sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Dream service

Em caso de necessidade, haverá sempre quem nos dê uma "mãozinha" :)

Cuidado com a poluição sonora

Hoje, nas notícias da TSF, ouvi falar sobre um estudo recente onde se pode ler que morrem anualmente 50.000 europeus vítimas de ataques cardíacos provocados pelo ruído. Referiram-se, ainda, à relação directa do ruídos e da hiperactividade nas crianças e jovens.
É incrível como já há tanto tempo se fala sobre a gravidade da poluição sonora mas, uma vez que é algo que se não vê, tem sido sistematicamente ignorada. Pode ser que agora o assunto passe a ser olhado com outros olhos!

Vou tentar encontar este estudo. Merece um olhar atento...

Os prémios inebriam...

O Fantasia recebeu mais um prémio! É uma honra para mim receber este mimo do blogue art&manha . Muito obrigada!

Claro que é também a todos vós que devo agradecer: o Fantasia tem vindo a crescer, porque tem sido diariamente acarinhado por vários amigos :) Um bem-haja a todos!

Um pouco de vaidade :-)

Todos os anos, a Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) selecciona os melhores alunos dos vários cursos leccionados na escola e atribui-lhes, em cerimónia oficial, um troféu.

Este ano (relativo ao ano lectivo de 2006/2007), o prémio de melhor aluno do curso de Formação Musical coube-me a mim :D Estou muito, muito feliz. Como imaginam, é bastante complicado conciliar os papéis de professora e de aluna. Mas também é verdade que o faço com um prazer imenso e isso nota-se na qualidade do trabalho que apresento. É tão bom aprender!

Os melhores alunos dos cursos de Música/Instrumento (Luís Machado), Design de Moda e Têxtil, Design de Interiores e Equipamento, Artes da Imagem, Música/Produção Musical e Música/Formação Musical (Armanda Patrício). (Peço desculpa aos restantes colegas, mas não sei os seus nomes)

A minha filha mais velha mimou-me e fez-me companhia ao jantar, no restaurante da República.

E, no final, um jornalista da rádio Condestável de Cernache do Bonjardim fez questão de me entrevistar. Parece-me que foi a parte mais difícil da noite :) O troféu foi desenhado por um docente da ESART. É interessante, não acham?

Vigília ontem, em Castelo Branco




quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Ana Benavente critica destruição da escola pública

«A socialista Ana Benavente, antiga secretária de Estado da Educação, critica a actuação da ministra Maria de Lurdes Rodrigues e considera que a escola pública está a ser destruída. A mulher que nos anos 90 e durante mais de meia década deu a cara pelas políticas socialistas da Educação defende que a ministra da tutela não tem condições para continuar no cargo. “Desde o início que nunca houve, da parte desta equipa ministerial, um diálogo construtivo. Acho que este modo muito autoritário e muito seco que a ministra tem adoptado não tem condições, porque não se pode governar contra as pessoas”, refere Ana Benavente à Renascença. A antiga governante considera ainda que as medidas em curso estão a destruir a escola pública, pois “o professor deixa de ser responsável por trabalhar em equipa” e passa a ser avaliado individualmente”. “A meio ou no final da sua carreira, tem alguém mais novo, e por vezes com menos formação, a assistir às suas aulas, com umas grelhas complicadíssimas, em que é melhor classificado se tiver mais alunos a transitar no final do ano”, critica, frisando que este método empurra os professores para uma classificação positiva dos alunos, mesmo “sem terem os conhecimentos e as competências necessários”.»
daqui
(ver sons relacionados, à direita no site)

Os portugueses e a questão das Escolas

Já não é a primeira vez que 2 ou 3 dias após o início das férias de Verão, oiço mães queixarem-se que já não suportam os filhos em casa. Que desesperam com os filhos... que assim não dá... que lhes falta paciência para os aturar... Pois, não se lembram é que nós professores temos que conseguir não só estar com vinte e tal de uma só vez mas também, e simultaneamente, conseguir transmitir-lhes conhecimentos e ajudá-los a desenvolverem competências básicas na nossa área. Ah!... E reforçá-los positivamente, ouvi-los nas alturas em que precisam de apoio, socorrê-los em situação de doença, afagá-los quando se sentem "em baixo". Enfim, tudo aquilo que os pais não fazem porque não estão tempo suficiente com os filhos. (Pelos vistos, daqui a uns tempos estarão menos ainda...)
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No entanto, e apesar de numa sondagem realizada pela Gallup para o Fórum Económico Mundial se poder ler que os professores merecem a confiança de 42% dos portugueses, nas notícias e nos fóruns de discussão da TV, parece haver muito poucos portugueses que, não sendo professores, apoiam a nossa posição :(
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Incongruências!...

Por cá, houve vigília.

