domingo, janeiro 20, 2008

Também eu tenho um tom amargurado...

Recebi a nova revista da APEM (Janeiro-Março 2008).
Sou sócia desta Associação há já uns anitos, apesar de essa situação pouco ou nada servir para a minha vida profissional. E tenho pena! Dizem-me que quantos mais associados formos, melhor será a sua contribuição para a nossa carreira. Mas...

Pago as cotas, recebo a revista e sou informada das actividades promovidas em prol da comunidade. É bonito, não é? Pois, mas o que realmente acontece é que (como em muitas situações neste país) quem é de Lisboa ou do Porto tem acesso a tudo e quem é do Interior lê as notícias na revista.
Já cheguei a escrever à direcção da APEM (a anterior) sobre este assunto mas, como resposta, recebi uma missiva amargurada, sendo-me explicado que inclusivamente os membros da direcção oferecem muito do seu tempo e dispendem de dinheiro pessoal que não é, muitas vezes compensado. Falou-me em "carolice"... Acredito!
Ofereciam-me todo o apoio para que eu promovesse uma acção de formação por aqui, caso eu arranjasse um espaço e pessoas interessadas em participar. Mas perdoem-me a franqueza: se eu arranjar estas duas coisas, para que preciso da APEM? Se eu tivesse disponibilidade para o fazer, contactava directamente um formador, organizava a formação e ela realizar-se-ia! O problema é, exactamente, esta falta de tempo que nos sufoca, ao mesmo tempo que sentimos necessidade de aprofundar conhecimentos ou receber formação em novas áreas.
E, no entanto, a APEM promove formações na área da voz, da flauta de bisel, do estudo da canção, da dança... Enfim, um mundo impecável a que nós (Beirões) temos dificuldade em aceder...

Ai... parece que Castelo Branco está a um pulo de Lisboa. Pois! Mas Lisboa ainda está muito longe daqui. Isso vos garanto!

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá.
Muitos parabéns pelo teu blog.
Visito-o regularmente para verificar as boas-novas que nos tens para oferecer.
Em relação a este post, concordo a 100% contigo. Sou, também, Professor de Educação Musical, e natural de Mangualde (Viseu) e tenho alguma dificuldade em me conseguir deslocar a Lisboa ou Porto para frequentar as acções de formação ou cursos da APEM.
A resposta que eles te deram foi igualmente transmitida a uma colega minha aquando da sua participação no Curso de Cavaquinho que lá houve.
É com enorme pena e tristeza que não se verificam estas actividades, que tanto nos fazem falta, aqui nas Beiras. É realmente triste...
Esperemos que isto mude num futuro próximo...

Cumprimentos

Bruno Correia

Fantasia Musical disse...

Que bom! Obrigada pelo apoio :) Vamos lutar para alterar esta situação. Afinal, não é uma sina! :D

Anónimo disse...

E que poderemos nós, "Beirões", fazer para alterar esta situação?

Fantasia Musical disse...

Contactei a nova direcção da APEM. Elogiei-a! Basta estar atento às mudanças e elas notam-se. Mas relativamente à descentralização das formações, nem por isso :)

Recebi ontem uma resposta. Nela posso sentir uma certa vontade em agir... A certa altura leio: "É preciso, no entanto, que alguém se responsabilize por arranjar um local para a formação e fazer uma certa divulgação para que haja público, tudo o resto poderemos tratar."

Enfim, arranjar um local e publicitar entre colegas, não é difícil. Vou auscultar alguns dos meus colegas e tu podes fazer o mesmo :D

Segundo me apercebi, parece que já há uma colega a tentar trazer cá uma formação ("Direcção coral e instrumental") com o professor Henrique Piloto.

Que tal as novidades?

Anónimo disse...

Olá.
Sim, não é difícil contactar e sensibilizar colegas para estas formações...

Já há uma colega a tentar trazer essa formação para cá? Quem será?
Eu por acaso vou no sábado, dia 26, ao Porto fazer o curso de Fundamentos Básicos de Direcção Coral e Instrumental com o Prof. Henrique Piloto, mas não sabia que já havia alguém a tratar disso para a Beira Interior.
Não te deram mais informações de quem se trata ou onde será realizada?

Fantasia Musical disse...

Não sei de datas nem em que local se realizará, mas sei que é a professora Ema Casteleira (professora no Conservatório Regional de Castelo Branco) que está a tentar trazer o formador a Castelo Branco...

Depois conta-nos como correu a acção de formação :)

Anónimo disse...

Ok.
É com prazer que contarei como correu a Acção de Formação.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá.
O Curso de Fundamentos Básicos de Direcção Coral e Instrumental correu muito bem.
Foi muito boa a experiência na área da Direcção, quer Coral quer Instrumental.
Apesar de termos ficado já com algumas "luzes" do que é a Direcção, esta deve ganhar consistência com a experiência.
O Prof. Henrique Piloto é um óptimo Maestro, um óptimo formador e, sobretudo, uma pessoa 5 estrelas.
Adorei o curso, apesar de ter sido pouco tempo, este devia ter uma carga horária muito maior...
Resta-nos esperar por outra oportunidade.
Aconselho...

Cumprimentos

Fantasia Musical disse...

Que bom! Já falei com a professora Ema e, juntas, vamos tentar divulgar o evento por aqui. Pode ser que consigamos realizá-lo em Castelo Branco. Depois divulgo ;)