quinta-feira, novembro 24, 2011

O que desejam as pessoas que desistiram de lutar?

Hoje, dia de Greve Geral, nada melhor que sair para passear e pensar na vida. Com sorte serei capaz de observar a beleza que nos rodeia e trazê-la mais para junto de mim...



Estou cansada de incompetências, más gestões, distribuição incorreta da riqueza do país, cobiças, más educações e pessoas egocêntricas. Estou farta... e triste. Onde está aquela profissão que escolhi há umas décadas e que me fez crescer enquanto ser humano? Só vejo um atafulhado de regras, documentos a preencher, alunos insolentes e pais conformados... Ahhhh!... Tristeza!

quinta-feira, novembro 10, 2011

Somos nós que construimos o nosso futuro

Saibamos escolher bem o caminho...
Cada um de nós pode (e deve) contribuir para um mundo melhor!

Por brincadeira, podemos imaginar assim coisas bonitas ;)
www.this-is-my-story.com/v/3VK1LJ0W9G02

terça-feira, novembro 08, 2011

Nada melhor me descreve nos últimos tempos...

O que há em mim é sobretudo cansaço —
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.
A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto em alguém,
Essas coisas todas —
Essas e o que falta nelas eternamente —;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada —
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço,
Íssimno, íssimo, íssimo,
Cansaço...

Álvaro de Campos



sábado, outubro 22, 2011

Ainda há pessoas assim...




Acabo de ver o filme Patch Adams que tinha gravado, na box da Meo. Adorei! Não propriamente do filme em si, mas da história por detrás dele.




Baseado em factos verídicos, gostaria também eu de ver mais alegria nas escolas onde leciono, mais prazer no envolvimento com os alunos; afinal, mais do que alunos, são jovens que crescem ao nosso lado e com quem podemos partilhar tanto!...




O Instituto Gesundheit existe mesmo, e é o fruto de um jovem médico que ousou ser excessivamente alegre, combatendo a tradição médica. Que homem fantástico!


Já agora, o facto de ter sido interpretado pelo Robin Williams ajudou bastante. Cá por casa, há quem diga que o papá é parecido com este ator :D

domingo, outubro 16, 2011

No dia mundial da alimentação...



... nada melhor que preparar um refeição equilibrada ;)



Hoje experimentei mais uma receita da Barefoot Contessa: salada fresca de pato. É deliciosa e aconselho-a vivamente!



Assei dois peitos de pato no forno e sem qualquer ingrediente mais (com a pele voltada para cima), durante 20 minutos. Após este tempo, retirei-o do forno e deixei-o mais 15 minutos coberto com papel metalizado.



Entretanto, misturei alguns tipos de alface diferentes, acrescentei framboesas, gomos de laranja (sem a pele) e algum sumo e, por fim, nozes. Temperei apenas com sal e azeite, pois cá em casa há quem não goste de vinagre, mas a receita original previa um vinagrette (azeite, vinagre, chalota picada e raspa de laranja).



Apresentei a travessa com o pato fatiado por cima da salada. E assim estive uma parte da tarde na cozinha, esquecendo muitas das coisas que não quero sequer lembrar, e alimentei a família sem complexos de culpa, por apresentar um bolo repleto de calorias (bolo crocante de mirtilos), no final :D


(A foto é a da Barefoot Contessa, pois não me lembrei de fotografar a minha travessa antes da refeição)

domingo, outubro 09, 2011

Estamos todos loucos

O vídeo é um pouco extenso, mas vale a pena vê-lo...
Já agora, não se ouve nele falar da hiperatividade, mas o sistema deve ser exatamente o mesmo! Claramente!! Basta ver como o número de crianças com esta disfunção disparou nos últimos anos :(

domingo, setembro 25, 2011

Surpresas de uva

Ontem foi a festa de aniversário da minha sobrinha Filipa, num espaço muito agradável, perto de Aveiras e resolvi levar-lhe uns miminhos doces - Bagos de Uva cobertos ;)

Infelizmente, acabei por me esquecer de fotografá-los e, por esse motivo, procurei uma imagem na net que se assemelhasse aos meus, mas confesso que os achei bem mais bonitos que estes [Os meus, claro! :D] Deixei-os ficar com pé, decorei-os com fios de caramelo e coloquei-os em forminhas de papel dourado.