Acabadinha de chegar da vigília dos professores, aqui em Castelo Branco: mais de 1500 professores em luta!
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Depois de uma manhã de aulas, de uma acção de formação sobre quadros interactivos, de uma reunião de Departamento... Só mesmo uma manifestação destas, para me fazer sair de casa cheia de energia.
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Estou a chegar a um ponto de cansaço, cansaço... Quero paz! Quero estabilidade emocional para estar com os meus alunos, para lhes dar a atenção que merecem. Quero ouvir e fazer música, com eles e sem eles. Quero não ter medo de ouvir as notícias do dia (todos os dias há notícias horríveis relativamente aos professores). Ainda hoje ouvi um qualquer zumzum sobre o facto de não sermos já funcionários públicos, estamos unicamente a cumprir uma função pública. Será que ouvi bem? Que implicações daí advirão? :(

terça-feira, fevereiro 26, 2008

A felicidade de se ser pai e mãe

Vinha agora a caminho de casa, quando ouvi parte de "Os dias do avesso", programa radiofónico do psicólogo Eduardo Sá e a jornalista Isabel Stilwell. Comentavam o facto de num estudo feito recentemente, ser possível observar que 60% dos casais portugueses não têm nenhum filho.

Este é um número assustador!!!

Será as novas contribuições que o estado se propõe fazer em matéria de subsídios (?!) chegarão para ultrapassar esta barreira? Uns trocos na altura da gravidez chegarão? Bom, e que tal pensarmos que, a nível de impostos, a situação é melhor para os casais divorciados? (Eduardo Sá e Isabel Stilwell brincaram, dando-nos a imaginar um casal divorciado e com 8 filhos cada um para poder ter um apoio do estado credível).

Tristes os casais que, desejando-o, não têm possibilidade de ter filhos. Que felicidade a minha e a do meu marido, que temos duas filhas maravilhosas...

De facto, o oboé é um instrumento divinal!

O professor de oboé (Bruno Ferreira) da minha filha mais nova encontrou as 6 Metamorphoses after Ovid de Benjamin Britten, no youtube, interpretadas pelo oboísta Nicholas Daniel. Claro que já as conhecemos cá por casa, mas só em versão audio :)

Adorei poder "ouvê-las", assim... Espectaculares!
Escolhi esta (Pan), por ser aquela que a minha filha anda a estudar. É de uma beleza especial. Por acaso, não sei de quem partiu a escolha, se dela se do professor, mas é uma das mais bonitas...

Espectacular!!!!!

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Só tenho pena que as imagens e o som não sejam de melhor qualidade, porque o texto é giríssimo!

Historia de Portugal em 7 minutos e 17 segundos
daqui

Reconhecem os pianistas pelas suas mãos?

Não consigo resistir a publicitar aqui um quiz apresentado no blogue da classe de piano do Conservatório de Setúbal. Uma proposta de trabalho a que, com muita pena minha, não consigo dar resposta: não tenho conhecimentos para isso :) Mas reconheço que me sinto tentada a ir aprender, para poder participar (eheheh)! Reconhecem os pianistas pelas suas mãos? Ora espreitem lá...

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Não querem entrar na brincadeira?

A minha querida sobrinha Filipa sugeriu-me este link: http://www.monopolyworldvote.com/

Se, tal como eu, não o conhecem, fiquem a saber que o conhecido jogo do Monopólio está a lançar uma edição Mundial e, para o efeito, tem uma votação on line para eleger as grandes cidades do mundo. As 22 cidades mais votadas vão constar do tabuleiro desta nova edição mundial.

Que tal registarem-se e votarem por LISBOA?

É simples, fácil e rápido. Só aceitam um voto por dia e só faltam seis dias para terminar a votação. Vá lá!... Ainda está aí? :)

Gostam de fotografia? Descubram...


Folefest já começou!

Sou uma marota! Então o FOLEFEST começa e eu nada anuncio? Bem... Tenho andado um pouco desorientada com muito trabalho a tentar colocar por em prática leis que depois são suspensas... Ahrrr!... (Estes professores não têm mais nada para fazer!)

Adiante!

Não divulguei, mas lá estive. E gostei imenso: um concerto comentado por um dos músicos espanhóis - IÑAKI ALBERDI e IÑIGO AIZPIOLEA (quase didáctico, como confessou), apresentando obras deliciosas (duas de compositores ainda vivos), miminhos na hora do intervalo (bolinhos oferecidos pela organização) e muito boa gente assistindo naquela que é a sala de eleição do Festival: a sala de música do Governo Civil.

Hoje quero mais!

Vou ouvir Alexander Sevastian (acordeão solo - Canadá), vencedor da COUPE MONDIALE 2007, na mesma sala, à mesma hora (21.30H). Também querem vir? :)

Artista sofre!...


daqui

Publicidade ao leite magro. Impecável!

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Uma experiência de arrepiar

Ai, desculpem... de gelar!
daqui

Sei que tem explicação matemática, mas...

... não me deixa de surpreender :)

Mind boggling

Após um AVC, a Música permite uma recuperação mais rápida e eficaz

«Uma pesquisa realizada por médicos finlandeses demostrou que ouvir música auxilia a recuperação de pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral. Divulgada em artigo publicado nesta quarta-feira (20) na versão na versão online da revista especializada "Brain", traz uma nova abordagem, complementar aos tratamentos convencionais.»


Solicitação de um novo estudo, feito por especialistas do ensino artístico

Jornal Expresso
19:05 Terça-feira, 19 de Fev de 2008

«...Carlos Alves relembra ainda que "esta reforma do ensino artístico não é de fácil compreensão para o cidadão comum", que não domina termos como "regime integrado, articulado ou supletivo" e que por isso é fácil transmitir ideias erradas. Por exemplo, a ideia veiculada pela Ministra da Educação de que o ensino artístico actual é "elitista" não é corroborado por Carlos Alves, que lembra que "estas 100 escolas pelo país estão abertas a todo o tipo de alunos". Contactado pelo Expresso, o Ministério da Educação não deu resposta até agora.»

