuques

Já conhecem os Barbatuques? http://barbatuques.com.br/

"Vou contar um pouco dessa história: minha primeira descoberta, ainda na adolescência, foi a de que o corpo era um brinquedo sonoro. Quando andava a pé gostava de me entregar a devaneios musicais, imaginando melodias e cadenciando os passos no ritmo. Sem perceber, as mãos pra acompanhar já iam buscando algum batuque, misturando sons de batidas no peito, palmas e estalos. Claro que a brincadeira já vinha desde batuques na cozinha, no chuveiro e nos delírios sonoros infantis, mas agora o brinquedo era novo. Os primeiros encontros foram resultado do contágio que essa mania despertava nos outros, começavam a aparecer rodinhas de batuque no corpo." Conta-nos o director Fernando Barba.



Conheci este grupo através da Comunidade Virtual de Educação Musical (CVEM) da qual já aqui falei, noutras ocasiões. O grande problema é que o grupo não é português! E, assim, é muito difícil para nós (aqui no paraíso do outro lado do Atlântico) podermos participar nos workshops que vão promovendo, até com alguma regularidade.

Não haverá por aí alguma instituição com vontade (e dinheiro) de os trazer cá a Portugal?

Pensem nisso e, se puderem, digam algo. Com toda a certeza terão uma multidão interessada. A CVEM trata da divulgação ;-)

Se ainda não conhecem esta comunidade, é favor não perderem mais tempo e inscrevam-se já:
http://cvaem.atspace.com/anuncio/index.htm

Se querem saber mais sobre os últimos/próximos acontecimentos:
http://cvaem.atspace.com/newsletter/newsl3.html

sexta-feira, julho 06, 2007

"Concerto para rosto solista"

Muitos dos nossos colegas trabalham, nas escolas do 1º ciclo, uma área designada por "Expressão Musical".

Mas o que é isso de Expressão Musical?

Deixo-vos a resposta a esta questão, no seguinte vídeo que fui buscar ao http://tonicadominante.blogspot.com/ e que, por sua vez, tinha trazido do http://espiademahler.blogspot.com/.

Estas pérolas devem ser partilhadas, não concordam?

Um dos comentários que se pode ler no youtube, é que esta seria uma óptima forma de mostrar a música a pessoas surdas.



(Como estou com problemas em colocar o video, o melhor é deixar-vos o site...)
http://www.youtube.com/watch?v=zZuzqeS-nr8

quinta-feira, julho 05, 2007

O nascimento de um Panda

1º Dia

2º Dia







3º Dia







7º Dia






25º Dia

30º Dia






35º Dia








90º Dia

Com a dedicação dos veterinários, este urso panda conseguiu sobreviver fora do seu habitat natural. Que fofura!

Max/MSP

O professor Helder Gonçalves (de quem já aqui falei de outras vezes) propõe-se realizar cursos "Introdução ao Max/MSP" e "Max/MSP na disciplina de Acústica", caso encontre receptividade nas escolas... http://www.cycling74.com/products/maxmsp

Aqui fica o seu contacto, para eventuais interessados: http://helderfilipeg.no.sapo.pt/

A mulher no cinema

No blog http://blogais.blogspot.com/ encontrei há pouco tempo, um pequeno video com a evolução da mulher na pintura, ao longo dos últimos séculos. Hoje descobri este, que mostra a imagem feminina no cinema.

Um mimo!
E, ainda para melhorar, temos Bach a acompanhar.

http://www.boreme.com/boreme/funny-2007/women-in-film-p1.php?emf=1++

Publicidade

Há publicidades incríveis!!!! Ao som da voz de Julie Andrews, a Skoda produz um novo automóvel...

Um Zoo caseiro

Com luvas de neve, saco-cama, raquetes de ténis, ténis, barbatanas e uma roupa velha podem criar um zoo completo. Vejam como:















Charles Chaplin

E, à conta do filme da Pixar, encontrei no youtube este pequeno filme animado, digamos que, interessante. Que tal misturar Charles Chaplin com outros filmes do século XX? Estranho, não?

Solidão

Hoje mandaram-me este vídeo lindo da Pixar Films: "Geri's game". Retrata tão bem o problema da solidão sentida por muitas das pessoas idosas. Aconselho vivamente...

segunda-feira, julho 02, 2007

A BD é espectacular!

Ao passear pelo http://savebybell.blogspot.com/ encontrei este mordillo LINDO!!!

Logo me recordei do livro "Mister O" da editora vitaminaBD...

anterozóide

Não resisto! Esta está divinal!

http://antero.wordpress.com/

E a escola tem de continuar...

O que eu hoje tenho para vos contar, parece passado num filme. De terror, claro!

Já aqui falei da minha direcção de turma, da sua (nossa) Área de Projecto, das pinturas, da necessidade de pedir apoios a empresas locais... lembram-se? Caso não saibam de nada, o melhor é ir ao blog do 6ºC http://melhorambientemaisescola.blogspot.com/

Enfim, o meu parceiro de AP, sendo um excelente professor, mesmo depois de terminar o ano lectivo, tem ido à escola (com os alunos que se oferecem) continuar a execução dos projectos pois, como calculam, não conseguimos concluir tudo o que desejávamos durante o tempo lectivo. Da última vez que pintaram, só estiveram dois ou três alunos e, no final, não houve paciência para lavar todas as trinchas. Tal como havia acontecido de outras vezes, deixaram-se as ditas cujas dentro de uma tina com água para que não endurecessem e, numa próxima oportunidade, logo se lavariam com diluente.

Por incrível que pareça, hoje o professor foi informado por uma empregada da escola, que as tinha deitado fora! Umas 15 trinchas... Meu Deus, com a desculpa que estavam duras, muito difíceis de lavar... "Oh, senhor professor! Então não havia diluente! O melhor foi deitar tudo fora!" Não perguntou nada a ninguém, não ponderou no disparate, não quis saber da escola, dos alunos, do nosso trabalho...

E agora, o que vamos dizer ao empregado que, motivado pelas nossas pinturas, se tinha oferecido para pintar a portaria? "Olhe, desculpe, mas a sua colega deitou-nos todo o material fora, só porque dava muito trabalho a limpar?" Socorro! Tirem-me deste filme! Até custa a acreditar, não é? Daqui a uns meses, quando recomeçar o próximo ano lectivo e quisermos melhorar mais qualquer uma das velharias da escola, teremos que voltar adquirir novos materiais. (*suspiro*) Quando soube, apeteceu-me chorar! Como é possível haver numa escola gente desta, que não pensa no bem-comum, na alegria de produzir de criar e recriar?

Sabem que eu até gosto de salientar o lado positivo da escola. Sou uma mulher forte que procura encontrar sempre o lado positivo das coisas mas, convenhamos, é muito difícil numa situação destas ficar calada! Muito, muito difícil não gritar, espernear...