São bagos de uva rija (ainda com pé) cobertos com uma massa de leite condensado que se levou a engrossar com uma gema de ovo, aroma de baunilha e 15 g de margarina. Depois de fria, é só usar partes da massa para envolver cada bago de uva, deixando o pé de fora. No final, após serem colocados em papel frisado, cobrem-se com açúcar caramelizado feito na hora. No final, o caramelo endurece e fica crocante, contrastando com a leveza do doce. Escusado será dizer que fizeram um sucesso!

Mais uma experiência que voltarei, de certeza, a repetir talvez com outros frutos no interior ;)

(Para quem tem menos experiência nestas lides, devo só acrescentar que a massa deve ser refrescada e trabalhada sempre com o prato e as mãos molhados em óleo)

quarta-feira, setembro 21, 2011

Vale a pena pensar nisto

Mensagem recebida por email.

"Um agricultor colecionava cavalos e só lhe faltava uma determinada raça. Um dia, descobriu que o seu vizinho tinha esse determinado cavalo e atazanou-o até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu e ele chamou o veterinário:
- Bem, o seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante 3 dias, no terceiro dia eu retornarei e, caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.
Ali perto, o porco escutava a conversa toda. No dia seguinte deram o medicamento e foram-se embora. O porco aproximou-se do cavalo e disse:
- Força amigo! Levanta-te daí, senão serás sacrificado!!!
No segundo dia, deram-lhe o medicamento e foram-se embora. O porco aproximou-se do cavalo e disse:
- Vamos lá amigo, levanta-te senão vais morrer! Vamos lá, eu ajudo-te a levantar... Upa! Um, dois, três.
No terceiro dia deram-lhe o medicamento e o veterinário disse:
- Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando se foram embora, o porco aproximou-se do cavalo e disse:
- É agora ou nunca, levanta-te depressa! Coragem! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos, um, dois, três, agora mais depressa, vá... Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!!! Tu venceste, Campeão!!!
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo a correr no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou! Isto merece uma festa... para comemorar, vamos matar o porco!!!

Reflexão: Isto acontece com frequência no ambiente de trabalho e na vida também. Dificilmente se percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso, por isso saber viver sem ser reconhecido é uma arte; procure ser uma pessoa de valor em vez de uma pessoa de sucesso."

Sempre a(c)tual

"O Acordo Tortográfico"
por Miguel Esteves Cardoso, 1986

domingo, setembro 18, 2011

O começo de uma nova etapa

Pois bem: sou, oficialmente, mãe de uma jovem estudante em Londres. Já foi no sábado, tem hoje uma aula e o primeiro exame é já na quinta-feira. Começa logo "a matar"! :D


Uma nova etapa para a Carolina e para nós pais, que vamos crescendo com ela. Correrá tudo bem, com certeza... (suspiro*)

quarta-feira, setembro 14, 2011

Crumble de maçãs e peras

Por acaso, e ao contrário do que alguns amigos pensam, não gosto muito de cozinhar. Não aquela rotina diária que me leva a criatividade e deixa apenas o cansaço. Por isso, acabo por procurar receitas novas que me conduzam alegremente à cozinha. Hoje foi um desses dias ;)

Há uns dias, no almoço inaugural do departamento de expressões, calhou falar-se em receitas com peras e lembrei-me do crumble de maças e peras. Pois, fi-lo hoje e ficou divinal!


Para quem, como eu, gosta destas receitas doces com frutas, aqui fica esta retirada do programa "Barefoot contessa", do canal food network:


Mistura-se 1kg maçã e 1kg de peras descascadas e cortadas em pedaços com meia chávena de mirtilos secos (ou arandos secos como eu fiz), raspa de um limão e de uma laranja, 2 colheres de sopa de sumo destas duas frutas, meia chávena de açúcar, um quarto de chávena de farinha, 1 colher de chá de canela e meia colher de chá de noz moscada.