De pequenino se aprende a tocar violino

A MÚSICA, DE PEQUENINO...

Vasco Graça Moura
escritor
20.Fev.2008
DN online

É importante que haja nas escolas uma abordagem da música mais geral, mais completa e mais profunda do que a das inócuas aulas de canto coral que havia no meu tempo. Essa actividade deverá reconduzir alguma formação ministrada na área musical à preocupação de proporcionar o acesso às grandes formas de expressão artística, sem as quais não há educação digna desse nome e se continuará a produzir uma geração de analfabetos culturais com consequências terríveis no futuro. Algumas dessas consequências nefastas já estão à vista no dia-a-dia, como a deficientíssima utilização da língua portuguesa ou a praticamente inexistente relação das gerações mais jovens com a herança cultural e os bens e valores da cultura.
Mas nada disso implica que se dê uma machadada no ensino musical especializado. É inadmissível que se extinga o ensino especializado ministrado pelos conservatórios de música e que torna possível às crianças uma articulação da aprendizagem musical com o ensino genérico que elas são obrigadas a seguir.
As personalidades ligadas ao sector têm defendido pontos de vista sustentados na experiência, na realidade sociológica e nas especificidades do ensino musical. Não é pelas chamadas "actividades de enriquecimento curricular" que tal objectivo pode ser alcançado. Nelas, a música pode ter tanto cabimento como, por exemplo, o xadrez, que continua ausente da maioria das nossas escolas e poderia ser um importantíssimo instrumento de formação e disciplina do raciocínio. Mas um enriquecimento curricular não é, nem pode ser, a mesma coisa que uma formação especializada, ao alcance das famílias no tocante a custos, e que tem, necessariamente, de ser ministrada desde muito cedo.
O ensino da música "a sério" deve começar na infância, em estabelecimentos de ensino vocacionados para essa tarefa, sem prejuízo da frequência dos graus correspondentes do ensino básico. Não se deveria mexer no que, a despeito de todas as dificuldades, vai funcionando contra ventos e marés. A não ser que seja para dotar esse ensino de melhores condições, não para amputá-lo de uma função e de uma vocação essenciais.
Se o projecto ministerial visa acabar com o ensino de frequência supletivo, prejudicará a possibilidade de combinação do ensino especializado com o ensino geral. Não se afiguram claros os objectivos da ministra quando fala em protocolos entre as escolas especializadas e as do ensino básico em geral. Se é assim, porque é que os conservatórios não hão-de prosseguir normalmente a sua actividade?
As crianças dos seis aos nove anos que frequentam o ensino especializado, pela lógica da reforma projectada, arriscam-se a ser mergulhadas numa geral confusão que impedirá cada uma delas de se dedicar ao instrumento para que tem vocação e de ter real aproveitamento nessa aprendizagem.
As modalidades agora chamadas de formação integrada não auguram nada de bom, mesmo que só sejam implantadas gradualmente. Por muito que se invoque o insucesso escolar num dos termos do binómio (o ensino básico), o remédio não pode consistir em se acabar com o outro. Lembremos à ministra que há duas verdades que não se excluem e não podem ser confundidas.
A primeira é a de que Portugal precisa de mais pessoas que saibam apreciar e compreender a música e, nessa vertente, o enriquecimento curricular, mesmo que oneroso para o Estado, tem toda a razão de ser, quanto à música e quanto às outras artes.
A segunda é a de que Portugal precisa de mais músicos com sólida formação e, nesse aspecto, acabar com as actuais possibilidades de combinação do ensino especializado com o ensino genérico é um grave atentado contra esse objectivo. De pequenino se aprende a tocar violino.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Ensino Artístico Especializado

Não quero, de forma alguma, utilizar o meu blogue para fazer política. Este é um blogue sobre arte, música e pequenos prazeres, tão somente. No entanto, estes dois vídeos, indicados pelo Tiago num dos seus comentários, são demasiado importantes para não serem mostrados.

Viva o ensino artístico especializado!



Esqueci-me do aniversário! Como é que é possível!!!!

Vejam só como é que eu ando: ontem o Fantasia Musical fez anos e nem me lembrei!... Nem um bolinho... uma velinha... Oh! Que tristeza!
(Eh, eh, eh... ainda não preciso destas artimanhas, pois foi só um anito!)
Claro que não posso deixar de agradecer a todos vós, que me têm mimado. É um prazer vir até aqui no final de cada dia e sentir-vos próximos, neste meu cantinho que procuro manter aconchegado :)

domingo, fevereiro 17, 2008

Acordai!

Acordai,
homens que dormis
a embalar a dor
dos silêncios vis!
Vinde, no clamor
das almas viris,
arranacar a dor
que dorme na raiz!
Acordai,
raios e tufões
que dormis no ar
e nas multidões!
Vinde incendiar
de astros e canções
as pedras e o mar
o mundo e os corações!
Acordai!
Acendei,
de almas e de sóis,
este mar sem cais
nem luz de faróis!
E acordai depois
das lutas finais,
os nossos heróis
que dormem nos covais.
Acordai!


