quarta-feira, agosto 15, 2007

Organizar discotecas

Hoje debatemos em família um assunto importantíssimo:
Como organizar a nossa discoteca. Há imenso tempo que andavamos para comprar umas prateleiras novas, que servissem para organizar as nossas centenas de CD's, que têm sobrevivido espalhadas pela casa.

Aproveitando uma ida a Lisboa (consulta médica), decidimos ir ao IKEA, na esperança de aí encontrar algo a nosso gosto. Trouxemos o que precisávamos, montámos os móveis e discordámos quanto à organização dos CD's. Enfim...

Devemos organizar a música como?
  • Por uma ordem aleatória, seguindo apenas uma numeração?!
  • Por instrumento?!
  • Por época?!
  • Por estilo?!

Há sempre aqueles CD's que têm mais do que uma época, ou mais do que um compositor, ou ainda várias formações...

Bom! Só vos digo que a tarde de hoje foi de partilha de opiniões. Claro que as opiniões divergiam... Acabámos por optar pela opinião da filha mais nova, que considerou ser mais fácil separar por épocas e, dentro de cada uma, separar por compositores. Veremos se resulta.

14 comentários:

Anónimo disse...

Se me é permitida uma opinião...cá em casa organizei as minhas centenas de CDs da seguinte forma. Quando compro um CD colo-lhe uma etiqueta com um número. Na mesma altura, introduzo na minha base de dados (no meu caso em Filemaker) todos os dados que acho relevantes. O meu problema é que eu acho TUDO relevante e, por isso, tenho uma base de dados com todos os campos que se possa imaginar, até com as durações de cada faixa. Nem me atrevo a dizer todos os campos que tenho. Quando preciso de procurar algum CD, obra, compositor, etc., procuro na base de dados e vejo qual é o número do CD. Fácil !

Fantasia Musical disse...

Então tens, na estante, tudo colocado numericamente. É isso? Foi assim que comecei a fazer, utilizando uma ferramenta do Access. Tendo uma listagem assim, basta ir à base de dados e rapidamente sabemos qual o nº de CD que procuramos.

No entanto, a ideia não foi muito bem aceite cá em casa. Dizem não gostar de ver lado a lado, autores completamente distintos :-(

Fantasia Musical disse...

Ah! E claro que aceito opiniões! Foi exactamente por isso que coloquei esta mensagem. Foi mesmo um pedido de ajuda :-)

Anónimo disse...

Bem ja que me pediram uma opiniao e sou obviamente uma entendida no assunto ( não queiram ver a minha sala não? ) eu aconselho a tratar tudo por ordem alfabética de compositores. Outra ideia bastante útil será organizar por instrumentos. Contudo, nunca tinha pensado nessa ideia de organizar por épocas... Também não é nada má não... Talvez a vá experimentar um dia destes!!
Bem, boa sorte com a organização. Ideias não faltam!

Fantasia Musical disse...

Estou a chegar à conclusão que não há uma solução perfeita.... É que a ordem alfabetica dos compositores traz-nos complicações quando se trata de CD's com vários. E temos bastantes!

Anónimo disse...

Pois isso também é uma grande verdade.. A solução que eu adoptei para esse problema é que quando existem esses cd´s com vários compositores organizá-los então por intrumentos: canto, orquestra, violino, etc.
Mas é claro que para isso tem que se ter a informação na base de dados a dizer que o CD tem vários compositores e que por esse motivo está na secção tal...
Enfim, acho que é tudo uma grande complicação....

Anónimo disse...

Tendo o apoio de uma base de dados e os CDs numerados, não há complicação. A única (grande) dificuldade é mesmo a introdução dos dados na base de dados. Mas se nos limitarmos a compositor, obra, intérprete e nº de CD, pode ser um trabalho relativamente rápido.

A questão dos autores distintos lado a lado, para mim, não é importante, pois acho que até é compensada pelo facto de olhar para a estante e ver a "evolução" das minhas compras de CDs, sendo que os últimos a serem comprados têm, regra geral, o número mais alto.

Eu sempre achei que este é o melhor método porque cheguei à conclusão que atribuir "rótulos" aos CDs (compositores, época, intrumentos) é muito difícil. Há sempre alguns (bastantes) que não se encaixam em nenhuma categoria, ou que deviam pertencer a várias. Isso a mim faz-me bastante confusão, mas é uma questão de personalidade quase obsessiva e mania da organização !

Boa sorte na tarefa !

Fantasia Musical disse...

Difícil esta tarefa!... Mas vou conseguir ;-)

Já agora, pianoman, que base de dados usas?

Anónimo disse...

Eu uso o programa Filemaker. A base de dados com os (imensos) campos para introdução de dados criei-a eu. Se for preciso posso enviar (vazia, claro, sem os dados). É só dizer.

Fantasia Musical disse...

Uau! Isso seria excelente! Pode ser através do blogue ou será melhor um e-mail?

Anónimo disse...

Andei à procura de um email aqui no Blogue, mas parece que não há. Diz-me por favor um endereço para onde possa enviar isso, ou um contacto do MSN, tanto faz.

Fantasia Musical disse...

Pois é... está escondidinho! Só quem souber que os sites de História da Música Portuguesa e o do Coro Misto são meus, é que encontra o meu contacto ;-)

armanda_patricio@hotmail.com

Que bom!
OBRIGADA

Anónimo disse...

Já enviei...depois diz se recebeste.

Fantasia Musical disse...

Uau! Assim até dado gosto ter uma base de dados ;-)