À parte, mistura-se 1,5 chávenas de farinha com meia chávena de açúcar amarelo, meia chávena de açúcar branco, meia colher de chá de sal, 1 chávena de aveia (usei aveia integral) e 200g de manteiga, até ficar uma massa areada.


Colocar a fruta num pirex e, sobre ela espalhar (aos bocados) a massa areada. Vai ao forno até a parte de cima ficar tostada e crocante. Depois, é só saborear!! :D

segunda-feira, setembro 05, 2011

A dificuldade da adoção do novo português...

... com o novo acordo ortográfico, não se prende com o fato de ser ou não complicado, mas pelo facto de eu não estar de acordo com a mudança. Este ano terei, como professora (e, ainda por cima, responsável pelo jornal escolar), de obedecer às novas regras. Obviamente, por vezes terei algumas questões a colocar, mas, a seu tempo, tudo se ultrapassará. Tudo?! Bem, talvez não a mágoa de ver a língua portuguesa subjugada, também ela, ao facilitismo :(

Parabéns à Carla e ao Saúl


Tenho o enormíssimo prazer de aqui divulgar que, no nível superior da Música de Câmara do concurso Prémio Jovens Músicos, foi atribuído o primeiro prémio ao grupo Dryads Duo, composto pelos músicos Carla Manuel Santos (Violino) e Saul Picado (Piano).


Peço desculpa à Carla, mas não posso deixar de salientar o facto de o Saúl ser albicastrense. Antigo aluno do Conservatório Regional de Castelo Branco, desde cedo mostrou uma maturidade musical que se tem revelado fundamental na sua vida artística.


Aos dois, desejos de muitas felicidades e que o futuro lhes reserve alguma sorte, já que talento e esforço são qualidades que não lhes falta ;)

domingo, setembro 04, 2011

terça-feira, agosto 30, 2011

Back to school cartoons

É divertido observar que a maioria dos cartoons que encontro sobre o regresso às aulas apresenta mães com umas caras bem felizes!! :D












sábado, agosto 27, 2011

A Lusitana disponível em todo o mundo

Gostei de saber que a Lusitana tem agora um novo site de vendas online e disponível para todo o mundo - http://www.e-mercearia.com/

Não deixa de ser interessante uma empresa desta qualidade numa tão pequena localidade: Alcains. Impecável!

sábado, agosto 20, 2011

Oiçam, leiam, bebam desta música fantástica!

Adoro esta obra. E gosto mais ainda dela quando interpretada pela fabulosa Jessye Norman. Agora que encontrei esta versão legendada, não posso deixar de a partilhar (mais uma vez) convosco. Deliciem-se...

terça-feira, agosto 09, 2011

Mas o que se passa?

Na mesma reportagem onde oiço falar do caos que se vive em Londres, da tenra idade dos jovens envolvidos nos tumultos e dos problemas de falta de perspectivas de futuro/ambição dos mesmos, fico a saber que um terço dos jovens ingleses têm um blackberry. Fico muda... É que, apesar da distância, afinal os problemas serão os mesmos dos nossos jovens: apesar da crise, têm tudo. Basta ver/ouvir os noticiários para nos darmos conta que nos festivais estão aos milhares, que os hotéis do Algarve estão repletos de portugueses e que, para o jogo entre o Gil Vicente e o Benfica, se prevê lotação esgotada (devo dizer que o preço dos bilhetes varia entre os 30 e os 65 euro).




Estou deveras preocupada!



O país está mal, o mundo está mal, mas continuamos a gastar como se estivesse tão mal, mas tão mal que fosse acabar amanhã e que, por esse motivo, pudessemos gastar todos os nossos recursos já hoje... :(



Será que os jovens não sabem já fazer contas, ou estão tão habituados aos resultados imediatos dos jogos de computador que se esquecem que o futuro precisa de ser previamente preparado? Ele depende das escolhas que forem feitas agora; não podemos esperar sentados e encolher os ombros quando o "destino" nos levar por maus caminhos.





A sério, parece-me que a falta das palmadas no rabo e os castigos na hora certa estão já a dar os seus frutos e vêmo-lo diariamente: jovens irresponsáveis e pais que, não conseguindo dizer "não" aos seus rebentos, se encontram numa situação de incapacidade na sua educação. Hoje os jovens têm tudo o que o dinheiro (que os pais não têm) pode comprar, menos a noção de justiça e respeito pelo outro.