Ai! Até a mim me dói...


Pode ler-se aqui que David Garrett (um dos mais conceituados jovens violinistas da actualidade) sofreu um acidente que é um pesadelo: no final de um concerto caiu em cima de um Stradivarius de valor incalculável.
O Stradivarius tem 290 anos e ficou de tal forma estragado que vai levar oito meses a ser reparado. O violinista terá de pagar mais de 80 mil euros pelo arranjo e, provavelmente, o precioso violino nunca mais soará da mesma forma.
Ui!...


Ainda o concerto em Alcains

Deixo-vos, também, a única gravação que tenho no momento, da orquestra de sopros. Tentarei arranjar mais...


sábado, fevereiro 16, 2008

Finalmente imagens do concerto de ontem

Pedi ao pai de um dos músicos da orquestra para tirar fotos durante o concerto. Infelizmente, esqueci-me de colocar o flash. (ohhh...) Assim, muitas fotos ficaram tremidas... Mas dá para ficarmos com uma recordação. E, por isso, ficamos-lhe muito agradecidos!

A abrir o concerto, a presidente do Agrupamento e a directora do Conservatório proferiram as palavras da praxe. :)
Os primeiros músicos em palco foram os quatro jovens alunos de percussão.

As orquestras de cordas e de sopros foram tocando alternadamente, tal como puderam observar no programa.


O concerto terminou com a Valsa das Flores, com as duas orquestras juntas.

Do que nos foi possível ouvir no final, o público gostou bastante do espectáculo. Fico feliz!

Matemática e Música

"Quero transmitir que é bom para um matemático saber música. Aliás é bom para todas as pessoas saber música e um bocadinho de matemática, ou pelo menos ter o pensamento estruturado."
Carlota Simões (professora de matemática da FCTUC com o Curso Geral de Piano do Conservatório de Coimbra)

O que nos diz Ramiro Marques

"Vou contar pela primeira vez um episódio que esteve na génese do processo de avaliação de desempenho dos professores. O secretário de estado, Valter Lemos, que eu conheço desde os tempos em que estudámos juntos na Boston University, já lá vão 24 anos, pediu-me para reunir com ele com o objectivo de o aconselhar nesta matéria. Tenho de confessar que fiquei admirado com o conhecimento profundo e rigoroso que Valter Lemos mostrou ter da estrutura e da organização do sistema educativo português. Enquanto estudante, habituara-me a ver em Valter Lemos um aluno brilhante e extremamente trabalhador, qualidades que mantém passados tantos anos. No início, fui um entusiasta da avaliação de desempenho dos professores pois considerava que manter o status quo era injusto para os professores mais dedicados e competentes. Nessa altura, eu encarava a avaliação dos professores como um factor de diferenciação que pudesse premiar os melhores e incentivar os menos competentes a melhorarem o seu desempenho. Fiz algumas reuniões de trabalho com a equipa técnica do ME e logo me apercebi de que a Ministra da Educação estava a engendrar um processo altamente burocrático, subjectivo, injusto e complexo de avaliação do desempenho que tinha como principal objectivo domesticar a classe e forçar a estagnação profissional de dois terços dos docentes. Ao fim de duas reuniões, abandonei o grupo de trabalho porque antecipava o desastre que estava a ser criado. Nas reuniões que eu tive com a equipa técnica do ME, defendi a criação de fichas simples, com itens objectivos, sem a obrigatoriedade da assistência a aulas, a não ser para os casos de professores com risco de terem um Irregular ou um Regular, e com um espaçamento de três anos entre cada avaliação. Hoje, passados três anos, considero que se perdeu uma oportunidade de ouro para criar uma avaliação de desempemho dos professores realmente objectiva, justa, simples e equilibrada. Em vez disso, criou-se um monstro que vai consumir milhões de horas de trabalho nas escolas e infernizar a vida de muitos professores, roubando-lhes a motivação e a energia para a relação pedagógica e a preparação das aulas."

Ensino em Portugal


"A ministra tem vindo a dizer que quer alargar a formação musical e inicial do primeiro ciclo, o que é uma coisa excelente, mas isso não pode significar fechar aquilo que é o ensino artístico especializado, os conservatórios" diz Ana Drago.
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"Regressei a casa, acendi a televisão e vi os pais dos alunos da escola de música do Conservatório de Lisboa a protestarem contra a ameaça de fecho do ensino supletivo da música nos Conservatórios. Esses pais sabem que é ali, no Conservatório, que se aprende música a sério. O ME faz bem em querer alargar o ensino da música nas escolas básicas, mas uma coisa não é impeditiva da outra. Estamos a falar de realidades completamente diferentes. O ensino da música nas escolas primárias nunca pode passar de um ligeira iniciação do tipo "eu vi um sapo!". O ensino da música nos Conservatórios é uma coisa séria e demasiado importante para ser destruída. É nos Conservatórios que se alimentam as grandes vocações musicais. Por avor, não destruam mais uma coisa boa! Párem de fazer asneiras!" diz Ramiro Marques.

