terça-feira, fevereiro 12, 2008

António Oliveira e Silva


"O espólio do músico e pedagogo António de Oliveira e Silva, constituído por 136 volumes e 95 partituras, será doado segunda-feira à Biblioteca Nacional" (Expresso, Lusa)

Foi já há 3 anos que faleceu o meu antigo professor Oliveira e Silva. Lembro-me sempre dele, de cada vez que vejo a sua filha Joana Latino, na SIC. Como esta é colega da minha irmã, ao longo dos anos (mesmo depois de adulta), muitas vezes fui sabendo notícias dele, através dela.

Do espólio agora doado à Biblioteca Nacional, destaco uma "partitura manuscrita (cópia do século XVIII) da cantata La Danza (texto do poeta e libretista Metastasio), do compositor italiano radicado em Portugal David Perez (1711-1778)".

Um amante da música! Um amante da música antiga, sem dúvida! Um amigo...

2 comentários:

Paulo Pedroso disse...

Não sei bem porquê, lembrei-me hoje desta figura ímpar na pedagogia musical portuguesa.

Procurei notícias sobre ele e aqui vim a dar.

AOS foi um senhor!

Saudades!
:-))

Fantasia Musical disse...

Tendo sido sua aluna numa idade tão importante para o meu crescimento enquanto ser humano, muitas vezes me lembro dele. Então quando se trata de tomar decisões ao nível da música, é imediato! Foi extremamente importante para o meu desenvolvimento enquanto artista, professora e ouvinte...