Obviamente que estou a generalizar sabendo que, felizmente, as excepções existem!!


quarta-feira, julho 20, 2011

Mas que bela parceria

Aliar um dos meus instrumentos de elição com os Queen só podia dar este resultado :D

(sugestão da Intermúsica)

domingo, julho 10, 2011

Odete procura o amor

Na disciplina de Improvisação na ANSO (Academia Nacional Superior de Orquestra) surgem, por vezes, trabalhos fantásticos. É o caso deste que aqui vos deixo. Concluído há uns dias, as autoras do trabalho dão-nos a oportunidade de vermos este delicioso filme animado criado de raiz para a disciplina. A minha filha Carolina contribuiu com a sua flauta transversal ;)


terça-feira, junho 07, 2011

Notícia de última hora

Ai, meu irmão! Nem imaginas como ficaria feliz por estar ao pé de ti nesse dia. Adoro-te e partilhar contigo contigo esse momento de felicidade seria fantástico!... E com apresentação do jornalista Pedro Coelho!! Uau!

Há alturas em que o cansaço se apodera de mim...

... e os últimos dias têm sido assim. Mesmo!

Tenho saudades de não fazer nada e não me sentir culpada por isso ;)

sábado, maio 14, 2011

"Pina" de Wim Wenders

Acabadinha de ver o filme no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco. Obrigada Carlos, por nos ofereceres tamanha beleza...


Deixo aqui um excerto de uma das suas obras ("Cafe Muller") retratado no filme. Com uma música lindíssima de Purcell...

quarta-feira, maio 11, 2011

"Estamos a espatifar a infância das crianças" diz Eduardo Sá

Disse um dia que as crianças estão em vias de extinção... Estão.



Não digo isso pelo facto de o Governo e a oposição as terem transformado numa espécie de conta poupança reforma. Acho até divertido que se fale de tudo e mais alguma coisa nas várias campanhas - presidenciais incluídas - e as questões das crianças e a política de fundo para a família nem sequer exista. Portanto, o que é que a mim me preocupa? Preocupa-me esta ideia complemente absurda de crescimento, que dá a entender que as crianças têm que ser jovens tecnocratas de fraldas antes dos seis, têm que ser jovens tecnocratas de mochila depois dos seis e têm que ser jovens tecnocratas de sucesso ao entrarem na universidade para que, finalmente - como se fosse uma linha de montagem -, saíssem todos mestres. Mestre é a designação mais vergonhosa que eu já vi para um título académico, porque é um título que reconhecemos aos sábios.



Andamos a enganar os jovens? Isto é o cúmulo da publicidade enganosa.



Explicar a miúdos com 22 e 23 anos que são mestres, de maneira a esperar que eles sejam, de preferência, ídolos antes dos 30... Anda toda a gente num registo eufórico e doente, que não percebe que as pessoas precisam de tempo para crescer. Acho engraçadíssimo quando dizem com orgulho que no jardim-de-infância há crianças que já sabem ler e escrever, mas não é isso que as torna mais sábias. Às vezes, as pessoas confundem macacos de imitação com crianças sábias. Acho engraçadíssimo quando as crianças não podem errar - eu julgava que errar era aprender. Mas não: as crianças têm que ter notas que são insufladas sabe Deus pelo quê. Vivem empanturradas em explicações. Se os pais puderem utilizar todo o tempo que a escola coloca ao serviço das famílias, elas podem passar 55 horas por semana na escola...



Estamos a espatifar a infância das crianças, a espatifar a adolescência e, depois, com um olhar absolutamente cândido, dizemos que elas têm défices de atenção.


(recebida por email)

domingo, maio 08, 2011

Dia 13 em Castelo Branco e 14 na Ericeira

A minha filha Carolina vai acabar a primeira quinzena de Maio completamente extenuada, com os concertos que tem agendados para os seus dois trios. Começou anteontem com o trio de flauta, viola e harpa num concerto no El Corte Inglês e segue para mais dois em Castelo Branco e em Ericeira. É um gosto vê-la trabalhar naquilo que lhe dá prazer. Força, filhota!