Mimos pela manhã


"Este Blog é de 5 Estrelas" e "Make my Day Award"
Nada melhor, para começar o dia, que receber prémios! Obrigada, Képia.
Hoje acordei "toda partida" resultado do dia stessante de ontem. Mas, chegar aqui e ter dois miminhos logo pela manhã!... Uau!...
(Mais tarde pensarei a quem os reencaminhar...)

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Como vai encerrar o concerto?

Nada melhor do que uma valsa... mais ou menos assim: (eh, eh, eh...)

Brincadeiras

I got rhythm


O filme já está um pouco velho, mas vale a pena ver :)

Ahhh!... Esta é uma das obras que poderão ouvir logo à noite, no concerto em Alcains. Claro que, numa versão para orquestra de cordas :)

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Humor negro

Hoje li no Correio da Manhã (e confirmei na educação do meu umbigo) que o governo pretende continuar a sua missão no ensino. Parece que, desta vez, vai empobrecer o 2º ciclo (diminuindo o nº de disciplinas do currículo) para logo o enriquecer (adicionando mais AEC's).
Se não fosse tão dramático, até seria cómico!
Adenda: Depois de ler o comentário da képia, resolvi aqui colocar este link.

Trazido do Raim's blog

Convite :)

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Últimos preparativos para o concerto

Quero agradecer à Banda da Covilhã e ao Diz que não gosta de música clássica? a divulgação do concerto que estou a organizar em Alcains. Que surpresa agradável :)

Preciso de vos dizer que há algumas alterações ao programa do concerto. Afinal, vamos tocar mais algumas obras: "Spanish Dance" de M. Moszkowski (orquestra de sopros) e "Canção"- "Album de Folhas" - "Canção" de E. Grieg (orquestra de cordas). Decisões do maestro ;)
Também o baterista não será o meu colega e amigo Rui Nunes (por questões profissionais), mas sim o aluno da EPABI Rodolfo Freitas, se bem que esta informação ainda não é completamente segura. (Espero que não tenhamos falta de baterista) Os programas estão feitos e a ser fotocopiados...

Ufa!...Parece que, finalmente, tenho tudo pronto.

António Oliveira e Silva


"O espólio do músico e pedagogo António de Oliveira e Silva, constituído por 136 volumes e 95 partituras, será doado segunda-feira à Biblioteca Nacional" (Expresso, Lusa)

Foi já há 3 anos que faleceu o meu antigo professor Oliveira e Silva. Lembro-me sempre dele, de cada vez que vejo a sua filha Joana Latino, na SIC. Como esta é colega da minha irmã, ao longo dos anos (mesmo depois de adulta), muitas vezes fui sabendo notícias dele, através dela.

Do espólio agora doado à Biblioteca Nacional, destaco uma "partitura manuscrita (cópia do século XVIII) da cantata La Danza (texto do poeta e libretista Metastasio), do compositor italiano radicado em Portugal David Perez (1711-1778)".

Um amante da música! Um amante da música antiga, sem dúvida! Um amigo...

Não sabes o que fazer com o teu contrabaixo velho?

Há quem o utilize para fins impensáveis :)

Engulo em seco quando leio...

... no PortugalDiário que um trabalhador-sindicalista foi condenado a 75 dias de prisão, por causa de uma manifestação espontânea em 2005, considerada ilegal pelo Tribunal de Oeiras. Esta é a primeira sentença deste género, desde 1974.
Segundo leio no artigo, nunca foi notificado e foi chamado a tribunal na véspera. Sem saber do que se tratava, foi surpreendido já no Tribunal de Oeiras, quando soube que iria ser presente a julgamento. Não sabendo do que se tratava, não se preparou para tal. Assim, não tinha testemunhas de defesa nem advogado contratado (o caso ficou entregue a um advogado oficioso), acabando por ser condenado.
Há aqui qualquer coisa muito estranha!...

"Devagar, porque temos pressa!"

O ministério da educação não concorda com este meu lema. É pena, pois tem resultado em pleno. As pressas, normalmente, trazem percalços que nos obrigam a travar ou mesmo a parar constantemente, fazendo-nos perder o tempo e o bom humor...

domingo, fevereiro 10, 2008

Devem ter sentido a minha falta, este fim de semana :)

É que fui até ao Alentejo! Depois falarei das coisas boas que vi e comi (e bebi, eh, eh, eh).
No entanto, este momento dedico-o ao ensino artístico especializado. Acabo de ouvir no jornal da noite da TVI que o PSD pretende ouvir a ministra da educação no parlamento. Já antevejo o que dirá: resmas de disparates e números falaciosos que ficam muito bem nas estatísticas, com certeza!
E leio no do cerro da cardosa que hoje o jornal Público dedicou uma boa parte da primeira página a este tema. Já não era sem tempo! Haja outros jornais que lhe sigam as pegadas...

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Concerto em Alcains, pelo Conservatório Regional de Castelo Branco

(aqui em concerto no Centro Cultural de Belém e com o reforço de alguns alunos da ESART)
O grupo de Educação Musical do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains (ou seja: eu :D) está a organizar um concerto em Alcains. Será no próximo dia 15 de Fevereiro, pelas 21.30H, no auditório do Centro Cultural de Alcains. Contamos com a ajuda da empresa municipal Albigec e da Junta de Freguesia de Alcains.

