sexta-feira, novembro 16, 2007

A arca dos contos




Já nem me lembro bem como descobri o livro/jogo "A Arca dos Contos" de Maria Teresa Meireles e ilustração de Danuta Wojciechowska, da editora Apenas. Talvez ao passear por alguma livraria... O que é certo é que o uso há uns anitos, principalmente nas aulas de substituição. Os alunos, trabalhando em grupos, vão construindo histórias, vão desfiando o novelo da imaginação, sempre com um sorriso nos lábios :)

Pouco tempo depois de ter descoberto as vantagens deste livro, tentei adquirir mais para oferecer a todos os meus amigos, mas já fui tarde: uma editora pequena, um livro de qualidade e um grupo de pessoas encantadas com a descoberta, levou a que se esgotasse o stock.

Logo na altura, contactei a editora que me assegurou uma nova edição para Outubro deste ano. Como não voltei a ouvir falar do assunto, voltei a contactá-los: "Infelizmente continua atrasada, mas já vemos uma luz ao fundo do túnel, pois a maioria dos novos desenhos já foi entregue ao gráfico. Não quero fazer promessas, mas estou convencida de que sairá à rua durante o primeiro trimestre do próximo ano."
Ao passar pela editora, fiquei a saber que a próxima edição terá novas ilustrações, desta vez de Teresa Lima. Estou curiosa...

Já perceberam que aguardo, ansiosa, pela nova edição.

2 comentários:

Alda Serras disse...

Muito interessante!

Tenho um jogo de cartas semelhante, vinha como material de apoio a um manual. Tem 7 categorias: tempo, espaço, personagem principal, desejo/ambição, partida, aliados e perigos. Criam-se histórias muito interessantes.

Fantasia Musical disse...

Olha que giro! A ideia deve ser a mesma, sendo que as categorias s�o um pouco diferentes...

Os alunos gostam imenso e, se divulgar os seus contos na plataforma moodle (ou blogue), gostam mais ainda ;) � uma forma de os incentivar a escrever...