Se puderem, apareçam ;)


13 Maio (sexta-feira)

21H30

Auditório Liszt do Conservatório Regional de Castelo Branco



Trio:


Carolina Patrício (flauta)


Catarina Passos (flauta)


Paulo Pacheco (piano)


Programa:


J. S. Bach - Trio Sonata para duas flautas e baixo contínuo em Sol Maior, BWV 1039
Jean Michel Damase - Trio para flauta, oboé e piano
A. B. Fürstenau - L'Union, Introdução e Rondó Brilhante, op.15, sobre o tema
de "Norma" de Bellini, para duas flautas e piano
Franz Doppler - Andante e Rondo para duas flautas e piano




14 de Maio (sábado)
22h00
Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira

Trio:

Carolina Patricio (flauta)


Madalena Melo (viola)


Salomé Matos (harpa)




Programa:
Claude Debussy — Sonata
Manuel Moreno-Buendía — Suite Popular Espanhola

quarta-feira, maio 04, 2011

Um "encore" especial...

Anna Netrebko (soprano) interpreta um encore de Lehár de forma deliciosa, no final de mais um concerto. Ora vejam...


sábado, abril 30, 2011

A música no romance de Joaquim de Oliveira Ribeiro

Joaquim de Oliveira Ribeiro, autor do livro que, nos últimos dias tenho vindo a anunciar, não é músico. Não frequentou nenhuma escola de música, mas é um artista. Mesmo! Pinta, faz caricaturas, bandas desenhadas e, obviamente, escreve. Como disse, não é músico. Mas observem bem as seguintes frases que retirei do seu mais recente romance "Correntes do Índico" e vejam se a arte dos sons não está tão presente na sua obra. Boa, manito!
"...O galo esganiçado do costume cantou algures como que autorizando os ruídos do dia a instalarem-se definitivamente na casa, e sentiu o sorriso satisfeito emergir-lhe de repente no rosto inchado. Era um mundo novo que se impunha, sumptuoso e irrecusável. Espreguiçou-se despudoradamente e abraçou-o sem reticências. Não era ainda tarde, por isso, numa atitude rotineira, vagou pelo enorme casarão colonial, abrindo portas e janelas com o vagar de quem se sente ausente do tempo, desfrutando cada momento, cada gesto com um tal deleite que quase roçava a volúpia. Movimentava-se balanceando os desmesurados quadris ao compasso alegre de uma melodia, mais sussurrada que cantada. Parava aqui e ali, olhando o céu límpido e as calmíssimas águas da baía do Espírito Santo, lá ao fundo, flutuando sobre a copa das árvores do quintal. Ouvia a sirene de um vapor, dos tantos que ao longo do dia por ali passavam e, mais uma vez, recordou o sonho que pensava fazer já parte do passado. Um assomo de tristeza feriu-lhe a bonomia do rosto."

.

(excerto das páginas 10 e 11, "Correntes do Índico", editora Guerra e Paz)




Descobri hoje que, para além das lojas Fnac, também nas livrarias Bertrand é possível adquirir este romance. Espero que, desta vez, o seu livro tenha um maior sucesso de vendas, já que a anterior editora (Pergaminho) não o soube divulgar convenientemente. Na Bertrand de Castelo Branco disseram-me que ainda existem três exemplares do seu 1º romance "A morte de D. Resgate", daquelas sobras em mau estado. Mas é só. Não apostando num novo autor, fizeram uma tiragem demasiado pequena para a procura. Que malandros...



Desta vez é que é!! Porque não aproveitar a feira do livro de Lisboa? :D

terça-feira, abril 19, 2011

Novo romance na família

A partir de 26 Abril estará à venda o último romance do meu irmão mais velho "Correntes do Índico", baseado em factos reais.
Mais uma vez, retrata uma ambiência africana que lhe ficou enraizada após a sua passagem por Moçambique. Dizem que quem lá viveu não esquece mais e, no caso do meu irmão, não só não esquece como faz questão de lembrar, através dos seus romances. O primeiro foi "A morte de D. Resgate" editado pela editora Pergaminho. Desta vez, é na Guerra e Paz e será comercializado ao preço de 14,90 euro. Caso o apreciem, por favor divulguem :D

segunda-feira, abril 11, 2011

Pedido de ajuda


Alguém me sabe dizer se existe algum calendário, que possa ser usado nos blogues, onde se possa ir colocando as actividades disponíveis em cada dia?