PROGRAMA

Maestro: Paulo Videira
Piano: João Paulo Cunha
Bateria: Rui Nunes

Yes, Open the Door (para Quarteto de Caixas de Rufo) - Gérard Berlioz
Rock Trap (para Quarteto de Percussão Corporal) - William Schinstine

Orquestra de Sopros:(constituída pelos alunos dos Cursos de Clarinete, Flauta Transversal, Oboé, Saxofone e Trompete)

"La Fille aux cheveux de Lin" - Claude Debussy (1862-1918) // arr. Paulo Videira

"Le petit nègre" - Claude Debussy (1862-1918)

Orquestra de Cordas: (constituída pelos alunos dos Cursos de Violino e Violoncelo do Conservatório Regional de Castelo Branco e Instrumentistas Amigos do CRCB)

"Stone Mountain Stomp" - Carl Strommen

"Smoky Mountain Hoedown" - Carl Strommen

Orquestra de Sopros:

"Rag Time" - Scott Joplin (1867-1917)

"Liberty Bell" - John Philip Sousa (1854-1932)

Orquestra de Cordas:

"You raise me up" - Rolf Lovland

"I got Rhythm" - George Gershwin (1898-1937)

Orquestra Sinfónica do CRCB:

"Valsa das Flores" - P. I. Tchaikovski (1840-1893)// arr. Paulo Videira

Para quem possa estar interessado, informo que poderão levantar os bilhetes nas secretarias das escolas do Agrupamento e, assistindo ao concerto, estarão a contribuir para a aquisição de materiais para a disciplina de Educação Musical.

Por acaso, estou ansiosa por este dia! É um prazer imenso poder tocar para os meus alunos. Uma coisa é ouvirem-me nas aulas, outra é verem-me em acção: exemplificando, na primeira pessoa, tudo aquilo que lhes peço quando se apresentam em público, numa audição.

Um livro encantador

No outro dia descobri este livro espectacular nas mãos do meu sobrinho João. Fiquei encantada com as cores, o realismo e a informação que continha. Um espanto, mesmo!

A causa da violência escolar

(Que má que eu sou!!)

Tão romântico!

Um webcedário espectacular!

O ideal de beleza feminino

Não admira que, tal como se pode ler no vídeo, o ideal de beleza actual esteja deturpado...

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Ensino Integrado?!

Segundo se lê no blogue da Banda da Covilhã:

"Desde o dia 1 de Fevereiro que as obras para a implementação do Colégio Internacional da Covilhã, que incluirá a EPABI, tiveram início com a remoção de terras e a aberturas dos futuros alicerces. De acordo com diário XXI (edição de 14 Dezembro de 2006) o colégio representa um investimento inicial de 10 milhões de euros, será construído um “um colégio privado que responde às necessidades educativas da Beira Interior”, diz a síntese do contrato. (...) “Prevê-se que esteja concluída dentro de um ano” e que entre em pleno funcionamento no início do ano lectivo 2008/09, adianta António Calvete. O Colégio Internacional da Covilhã vai estar preparada para receber 800 alunos, distribuídos por todos os níveis de ensino, desde a educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade. “Haverão 50 a 60 alunos por cada ano de escolaridade”, explica o presidente do grupo GPS. Características: Ocupando uma área de construção de cerca de 10 mil metros quadrados, o Colégio Internacional da Covilhã vai ser constituído por três blocos que irão albergar “entre 20 a 30 salas de aulas, dois auditórios e instalações desportivas”, descreve Paulo Pereira Coelho, do grupo GPS."

Eu sou, de facto, muito pessimista, mas estou a achar que há demasiado dinheiro envolvido... Só espero que esta não venha a ser a única escola com Ensino Integrado, da Beira Interior!!! SOCORRO! É que a Covilhã é muito longe de Castelo Branco, para ir lá todos os dias com a filha :(

Avaliação de professores

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Excerto de um texto da professora Fátima Inácio Gomes (Escola Secundária de Barcelos)

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Não li na altura, mas soube-me bem lê-lo agora...

