terça-feira, agosto 07, 2007

Orquestra Vegetal

Bom! Esta é uma novidade para mim...

Já sabemos que existem orquestras com sons corporais, outras com materiais de desperdício, etc, etc. Mas, alguma vez ouviram falar de uma Orquestra Vegetal? Incrível!




Esta semana, vem na revista Visão (p.98) um artigo sobre uma orquestra de verduras. The First Vienna Vegetable Orchestra foi fundada em Janeiro de 1998 por austríacos e cria obras musicais variadas, desde músicas tradicionais africanas até à música experimental e electrónica.
Os instrumentos são feitos com vegetais e em alguns casos [poucos], a orquestra recorre também a utensílios de cozinha. No final de cada espectáculo, a orquestra convida o público a saborear uma sopa com os 30 kg de vegetais utilizados nos instrumentos tocados. Como se lê na revista "Uma forma original de consumir cultura". ;-)
Têm já 2 discos editados Gemise (1999) e Automate (2003) e criam os seus próprios instrumentos no próprio dia da actuação ao vivo. Para isso, deslocam-se ao mercado da localidade e compram os vegetais mais frescos que encontrarem. Segundo eles, a frescura é a melhor forma de conseguir um bom espectáculo.


Este ano estarão em Torres Novas, Águeda e Esposende entre 28 e 30 de Setembro.

O vídeo foi retirado do blog http://comerbemateaos100.blogspot.com/

7 comentários:

Alda Serras disse...

Incrível! Até chamei a minha mãe para ver.

Fantasia Musical disse...

Eu também fiquei assim. Que vontade tenho de os ir ouvir/ver ao vivo! Veremos se será possível...

Alda Serras disse...

Voltei aqui atrás para te dizer que vou passar este vídeo na minha turma de currículos como motivação para um trabalho sobre o Dia Mundial da Música. Estou certa que eles vão adorar!

Fantasia Musical disse...

Muito boa ideia, sim senhora! Hummm...

Anónimo disse...

Abriu em grande estilo o 6º Festival "O Gesto Orelhudo", com "The First Vienna Vegetable Orchestra"

O 6º Festival “O Gesto Orelhudo”, que apresenta um recheado programa internacional até ao próximo sábado, já está a ser uma festa de participação inigualável, com a cidade e a região positivamente de orelhas no ar.

DESCARREGUE O PROGRAMA COMPLETO DO FESTIVAL NESTE LINK
http://www.dorfeu.com/eventos/orelhudo/2007/img/livrinhofogo07_digital.pdf

Anónimo disse...

Foi um Cine-Teatro São Pedro com lotação mais que esgotada que acolheu o inusitado concerto “The First Vienna Vegetable Orchestra” na abertura do 6º Festival “O Gesto Orelhudo”. Os austríacos espantaram a audiência com a versatilidade sonora dos vegetais comprados no mercado da cidade. Um concerto insólito de música contemporânea, cuja rara estética subverteu os cânones e deu um contributo providencial às novas expectativas culturais de Águeda.

Fantasia Musical disse...

D'Orfeu, não sabia da existência deste Festival com nome tão sugestivo :-) e (falha imensa!!) também nunca tinha ouvido falar dos Slampampers. Pelas imagens que pude ver na net, tenho que ir à procura de mais... Nada como uns amigos novos para partilhar connosco o que de bom existe por aí. Obrigada.