Por exemplo, no calendário aparecem os dias do mês de Abril, sendo que os dias específicos em que há actividades estarão destacados com uma cor diferente e, clicando sobre o dia, é possível ficar a saber mais sobre o evento.


Será que existe isso no blogger, ou estarei a pedir demais? :D

Mais uma ópera em Castelo Branco

A Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) está a trabalhar a opereta de Franz Lehár, A Viúva Alegre. A sua apresentação pública está agendada para Castelo Branco e Covilhã, nos dias 2 e 4 de Junho respectivamente.


A Viúva Alegre estreou em 1905 num palco de Viena e, apesar de, na primeira apresentação, não ter alcançado sucesso imediato, rapidamente isso aconteceu tornando-se numa das mais conhecidas obras deste autor.


Entrecortando textos falados e cenas musicais, a opereta narra a história do embaixador de um país europeu que, em Paris, tenta fazer com que uma rica viúva se case com um compatriota seu, a fim de que a sua fortuna não abandone o país.


Ora o que mais me agrada nesta história é que também eu farei parte deste projecto da ESART. Apesar de já não frequentar a escola, fui convidada para reforçar o coro. Obviamente aceitei, até porque tenho imensas saudades de cantar... E nunca trabalhei uma ópera encenada! Vai ser muito divertido ;)

quinta-feira, abril 07, 2011

Coisas boas da vida

Depois de um dia TÃO longo como este, nada como ouvir esta obra/este coro e deixar-me ir... Fan-tás-ti-co!

domingo, abril 03, 2011

O trabalho de domingo



Hoje passei boa parte do dia a trabalhar para a escola (até parece que é novidade...). Os alunos participaram num concurso de construção de instrumentos musicais criados com materiais recicláveis e o resultado foi, mais uma vez, surpreendente.


Recebi muito menos instrumentos do que no ano passado, mas com uma qualidade que, no geral, é muito superior.


Fotografei-os e coloquei-os online para que possam vê-los e votar no vosso preferido. Apenas os três mais votados online e na escola (os instrumentos estão expostos na entrada da escola, edifício II) terão direito a medalhas.


Convido-vos a colaborarem neste projecto e darem-lhe a visibilidade que merece.

Obrigada!! :D

quarta-feira, março 30, 2011

Concerto com o flautista Nuno Inácio

Eu não posso ir, mas conhecendo o flautista, aconselho vivamente. Sábado é dia de ensaio do Coro Voximix com a Orquestra de Sopros do CRCB, para o concerto de Páscoa. Infelizmente, não dá mesmo! Haverá mais oportunidades :D

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Nuno Inácio - flauta

Nir Kabaretti - direcção musical
Abril 2 Sábado, 18h00, Auditório da NOVA (Campus de Campolide) Preços: 5 e 10€ Bilhetes à venda no dia do concerto, no local do espectáculo, a partir das 17h00 ABRIL 3 Domingo, 21h30, Cine-Teatro Louletano, Loulé Concerto inserido no Festival Caixa Geral de Depósitos PROGRAMA Richard Wagner — Idílio de Siegfried Carl Nielsen — Concerto para Flauta e Orquestra, FS 119 Wolfgang Amadeus Mozart — Sinfonia n.º 41 em Dó maior, KV 551, Júpiter
"A derradeira sinfonia de Mozart sobressai neste programa. Introspectiva e exuberante, graciosa e perturbante, continua a provocar fascínio. Trata-se de uma das obras mais tocadas nos nossos dias, porventura a peça orquestral mais imponente do compositor, na qual coexistem os requintes do estilo barroco com o despojamento expressivo que se ia adivinhando com o aproximar do período romântico. Este programa também revela uma faceta menos conhecida de Wagner. A grandiosidade e a profunda erudição que associamos às suas óperas dão aqui lugar a uma… declaração de amor; prenda de aniversário oferecida a Cosima Liszt, com quem se casou. A meio, oportunidade ainda para conhecer melhor o mais importante compositor dinamarquês da primeira metade do século XX. O seu prestígio deve-se não somente às seis sinfonias que escreveu, mas também a três concertos extraordinários; como este interpretado por Nuno Inácio, primeiro flautista da OML, distinguido há dez anos precisamente no Concurso Internacional de Flauta Carl Nielsen. O programa será regido pelo consagrado maestro israelita Nir Kabaretti, actual director musical da Orquestra Sinfónica de Santa Bárbara, na Califórnia."