Ana Benavente
Professora Universitária, militante do PS
PÚBLICO, 02.12.2007

"Será este o País que queremos?
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1. Não sou certamente a única socialista descontente com os tempos que vivemos e com o actual governo. Não pertenço a qualquer estrutura nacional e, na secção em que estou inscrita, não reconheço competência à sua presidência para aí debater, discutir, reflectir, apresentar propostas. Seria um mero ritual. Em política não há divórcios. Há afastamentos. Não me revejo neste partido calado e reverente que não tem, segundo os jornais, uma única pergunta a fazer ao secretário-geral na última comissão política. Uma parte dos seus actuais dirigentes são tão socialistas como qualquer neoliberal; outra parte outrora ocupada com o debate político e com a acção, ficou esmagada por mais de um milhão de votos nas últimas presidenciais e, sem saber que fazer com tal abundância, continuou na sua individualidade privilegiada. Outra parte, enfim, recebendo mais ou menos migalhas do poder, sente que ganhou uma maioria absoluta e considera, portanto, que só tem que ouvir os cidadãos (perdão, os eleitores ou os consumidores, como queiram) no final do mandato. Umas raríssimas vozes (raras, mesmo) vão ocasionando críticas ocasionais.
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2. Para resolver o défice das contas públicas teria sido necessário adoptar as políticas económicas e sociais e a atitude governativa fechada e arrogante que temos vivido? Teria sido necessário pôr os professores de joelhos num pelourinho? Impor um estatuto baseado apenas nos últimos sete anos de carreira? Foi o que aconteceu com os "titulares" e "não titulares", uma nova casta que ainda não tinha sido inventada até hoje. E premiar "o melhor" professor ou professora? Não é verdade que "ninguém é professor sozinho" e que são necessárias equipas de docentes coesas e competentes, com metas claras, com estratégias bem definidas para alcançar o sucesso (a saber, a aprendizagem efectiva dos alunos)? Teria sido necessário aumentar as diferenças entre ricos e pobres? Criar mais desemprego? Enviar a GNR contra grevistas no seu direito constitucional? Penalizar as pequenas reformas com impostos? Criar tanto desacerto na justiça? Confirmar aqueles velhos mitos de que "quem paga é sempre o mais pequeno"? Continuar a ser preciso "apanhar" uma consulta e, não, "marcar" uma consulta? Ouvir o senhor ministro das Finanças (os exemplos são tantos que é difícil escolher um, de um homem reservado, aliás) afirmar que "nós não entramos nesses jogos", sendo os tais "jogos" as negociações salariais e de condições de trabalho entre Governo e sindicatos. Um "jogo"? Pensava eu que era um mecanismo de regulação que fazia parte dos regimes democráticos.
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3. Na sua presidência europeia (são seis meses, não se esqueça), o senhor primeiro-ministro mostra-se eufórico e diz que somos um país feliz. Será? Será que vivemos a Europa como um assunto para especialistas europeus ou como uma questão que nos diz respeito a todos? Que sabemos nós desta presidência? Que se fazem muitas reuniões, conferências e declarações, cujos vagos conteúdos escapam ao comum dos mortais. O que é afinal o Tratado de Lisboa? Como se estrutura o poder na Europa? Quais os centros de decisão? Que novas cidadanias? Porque nos continuamos a afastar dos recém-chegados e dos antigos membros da Europa? Porque ocupamos sempre (nas estatísticas de salários, de poder de compra, na qualidade das prestações dos serviços públicos, no pessimismo quanto ao futuro, etc., etc.) os piores lugares? Porque temos tantos milhares de portugueses a viver no limiar da pobreza? Que bom seria se o senhor primeiro-ministro pudesse explicar, com palavras simples, a importância do Tratado de Lisboa para o bem-estar individual e colectivo dos cidadãos portugueses, económica, social e civicamente.
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4. Quando os debates da Assembleia da República são traduzidos em termos futebolísticos, fico muito preocupada. A propósito do Orçamento do Estado para 2008, ouviu-se: "Quem ganha? Quem perde? que espectáculo!". "No primeiro debate perdi", dizia o actual líder do grupo parlamentar do PSD "mas no segundo ganhei" (mais ou menos assim). "Devolvam os bilhetes...", acrescentava outro líder, este de esquerda. E o país, onde fica? Que informação asseguram os deputados aos seus eleitores? De todos os partidos, aliás. Obrigada à TV Parlamento; só é pena ser tão maçadora. Órgão cujo presidente é eleito na Assembleia, o Conselho Nacional de Educação festeja 20 anos de existência. Criado como um órgão de participação crítica quanto às políticas educativas, os seus pareceres têm-se tornado cada vez mais raros. Para mim, que trabalho em educação, parece-me cada vez mais o palácio da bela adormecida (a bela é a participação democrática, claro). E que dizer do orçamento para a cultura, que se torna ainda menos relevante? É assim que se investe "nas pessoas" ou o PS já não considera que "as pessoas estão primeiro" ?
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5. Sinto-me num país tristonho e cabisbaixo, com o PS a substituir as políticas eventuais do PSD (que não sabe, por isso, para que lado se virar). Quanto mais circo, menos pão. Diante dos espectáculos oficiais bem orquestrados que a TV mostra, dos anúncios de um bem-estar sem fim que um dia virá (quanto sebastianismo!), apetece-me muitas vezes dizer: "Aqui há palhaços". E os palhaços somos nós. As únicas críticas sistemáticas às agressões quotidianas à liberdade de expressão são as do Gato Fedorento. Já agora, ficava tão bem a um governo do PS acabar com os abusos da EDP, empresa pública, que manda o "homem do alicate" cortar a luz se o cidadão se atrasa uns dias no seu pagamento, consumidor regular e cumpridor... Quando há avarias, nós cortamos-lhes o quê? Somos cidadãos castigados! O país cansa! Os partidos são necessários à democracia mas temos que ser mais exigentes. Movimentos cívicos...procuram-se (já há alguns, são precisos mais). As anedotas e brincadeiras com o "olhe que agora é perigoso criticar o primeiro-ministro" não me fazem rir. Pela liberdade muitos deram a vida. Pela liberdade muitos demos o nosso trabalho, a nossa vontade, o nosso entusiasmo. Com certeza somos muitos os que não gostamos de brincar com coisas tão sérias, sobretudo com um governo do Partido Socialista!"

Como é que é possível ter-me esquecido?!

Oh, stalker!! Só hoje, quando andava a observar a lista dos blogues especiais do Diz que não gosta de música clássica, é que reparei que ainda não tenho nos MEUS BLOGUES A DESCOBRIR os blogues do Primavera Musical e do Apsara... OOhps!!! Vou já a correr remediar esta situaçãoooooooooo......... Como é que é possível!!!!!!!!

Ainda bem que não se lembraram de incluir os professores

Já viram esta publicidade? Não?! Pois nem queiram!
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É incrível como hoje em dia se pode dizer tudo o que se queira em televisão! Digam-me que somos livres e, por isso, podemos fazer tudo... Não, meus caros, isso não é liberdade!
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Cada vez vejo menos televisão e, sinceramente, quando vejo, quase me assusto com a velocidade com que os disparates se sucedem...
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Numa publicidade da Markl, para "povoarem" um país chamado Parvónia, (com os seus parvos) "a empresa entendeu que devia vestir um dos parvónios de fato e gravata, outro de militar medalhado, uma de miss Parvónia e pasme-se um fardado de ESCUTEIRO. Ora isto constitui uma vergonha, um ultraje, uma calúnia à maior associação de jovens do país." Os escuteiros reagiram já!

Convocatória para o dia 11 de Fevereiro

Hoje no Anacruses: Segunda feira, dia 11 de Fevereiro, às 10 de manhã, junte-se ao Coro de Protestos do Conservatório Nacional.
Pretendem acabar com os conservatórios. (No anacruses fala-se só do conservatório nacional, mas o mal é geral!). O primeiro golpe é acabar com os Cursos de Iniciação - crianças dos 6 aos 9 anos de idade vão deixar de ter acesso às 6 horas semanais de instrumento, orquestra, formação musical, coro e expressão dramática hoje ministradas pelo Conservatório. O segundo golpe é matar o Ensino Articulado - adolescentes com talento musical já não poderão articular a formação artística de alto nível do Conservatório com a frequência das outras matérias da sua escola habitual. Quem quiser ser músico, a partir de agora, tem que decidir-se aos 10 anos de idade - sem poder voltar atrás. Por fim, o golpe de misericórida é dar cabo do Ensino Supletivo - o regime que tem formado, ao longo dos anos, a maior parte dos músicos portugueses. De Alfredo Keil a Pedro Abrunhosa, passando por centenas e centenas de outros.
Querem reduzir-nos ao silêncio.

Uma vez que no dia 11 de Fevereiro, o Conservatório será visitado pela comissão nomeada pelo Ministério para aplicar estes 3 golpes ao ensino da música (sorrateiramente), contamos consigo para recebê-los com música. E com muito barulho. Ahhhh! E divulguem!!!!!
Gostei tanto da ideia, que a divulgo aqui no Fantasia.

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Ensino Artístico gratuito?! Sim, sim...


Devem estar a brincar!
É certo que, actualmente, "recai sobre as famílias um elevado ónus relativamente à educação artística das crianças e dos jovens (...)", mas existe essa hipótese.
Querem democratizar o ensino artístico... É uma ideia linda, sim senhora! Mas, concerteza, não vão colocar Conservatórios Nacionais (gratuitos) com Ensino Integrado em todas as localidades. Como farão? Escolas de Música nos grandes centros populacionais, obrigando a quem é de longe, a pagar deslocações e suportar o cansaço físico? Hummm!!! Que grande poupança! Talvez para alguns!...

Mais uma orquestra original

Concerto "bem barulhento" à vista?

Numa mensagem anterior, critiquei o facto de a nova proposta de lei sobre o Ensino Especializado da Música não ser mais conhecida e divulgada. Não compreendo este silêncio e sei que não será benéfico para ninguém!
O meu amigo Stalker está de acordo comigo e propõe algo:
"há realmente uma barreira de desconhecimento lamentável e que se fundamenta em grande medida, na tirania da papelada na qual estão a afundar os professores e numa falta de um(a) pivot que desencadeie uma reacção forte e enérgica da parte dos interessados. Porque não, as escolas aqui da região (Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Belmonte e Guarda), não se juntam num concerto bem "barulhento", com discursos no início e, logo depois, com a música feita pelos seus alunos e professores?"
Que nos dizem a esta proposta?! Vamos continuar calados?!!!!!!

Licenciaturas com menos de 20 alunos

Presumo que as Licenciaturas de Música (mais especificamente de Instrumento) não estejam incluídas neste rol... É que é fácil de perceber que não há escolas superiores com 20 alunos de oboé ou fagote!...

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Há uns anitos atrás...

Com oito anos, experimentando um corne inglês no Estágio para Sopros organizado pela Banda da Amizade, em Aveiro.
Agora frequenta o 4º grau e pretende candidatar-se ao seu primeiro concurso nacional de sopros. Acreditam que o faria se não tivesse começado tão cedo?
Os anos do ensino preparatório são fundamentais para lhes assegurar uma base sólida para um curso exigente. Os nossos jovens necessitarão competir ao nível europeu (e não só!). Há que lhes garantir qualidade no ensino. Pensemos no futuro!!!
Defesa do Ensino Artístico em Portugal
Contra o Fim do Ensino Especializado da Música em Portugal
Assinem e divulguem...