(informação recebida numa newsletter da Metropolitana)

segunda-feira, março 28, 2011

Só assim consigo ouvir falar um futebolista

O Homem vem aí...

"Passaredo"
Francis Hime e Chico Buarque

Ei, pintassilgo
Oi, pintaroxo
Melro, uirapuru
Ai, chega-e-vira
Engole-vento
Saíra, inhambu
Foge asa-branca
Vai, patativa
Tordo, tuju, tuim
Xô, tié-sangue
Xô, tié-fogo
Xô, rouxinol sem fim
Some, coleiro
Anda, trigueiro
Te esconde colibri
Voa, macuco
Voa, viúva
Utiariti
Bico calado
Toma cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí

Ei, quero-quero
Oi, tico-tico
Anum, pardal, chapim
Xô, cotovia
Xô, ave-fria
Xô, pescador-martim
Some, rolinha
Anda, andorinha
Te esconde, bem-te-vi
Voa, bicudo
Voa, sanhaço
Vai, juriti
Bico calado
Muito cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí



Vozes fenomenais!

domingo, março 27, 2011

Fantástico

Adoraria poder aderir a este projecto, como consumidora ;)

Mas depois de ver este vídeo, até como produtora! Chegar ao fim do dia cansada, mas liberta de arrelias com alunos, legislações, papéis, burocracias... Infelizmente, cada vez mais me sinto pouco realizada no ensino. Feliz e em sintonia com a natureza? Adoraria!

Teatro?! Nem pensem. Isto é maldade, mesmo!

Enquanto estes parvalhões não forem magistralmente castigados, o futebol continuará a piorar de qualidade dentro e fora dos relvados. E o número de vezes que os autocarros serão apedrejados aumentará. Sei disto e não sou vidente!


Ainda vai havendo boas notícias


25.03.2011


A Marinha Grande estreia domingo o Ciclo de Concertos Primavera Erudita, com um concerto de Ricardo de Morais Martins na Galeria Municipal da Marinha Grande. O Ciclo de Concertos “Primavera Erudita – ESML na Marinha Grande” nasce de uma parceria entre a autarquia e Ricardo de Morais Martins, finalista da Licenciatura em Música, na vertente de Guitarra Clássica, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

O projecto consiste na realização de um ciclo de concertos de música erudita na Marinha Grande, cujo objectivo é proporcionar à população da cidade e região um evento de grande importância cultural mas acessível, não esquecendo o que ele irá proporcionar a todo o público.

“Existe uma lacuna neste tipo de iniciativas no que respeita à Musica Erudita na nossa cidade, porque basicamente não há concertos desta natureza. Tomei então a iniciativa de pensar em levar algo tão puro e genuíno à minha cidade, e organizar um evento dividido em diferentes concertos e em diferentes espaços na Capital do Vidro”, refere Ricardo de Morais Martins.

O ciclo arranca na Galeria Municipal da Marinha Grande, situada no Edifício dos Arcos, no Jardim Stephens, com um concerto de cordas, protagonizado pelo próprio Ricardo de Morais Martins. O espectáculo começa às 15h30 e a entrada é livre.

sábado, março 26, 2011

Qualquer dia ponderarei usar estas novas pedagogias...

Desilusões...

Quinta-feira fui a Lisboa. Uma consulta logo de manhã cedo na sexta assim o obrigou. Aproveitei e fui a um concerto à Gulbenkian; afinal poderia ouvir ao vivo o famoso violinista Pinchas Zukerman. Famoso até pode ser, mas deixou-me um amargo na boca.

O problema da carreira musical é que exige de cada instrumentista uma vida de trabalho, esforço, estudo... Não ouvi nada disso na Gulbenkian. Nem como violinista e, muito menos, como maestro. Uma pena!

Tudo é política...


domingo, março 13, 2011

Tsunamis...

Apesar de, para muitos, ainda parecer vir longe, já aí está a onda do fim de período: o jornal da escola já se elabora, a gravação do DVD musical do Agrupamento prepara-se rapidamente envolvendo-se toda a comunidade escolar, os concursos de Educação Musical estão em andamento, os concertos com os coros já começaram... E ainda nem penso nas avaliações!!
.
Mas tenho sempre um tempinho para me manifestar contra todas as maldades que têm vindo a ser impostas aos professores e aos alunos!! Por uma Educação de Qualidade.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

The food of love









"If music be the food of love" de Henry Purcell.

(Que saudades do Coro Misto do CRCB, dirigido pelo maestro José Carlos Oliveira...)

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Mas e a criatividade?!

Sinceramente, estou ficando completamente desanimada com o rumo que as novas gerações estão a seguir. Já não há espaço para a criatividade, a descoberta, a partilha entre amigos próximos.
Há filmes/desenhos animados que ensinam tudo; assim, sem qualquer esforço por parte das crianças.
É tão bom deixar que a vida nos traga novidades... :(

O vídeo está a ser transmitido nas escolas, inserido no programa de educação sexual infantil.

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Contribuindo para um mundo melhor...



Tendo estado tanto tempo sem aqui vir, este é um excelente recomeço. Este vídeo foi-me enviada por email por um amigo que, tal como eu, gosta de partilhar coisas boas :D

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Entristece-me.

A paz e o sossego do Interior começam a ser características em vias de extinção. Castelo Branco cada vez mais parecida com a capital do país; para o bom e para o mau :(
Anda um grupo de pessoas empenhada em construir uma escola de qualidade, onde coabitem a educação, a cultura e o respeito pelo próximo e, num instante, um jovem pode deitar tudo a perder. Que coisa!!!!!

domingo, janeiro 09, 2011

Decisões pouco coerentes...

Quando o dinheiro da DREC é gasto assim, é natural que não sobeje para as necessidades do dia-a-dia das escolas. É preciso ser-se mau enquanto pessoa, para se chegar a este ponto... Infelizmente, já não me surpreende e garanto que esta sensação é muito má :(

terça-feira, janeiro 04, 2011

Uma forma diferente de mostrar o nosso amor

Numa reunião de pais numa escola da periferia, a professora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos e pedia-lhes que se fizessem presentes o máximo de tempo possível... Considerava que, embora a maioria dos pais e mães trabalhasse fora, deveria arranjar tempo para se dedicar às crianças.
.
Mas a professora ficou muito surpreendida quando um pai se levantou e explicou humildemente, que não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana, porque quando ele saía para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava a dormir. Quando voltava do trabalho já era muito tarde e o filho já não estava acordado.
.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava compensá-lo indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. E para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
.
A professora emocionou-se com aquela história e ficou surpreendida quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
.
O facto faz-nos reflectir sobre as muitas maneiras de as pessoas se fazerem presentes, de comunicarem com os outros. Aquele pai encontrou a sua, que era simples mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia, através do nó, o que o pai estava a dizer.
.
Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais do que presentes ou a presença indiferente de outros pais. É por essa razão que um beijo cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro... É importante que nos preocupemos com os outros, mas é também importante que os outros o saibam e que o sintam. As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem reconhecer um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó num lençol...
.
(mensagem recebida por email)

domingo, janeiro 02, 2011

Felicidade

Imaginem um rapaz correndo de mota numa estrada secundária. O vento bate-lhe no rosto. O rapaz fecha os olhos e abre os braços, como nos filmes, sentindo-se vivo e em plena comunhão com o universo. Não vê o camião irromper do cruzamento. Morre feliz. A felicidade é quase sempre uma irresponsabilidade. Somos felizes durante os breves instantes em que fechamos os olhos.
(in: O Vendedor de Passados de José Eduardo Agualusa)